Edição no Formato Raw

Edição no Formato Raw

A partir da versão CS, toda foto aberta no formato Raw, o aplicativo exibe uma janela de diálogo contento várias opções como ilustra a imagem abaixo – plug-in câmera Raw.

cameraraw

A seguir pontuamos alguns recursos contidos neste comando.

1 – Ferramentas

A – Lupa

auxilia o redimensionamento da imagem.

B – Mãozinha

Para movimentar a imagem dentro da janela.

C – Conta-gotas

Ajudar a neutralização da imagem, removendo possíveis infiltrações existentes. Havendo uma área na imagem que é sabidamente cinza médio (ou tendo um cartão cinza previamente colocado), basta clicar nesta área para obter o balanceamento do gris (cinza) na imagem.

D – Amostras de Conta-gotas

Permite a adição de até 4 pontos de referência na imagem.

E – Ferramenta de Corte

Aplica um corte na imagem. Agora seguindo uma proporção pré-determinada.

F – Ferramenta de Alinhamento

Corrige inclinações e aplica cortes em angulação.

G – Ferramenta de Rotação

Aplica uma rotação na imagem em sentido horário e anti-horário.

preview

H – Preview

Habilita e exibição das alterações realizadas

Shadows e Highlights

Exibe uma marcação na imagem – azul para as sombras e vermelho para as mínimas, para destacar pontos extremos na imagem, onde haverá perda de detalhes.

2 –  Tamanho da imagem em visualização

3 –  Controles de como a imagem será aberta pelo Photoshop, ao final da edição.

A – Space / Espaço.

Determina-se qual perfil do espaço RGB será utilizado. É recomendado que se use o mesmo perfil ajustado dentro de Color Settings, no campo RGB Setup.

B – Depth / Profundidade.

Apesar do Photoshop oferecer suporte a imagens com 16 bits / Canal. Salvo situações especiais, sugiro o uso de imagens em 8 bits / canal, que oferecem um tamanho final (bytes) mais razoável.

C – Size / Tamanho.

Como as imagens no formato Raw ainda se encontram “puras”, sem compressão ou codificação por parte de algum formato final (JPEG / TIF), o Photoshop permite definir a quantidade de pixels para finalizar a imagem. Por exemplo, uma imagem capturada com 2048 x 1362, haverá a possibilidade de abri-la com mais ou menos pixels, sempre mantendo a proporção original. Como qualquer processo de interpolação existe uma perda de qualidade, mas tal processo realizado via Câmera Raw, produz resultados bem superiores que uma interpolação realizada dentro do Photoshop.

Abaixo aparece o campo para a definição da resolução, que em nada altera a qualidade e o tamanho em pixels da imagem (já definido no campo anterior), mas a informação de resolução, aliada a quantidade de pixels é que irá definir o tamanho físico da imagem, em centímetros.

4 –  White Balance / Equilíbrio de brancos

Esse comando responde por um dos principais fundamentos do tratamento de imagens, o ajuste de branco. A partir desse ajuste é possível corrigir variações de iluminação, infiltrações e ambientação de uma forma mais consistente do que qualquer outro comando do Photoshop. O menu pop-up já traz uma série de controles pré-ajustados como: Daylight (luz do dia), Cloudy (nublado), Shade, Tungsten, Fluorescent, Flash, além de permitir ajustes personalizados pelo controles Temperature e Tint.

Um exemplo do uso desse recurso é o resultado de uma foto tirada sob uma luz não calibrada, caso ela ofereça uma aparência amarelada, o ajuste acontece colocando no menu White Balance, a opção “Tugsten”, que irá realizar uma correção bem satisfatória.

5 – Exposure / Exposição

Esta relacionado ao brilho da imagem, controlando os ajustes das áreas de mínima.
Na versão CS2 possui a opção de ajuste automatizado.

Shadows / Sombras

Trabalha similarmente à exposição, porém atua nas áreas de sombras.
Na versão CS2 possui a opção de ajuste automatizado.

Brightness / Brilho

Está relacionado às áreas de meia-tinta, onde controla a transição entre os tons claros e escuros. Na versão CS2 possui a opção de ajuste automatizado.

Como vemos esses três ajustes correspondem aos controles de contraste da imagem encontrados nas ferramentas de Levels (Níveis) e Curves (Curvas), atuando nas áreas de mínima (áreas claras) | meio-tom (área intermediária) | sombras (áreas escuras).

6 – Contraste e Saturação

Comandos que realizam ajustes mais práticos e rápidos, pois atuam nas duas referências básicas do tratamento de imagem.

Contraste

Trabalha nas áreas neutras da imagem, branco (mínima) – cinza (meio-tom) – preto (sombra). Na versão CS2 possui a opção de ajuste automatizado.

Saturação

Atua na intensidade das cores na imagem.

7 – Histograma

Representa a leitura da imagem e sua distribuição em pixels, sendo que a extremidade esquerda representa as áreas de sombra (máxima) e, a direita, as áreas de altas luzes (mínima). Cada canal da imagem é representado respectivamente por sua cor, quando qualquer um dos canais se expande para alguma das extremidades, significa que está havendo perda de detalhes, deste canal, seja na mínima ou na máxima. Mas se for uma coluna branca, quer dizer perda em todos os canais. O histograma sempre vai representar as alterações realizadas pelos comandos do câmera Raw.

8 – Controles de Detalhes

Tais ajustes visam minimizar as limitações da maioria dos equipamentos digitais, quanto ao nível de nitidez da imagem e a presença de ruídos (noise) nas capturas.

A – Sharpness (Nitidez)

Tem como objetivo melhorar o desenho e nitidez das imagens. Por default já vem aplicado com valor de 25 %, caso você prefira aplicar o sharpen via Photoshop, pelo filtros Unsharp Mask ou Smart Sharpen (CS2), pode habilitar dentro das preferências do câmera Raw, que o sharpen seja aplicado apenas no preview das imagens.
preferences

B – Luminance Smoothing (Suavização de Luminescência) & Color Noise Reduction

Ambos os comandos visão reduzir os ruídos que aparecem nas imagens devido a problemas de iluminação, conforme o ajuste de nitidez, suas atuações são muito sutis, sendo preciso estar com preview em 100% para obter uma melhor análise da imagem.

9 – Lentes

Desvio Cromático

Esse primeiro bloco do menu atua na correção de imperfeições resultantes da ótica das lentes (objetivas, grande angulares), pois lentes diferentes focam diferentes comprimentos de ondas de luz, especialmente em áreas de alto contraste, ocasionando desvio de tom em algumas partes da imagem.

Semelhante ao ajuste do Color Balance, cada setinha varia entre duas cores.

A primeira corrige a extensão do vermelho ao cyan e a segunda entre o azul violeta ao amarelo.

Vignetting Amount (Intensidade da vinheta)

Tal comando visa suavizar o efeito provocado por algumas lentes que tendem a escurecer as bordas da imagem, ou cria-lo de forma intencional. Levando a setinha para a direita clareamos a imagem a partir das bordas, indo para a esquerda escurecemos suas bordas. O último ajuste é o controle Vignetting midpoint (Centro da vinheta), quanto mais a esquerda mais forte será o efeito provocado, quanto mais a direita mais suave será a vinheta.
vignetting

10 – Curvas

Inserida na versão CS2, as curvas abrem um grande leque de possibilidades e tornam o plug-in câmera Raw uma ferramenta praticamente “completa” para realizar os ajustes principais no tratamento das imagens.

Já traz dois ajustes pré-configurados – médio contraste e alto contraste.

11 – Calibrar

Esse último grupo de controles permite aplicar um “ajuste fino” nas imagens. Funciona como um complemento ao ajuste de Lente, pois visa suavizar pequenos desvios de cor ou intensificar o tom em uma determinada área, como um céu, florestas, tom de carne e até mesmo, criar efeitos visuais. Um exemplo: caso sua imagem tenha as áreas de sombra entonadas para o verde, um ajuste no Shadow Tint (Tonalidade da Sombra) iria amenizar esse problema.

O ideal é experimentar e sentir por si mesmo os resultados obtidos.

Em Resumo, o plug-in câmera Raw é uma poderosa ferramenta para uma primeira abordagem na imagem, pois permite uma correção de infiltrações e ajustes cromáticos muito sutis, conseguindo resultados muito superiores em relação à edição direta pelo Photoshop, especialmente em relação a interpolação nas ampliações.

Participando como um intermediário entre a câmera digital e o Photoshop, onde possibilita diversos recursos que aumentam a qualidade e produtividade no trabalho com imagens, principalmente quando usado em conjunto com o utilitário Adobe Bridge.

bridget


Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta