indesign-cs6

InDesign CS6. Versão all-in-one

InDesign CS6. Versão all-in-one

InDesign CS6. Versão all-in-one

inddfullA cada versão o InDesign absorve recursos de outros aplicativos da Adobe. Com Illustrator o InDesign compartilha ferramentas básicas de desenho e pintura, com total integração entre os objetos criados em ambos os programas. O mesmo nível de integração temos com Acrobat/PDF, pois o InDesign compartilha dos mecanismos do Acrobat Distiller na geração de PDFs; O Photoshop veio logo na sequência pela inclusão da paleta de efeitos com suporte aos estilos de camada e modos de mistura; a partir do CS4 o InDesign entrou de vez no cenário das publicações digitais, com um pacote de recursos que deu o que falar – animação, butões, hyperlinks, exportação para flash e SWF, entre outros; e mais recentemente com as melhorias para produção de EPUBs e publicações para tablets pelo formato Folio. E a versão 6 já demonstra que a participação de recursos oriundos de outros softwares tende a aumentar, devido a maior integração com HTML5 (Dreamweaver) e controle dos objetos na página (Flash Catalyst).
InDesign CS6, o software All-In-One da Adobe.

Neste artigo faço uma breve apresentação dos principais recursos desta nova versão do InDesign. Divirtam-se!

A Adobe já iniciou o período de pre-release para alguns programas da sexta versão da Creative Suite e o InDesign está neste primeiro pacote. Protagonista do novo cenário de publicação digital, o finalizador e editor de layout preferido por grande parte dos designers gráficos, diagramadores e profissionais da área continua avançando em direção aos padrões da web – HMTL e CSS.

Nomes de guerra

indd6_athos

Quando se inicia o InDesign CS6 vemos uma tela de boas vindas com o nome Athos – trata-se do nome de guerra desta versão. A seguir, vejam a lista dos nomes utilizados desde o lançamento do InDesign:

  • Versão 1.0 –  K2
  • Versão 1.5 – Sherpa
  • Versão 2.0 – Annapurna
  • CS (versão 3.0) – Dragontail
  • CS2 (versão 4.0) – Firedrake
  • CS3 (versão 5.0) – Cobalt
  • CS4 (versão 6.0) – Basil
  • CS6 (versão 8.0) – Athos

Conheça mais da história do InDesign neste artigo – InDesign: 10 anos de excelência.

Digital Publishing

Como não poderia ser diferente, os recursos para otimização das publicações digitais são o ponto forte desta versão. Logo de inicio nota-se algo de novo, através do painel New Document que agora inclui a opção Digital publishing – com os formatos para iPad, iPhone, Fire/Nook e Xoom.

indd6_doc1

Com esta diversidade de formatos dos dispositivos – 1024x768px (iPad); 1280x800px (Xoom); 1024x600px (Kindle Fire) iremos precisar – e muito – de recursos e ferramentas que agilizem a produção dos layouts. Um destes novos recursos que merece destaque chama-se Liquid Layout. Através dessa paleta é possível “travar” o posicionamento e ajuste – na lagura e/ou altura dos objetos, e assim obter um melhor resultado nas mudanças de formato e orientação das páginas.

indd6_layout1     indd6_layout2

indd6_textframe

indd6_liquidAcima página da revista Stroke (1) – publicada na Apple app store pela dualpixel – que mostra o resultado do layout horizontal obtido diretamente da mudança de orientação, sem nenhum ajuste manual. Acreditem! clique nas imagens acima para ampliar.

 

 

O funcionamento do Liquid Layout lembra os recursos de layout de tela do Flash Catalyst, com uso de alças localizadas em torno do objeto é possível controlar sua posião e proporção durante as mudanças de formato e orientação das páginas. Outra paleta que , também, participa deste intrigado sistema de layout é a nossa velha conhecida – Text Frame Options (Ctrl/Cmd – B) , que surge com uma nova aba – Auto-size.

indd6_layout3

EPUB 3

A adobe já integra no InDesign 6 a especificação, recentemente lançada pelo IDPF , sobre o EPUB 3 . O painel de exportação para EPUB mostra alguns novos campos, como por exemplo na aba General, opção Version na qual podemos acompanhar os planos da Adobe para o formato EPUB.

indd6_epub2

indd6_epub1

  • EPUB 3 – exibe uma alerta sobre a compatibilidade do formato com leitores que suportam apenas a versão 2.0 do EPUB.
  • EPUB 3 with Layout – trata-se de uma extensão ao formato EPUB, que possibilita um maior controle sobre os layouts. Semelhante ao layout fixo da Apple. Ainda em fase de desenvolvimento.

Sem dúvida o formato EPUB tem um futuro promissor e durante os próximos meses traremos mais artigos detalhando suas novas funcionalidades. Por enquanto, conheça os detalhes da nova especificação do formato neste artigo especial –EPUB 3. Um novo horizonte.

Buttons e Forms

indd6_butom_form1   indd6_butom_form2

A paleta Buttons foi turbinada com novas opções e gora chama-se Buttons and Forms, devido a lista de campos de formulários inclusos nesta versão. Outra mudança que chama a atenção eo termo HTML5 qie se juntou ao SWF no controle de animações e slideshows (Multi State Objects). O que reforça o compromisso da Adobe em tornar compatível com HTML5, o que antes eram funções exclusivas do formato Flash. Boa notícia!

é só o começo

Muitos leitores devem estar pensando…mas nem tive tempo de conhecer os novos recursos e ferramentas do InDesign CS5/CS5.5 ! Calma, este artigo é apenas um aperitivo, conforme o andamento do pre-release e testes realizados trarei novas informações. Uma dica para ficar atualizado com os novos recursos do InDesign CS5/CS5.5 é assistir nossos webinars – são 10 cursos diferentes sobre o InDesign.

A cada versão o InDesign absorve recursos de outros aplicativos da Adobe. Com Illustrator o InDesign compartilha ferramentas básicas de desenho e pintura, com total integração entre os objetos criados em ambos os programas. O mesmo nível de integração temos com Acrobat/PDF, pois o InDesign compartilha dos mecanismos do Acrobat Distiller na geração de PDFs; O Photoshop veio logo na sequência pela inclusão da paleta de efeitos com suporte aos estilos de camada e modos de mistura; a partir do CS4 o InDesign entrou de vez no cenário das publicações digitais, com um pacote de recursos que deu o que falar – animação, butões, hyperlinks, exportação para flash e SWF, entre outros; e mais recentemente com as melhorias para produção de EPUBs e publicações para tablets pelo formato Folio. E a versão 6 já demonstra que a participação de recursos oriundos de outros softwares tende a aumentar, devido a maior integração com HTML5 (Dreamweaver) e controle dos objetos na página (Flash Catalyst). InDesign CS6, o software All-In-One da Adobe.

Leia outros artigos e tutoriais da dualpixel sobre InDesign

(1) A Stroke é uma revista experimental feita com Adobe digital Publishing. Foi produzida para o Trabalho de conclusão de curso de Filipe Soares, pela AESO Barros Melo, sob orientação de Fábio Caparica de Luna.


Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta