Adobe mexe no mercado de eBooks: produção, distribuição e leitura

Adobe mexe no mercado de eBooks: produção, distribuição e leitura

Neste início de ano temos três novidades, da Adobe, para o mercado de publicações digitais em formato ePUB. Infelizmente nem todas muito favoráveis. Pra começar, uma boa notícia, o Design CC continua avançando e aprimorando sua capacidade de exportação para o formato ePUB;

O DRM – Digital Rights Management mais utilizado no mercado nacional foi atualizado. Amado por uns e odiado por outros o Adobe DRM agora promete um nível se segurança mais elevado;

Por fim, o leitor de ePUBs da Adobe, ADE – Adobe Digital Editions chega a sua terceira versão sem empolgar muito. Conheça mais detalhes de cada tópico abaixo.

1. Produção com InDesign CC

Novo painel hyperlinks

Tivemos uma pequena, mas muito bem vinda melhora no painel de hyperlinks. Com um novo visual que agora exibe a url do link direto no painel. Destaque para inclusão de um estilo de caractere próprio para hyperlink.

Visual mais organizado. Basta clicar sobre o círculo verde para visualizar o site.
Visual mais organizado. Basta clicar sobre o círculo verde para visualizar o site.

Melhor suporte aos estilos de parágrafo

Agora podemos manter os estilos aninhados (Nested Styles – estilos de caractere aplicados dentro do estilo de parágrafo) em nossos arquivos. Tanto para parágrafos, quanto capitulares mantendo-se a família da fonte aplicada na capitular.

nestedstyles
Painel do Drop Cap and Nested Styles ambos reconhecidos na exportação para ePUB

ade-styles
Exemplos de capitular personalizada e estilo aninhado aplicado no parágrafo. Estamos evoluindo…

Imagens intactas

Uma nova opção na aba Image do diálogo de exportação para ePUB me chamou à atenção. Podemos novamente (semelhante a versões anteriores do InDesign) exportar as imagens originais, sem aplicar qualquer tipo de otimização. Mantendo apenas a relação proporcional da imagem com a página do InDesign.

originalimage
Com essa opção temos o controle de como as imagens serão exportadas no formato ePUB

Maior controle nos objetos

Apesar de ainda exportar objetos (boxes, vinhetas, olhos) mantendo a largura em pixels, o inDesign melhorou a marcação desses objetos no HTML e no CSS, facilitando formatações pós-exportação, como a centralização.

Somente para ePUB 3.0

Alguns recursos (bem interessantes) ficaram restritos ao formato ePUB 3. Os itens tem pleno suporte no leitor iBooks, da Apple.

  • Estilos aninhados aplicados as linhas do parágrafo. Mantém o estilo sempre na linha do parágrafo mesmo com a alteração do corpo da fonte. Muito bom!
  • Preserva a aplicação e gradientes em estilos de parágrafos.
  • Suporte as pop-up notes. Prático recurso que otimiza a visualização das notas de rodapé. Utiliza a semântica existente no ePUB 3 – epub:type=”footnote” e epub:type=”noteref”, que funciona muito bem no leitor da Apple – iBooks
  • A norma do ePUB 3.0 prevê diferentes funcionalidade para o atributo epub:type. Infelizmente o suporte a esses recursos é praticamente nulo entre os leitores atuais.

 

2. Distribuição com DRM

Adobe-Content-Server5
Adobe anunciou a atualização do serviço Content Server, responsável pala aplicação e gerenciamento do principal DRM adotado pelas principais editoras e livrarias aqui no Brasil.

A promessa é oferecer um DRM mais robusto e seguro, através de uma solução de criptografia em múltiplas camadas. O discurso é muito bonito e sem dúvida vai chamar a atenção do mercado.

Mas cuidado com as entrelinhas… O que torna essa atualização preocupante é o fato que a nova versão do DRM não é compatível com o motores de leitura anteriores, ARMSDK – Adobe Reader Mobile SDK. A adoção desse DRM de forma precoce pode fragmentar ainda mais o mercado de distribuição e leitura dos eBooks.

3. Leitura com Adobe Digital Editions 3.0

Neste ponto foi pura decepção. Imaginei alguma melhora real no suporte ao CSS, como versaletes; centralização de objetos com margin: 0 auto; pop-up notes, quem sabe suporte a vídeo e áudio. Mas nada de relevante foi acrescido. Possivelmente a motivação maior foi a própria atualização do Adobe DRM que obrigou uma revisão na estrutura do leitor. Faça o download da nova e veja a breve lista de recursos do ADE 3.0.  

Aprenda os segredos da produção de eBooks com InDesign

Faça um treinamento especialmente direcionado para estudantes e profissionais sem conhecimento em HTML, o curso avança de forma didática utilizando uma apostila impressa passo-a-passo e vasto material de apoio. Material inclui tópicos e referências as recentes atualizações do InDesign CC – Curso presencial e online.

Visite nossa site e confira a agenda das próximas turmas!

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta