colorimetria_

Colorimetria

Colorimetria

ColorimetriaCor Sintetizada
É aquela fabricada, criada pelo dispositivo final. OS espaços de cor RGB e CMY são modelos de cores sintetizadas, pois dependem do dispositivo que irá materializa a informação da cor, por exemplo: em RGB temos os monitores e televisores, já em CMYK todo tipo de impressora (laser, jato de tinta, entre outras).

Cor Absoluta
Parte de um modelo independente, onde o dispositivo de saída não é considerado. Tal modelo está reverenciado por estímulos físicos da luz, que compõe a sensação de cor em nossa visão, são eles: Tom, Saturação e Luminosidade de um tonalidade específica, diferente dos sistemas sintetizados que se utilizam de valores percentuais para determinar uma cor.

O que é Cor?

Cor de um objeto
Aspecto da aparência de um objeto distinto de forma, tamanho, posição, ou brilho que dependem da composição espectral da luz incidente, da refletância ou da transmitância do objeto, da resposta do observador, do iluminante, e da geometria óptica de visualização.

Cor percebida
Atributo de percepção visual que pode ser descrito por nomes de cores tais como branco, cinza, preto, amarelo, marrom, vermelho vivo, púrpura avermelhada, ou pela combinação destes nomes.

Cor psicofísica
Características de um estímulo de cor (isto é, a luz produzindo uma sensação de cor) denotada pela especificação colorimétrica com 3 valores, tais como valores tristimulos – Tom, Saturação e Luminosidade

O que é luminosidade, tonalidade e vivacidade?

Luminosidade (grau de claro ou escuro)
É o atributo da percepção visual onde uma área parece emitir mais ou menos luz.

Tonalidade
É o atributo da percepção visual onde uma cor é percebida como vermelho, amarela, verde azul, púrpura, etc. Os brancos, pretos e cinza puros não possuem tonalidade.

Vivacidade (saturação) 
É o atributo da percepção visual que indica o grau de pureza da cor e quanto maior o grau mais saturada ou vívida é a cor.

O que é Colorimetria?

É a ciência da medida de cores

O que é espectro de cores?

A luz consiste de energia que se propaga em comprimentos de onda. Os olhos são sensíveis a uma larga faixa de comprimentos de onda que vão aproximadamente de 350-750 nanômetros (bilionésima parte do metro).

O espectro visível representa apenas uma pequena fração do total do espectro eletromagnético. Dentro do espectro visível alguns comprimentos de onda produzem certas sensações visuais, os comprimentos de onda mais baixos são percebidos como violetas ou azuis, já os de valores mais elevados emitem uma tonalidade avermelhada.

O que é Metamerismo?

Situação onde duas amostras de cores parecem iguais sob uma condição de iluminação mas diferente sob outra. Duas amostras que se igualam condicionalmente são conhecidas como par metamérico.

O que é constância de cores?

Tendência geral das cores de um objeto permanecerem constantes quando a cor da fonte de iluminação é trocada. Não pode ser confundido com metamerismo, o qual para acontecer deve estar associado a pelo menos duas amostras de cores.

O que é um perfil ICC?

Arquivo que descreve as capacidades e limites de dispositivos que geram cor. ICC significa International Color Consortium – Consórcio Internacional de cores, no qual é formado por empresas líderes no setor de imagem digital. As especificações contidas num perfil ICC,descrevem como os dispositivos criam suas cores e são a base de um fluxo de trabalho baseado em gerenciamento de cores.

Quais informações possui um perfil de impressora (offset)?

As principais informações de um perfil ICC: Ganho de ponto, Substrato, Registro, Tintas, umidade, UCR, GCR, Resolução, Calibração, Ajuste das imagens,…


Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta