DRM: solução ou problema?

DRM: solução ou problema?

DRM: solução ou problema?

Você já comprou uma música em alguma loja online e ela tocou super bem em seu computador, mas você não conseguiu ouvi-la em seu celular e nem mesmo pode criar uma cópia do arquivo? Pois é, provavelmente, ela estava protegida com o Digital Right Management, mais conhecido como DRM, é um conjunto de tecnologias utilizado em conteúdos digitais para controlar a criação de cópias não autorizadas.

Grandes grupos editoriais se recusam a publicar seus ebooks sem DRM. A questão é que, em sua maioria, essas empresas são subsidiárias de imensos conglomerados de mídia e como tiveram péssimas experiências no passado com a pirataria de filmes, tv, músicas e etc, a estratégia de exigir o DRM em todos os lugares é motivada pelo medo da pirataria ebook.

O problema é que agora essa insistência em usar o DRM provou ser um erro terrível: em vez de reduzir a pirataria, ele tem bloqueado os clientes no “jardim murado” da Amazon e da Apple, que por sua vez aumentaram suas vendas sobre as editoras.
Isso não quer dizer que a Apple e a Amazon não eram a favor do DRM. É claro que eles eram! Eles tinham interesse de adotar medidas que impedissem a cópia do conteúdo tanto quanto os editores, desde que ajudasse a manter os consumidores trancados em suas respectivas plataformas.

Paremos para pensar um momento: imagine se seu ebook não fosse bloqueado por uma plataforma ou loja online específica, o que você faria com os ebooks comprados? Emprestaria para um amigo? Venderia para um conhecido? Pois é, assim é o comércio dos livros impressos, você é livre para comprar os livros em qualquer loja que desejar e, enquanto os editores tem acordos de exclusividade com certas editoras, eles não nos impedem de fazermos o que quisermos com o livro depois de tê-lo comprado.

As restrições para o processo de compra de ebooks é tão complicada e hostil que desanima qualquer amante de livros virtuais. Isso é sem dúvida um problema tão grande como o controle da Amazon sobre os preços, se não maior. Você já pensou qual seria o verdadeiro potencial do mercado de ebook se os editores não tivessem construído o DRM e dado as únicas chaves para desbloqueá-los para a Amazon e a Apple?

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta