Apple News decepciona editores

O News, novo aplicativo da Apple, tem como objetivo centralizar notícias de interesse do usuário em um só lugar. Ele permite que os editores criem páginas que pareçam revistas interativas e isso atrai a atenção do leitor. Em um primeiro momento, apenas alguns países de língua inglesa tinham acesso ao app do iOS 9, mas um bug fez o app aparecer e desaparecer por alguns segundos possibilitando que alguns brasileiros o vissem de relance em seus dispositivos.

Mas nem tudo são flores. A característica que deveria ser um diferencial acabou decepcionando produtores de conteúdo. Um dos que mais manifestou este descontentamento foi Joe Ripp, CEO da Time Inc. (empresa responsável por mais de 90 publicações, incluindo a revista Time). O tráfego gerado a partir do aplicativo News é decepcionante, em relação às expectativas iniciais. Mesmo que a Apple tenha anunciado 40 milhões de usuários, as estatísticas ficam limitadas ao que a Apple fornece. Não há uma maneira dos editores saberem exatamente quantos leitores leram suas notícias, nem suas características particulares.

As reclamações não param por aí. Algumas falhas na interface também são alvo, como o fato de ser sugerido ao leitor a mesma notícia, publicada por veículos diferentes, o que se torna repetitivo e cansativo para o usuário. Uma das promessas era a curadoria humana das notícias, para que o leitor tivesse uma seleção especialmente feita para ele, o que não está acontecendo realmente. E o resultado atual é bem similar aos feeds RSS que sempre existiram.

Enquanto isso, o resto do mercado parece ter gostado da ideia da Apple e tenta melhorar o conceito. O Facebook, gigante do Mark Zuckerberg, tem experimentado formas de introduzir notícias nas publicações dos seus amigos, algo que promete ser mais eficiente, pois milhões de pessoas acessam a rede social diariamente sem precisar ficar abrindo um aplicativo especial somente para ler notícias, como no caso do Apple News.

Modificações para cá, modificações para lá. Alterações, novidades… Enfim, o Apple News ainda parece estar em desenvolvimento e talvez por isso ele esteja limitado a poucos países no momento. Agora nos resta esperar que o app se desenvolva totalmente para que possamos usufruir de todas as suas funcionalidades. Vamos acompanhar e aguardar…

COMPARTILHAR:
, ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta