O que são os foblets?

O que são os foblets?

O que são os foblets?

Segundo o jornalista José da página Adrenaline do Portal UOL, foi-se o tempo em que sabíamos distinguir um smartphone de um tablet. “Com até cinco polegadas, smartphone. A partir de sete, tablet.” Agora, um novo conceito surgiu no mercado para deixar qualquer um em dúvida se determinado aparelho é um smartphone do tamanho de um tablet ou um tablet que faz ligação. São os famosos foblets ou phablets/fablets.

Foblet é um termo usado para representar um aparelho que tenha tela grande e que use funções de smartphone, porém, não sem ter tamanho suficiente para ser considerado um tablet. O nome vem da junção das palavras ‘fone’ e ‘tablet’. Esse tipo de equipamento pretende atender a demanda de pessoas que precisam ter um smartphone com uma tela maior para fazer anotações e consultas, mas não desejam carregar um tablet e um smartphone ao mesmo tempo.

Os primeiros representantes dessa categoria de hardware foram o Galaxy Note da Samsung, o Optimus Vu da LG, e o Eluga Power da Panasonic. O Optimus Vu e o Eluga Power foram lançados na Mobile World Congress em 2012, enquanto que o Galaxy Note já estava algum tempo na estrada, sendo, inclusive, vendido no Brasil. Foi o Galaxy Note o responsável por inaugurar este segmento.

Mas, já existem inúmeros outros modelos disponíveis por ai. Para José do UOL, vale a pena arriscar na compra de um foblet levando em consideração duas questões importantes: a usabilidade e a praticidade. Ele testou dois modelos foblets: o Fonepad 7 da Asus, um tablet que faz ligação e o Xperia Z Ultra da Sony, um smartphone do tamanho de um tablet.

Com essas experiências, o jornalista acredita que a usabilidade pode ser inversamente proporcional ao tamanho, quanto maior, menos prático para usar. E a praticidade começa com a forma como você carrega seu aparelho. Se você for um daqueles que carrega seu telefone no bolso, esqueça o foblet, pois é impossível carregar um dispositivo com mais de seis polegadas no bolso. Agora, se você for daqueles que odeia carregar mais de um aparelho e usa uma bolsa ou mochila no dia a dia, talvez esse seja o dispositivo ideal para sua vida.

Bem, só você pode decidir qual a melhor opção. Muitos usuários dispensam a praticidade e portabilidade para ter em mãos uma tela maior e telas maiores são, realmente, ótimas! Porém, outros preferem que tablets sejam sempre tablets e os smartphones, apenas smartphones.

Fonte: UOL e Techtudo

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta