Numerando Questões de Múltipla Escolha

Numerando Questões de Múltipla Escolha

Um dos recursos de produtividade mais interessantes – e também pouco utilizado – são os estilos de listas/marcadores. Encontre esta opção no sub-menu da paleta Paragraph > Bullets and Numbering. Imaginem a seguinte situação: aplicar questões de múltipla escolha numeradas (1, 2, 3), e que as respostas sejam letras (a, b, c). A ideia aqui é reiniciar as respostas para a, b e c quando começar cada nova questão.

Figura 1

 Você até poderia aplicar manualmente uma reinicialização para alterar os números, mas existe um método mais rápido e eficiente. A Figura 1  é um exemplo do nosso objetivo. Cada questão continua com a numeração seguinte da questão anterior. No entanto, a rotulagem para as respostas é redefinida após cada pergunta. Na área de opções de marcadores – Paragraph Styles > Bullets and Numbering Figura 2, defina o List Type para Numbers, e o Numbering Style para 1, 2, 3, 4. Observe que o nível (Level) é fixado em 1.


Figura 2

Esse é o primeiro passo!


Figura 3


Figura 4

Vamos continuar aplicando letras para as respostas. Na seção Bullets and Numbering, aplique Number como o tipo de lista, mas altere o format de números para letras minúsculas – Figura 3. Você verá que surgiu um problema – Figura 4.


Figura 5

Em vez de as perguntas e respostas reiniciarem para cada questão, todos estão em uma longa sequencia. A Figura 5 mostra o truque para fazer isso funcionar corretamente. Defina 2 para o nível das respostas. A opção para reiniciar os marcadores em Restart Numbers at This Level After se torna disponível. Deixe-a como Any Previous Level.

Devido as respostas estarem um nível acima (Level 2) das perguntas, elas recomeçam com a letra a.
E como as perguntas estam em um nível menor (Level 1) do que o das respostas, elas continuam sua sequencia.
E se você quisesse uma serie de tópicos com cabeçalhos que não tem qualquer resposta, conforme mostrado na Figura 6?


Figura 6

Defina os cabeçalhos que você fez antes, mas com duas importantes diferenças – Figura 7. Em primeiro lugar, defina o formato para None. Isso faz com que os cabeçalhos com listas numeradas não tenham nenhum número visível. Segundo, defina o modo de início para 1. Isso faz com que cada cabeçalho comece novamente um número 1 invisível. Quanto aos passos seguintes, defina conforme desejar.


Figura 7

Fácil, não?
Experimente você mesmo e torne a produção de listas com marcadores uma tarefa prática e eficiente com a criação de estilos corretamente configurados.

Abraço! e até o próximo artigo.


Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta