pepcon

PePcon – the Print + ePublishing Conference (resumo)

PePcon – the Print + ePublishing Conference (resumo)

pepconPassou rápido! Entre os dias 14 e 16 de maio pude participar de várias das mais de 30 sessões realizadas durante a PePcon — infelizmente algumas sessões ocorreram no mesmo horário. Foram 3 dias de muita informação, dicas, novidades sobre publicações para tablets com DPS, bem como o que esperar do InDesign CS6 e EPUB 3 para produção de e-Books. Muitas anotações, dicas de sites, artigos pra ler, etc… Parte deste “precioso” material compartilho com vocês neste artigo contento os principais tópicos e ferramentas apresentadas na PePcon 2012.
É a dualpixel trazendo o que há de mais atualizado sobre inDesign, produção de e-Books, Digital Publishing Suite e publicações impressas e digitais. Divirtam-se!

pep-auditorioNesses 3 dias tive contato com as principais referências sobre inDesign e publicação digital, como David Blatner e Anne-Marie Concepción – fundadores do indesignsecrets.com; conversei com Colin Fleming – Digital Publishing Evangelist da Adobe (foto abaixo), sobre as principais novidades da plataforma DPS. Muitas delas compartilho aqui com vocês.
Outro nome de destaque foi Liz Castro, autora de vários livros sobre o formato EPUB. Liz apresentou, na PePcon, sua visão sobre o EPUB 3 e dicas para otimizar o uso de video e áudio no formato EPUB.

ID-colinEnte outros profissionais de renome, grande parte deles autores de excelentes artigos na InDesign Magazine, veja a lista completa dos palestrantes aqui.

Um dos destaques da PePcon foi a presença dos engenheiros da Adobe responsáveis pela produção do InDesign, literalmente chuveu perguntas e solicitações de melhorias, em especial para um item, o qual a plateia foi unâmine — footnotes [notas de rodapé]. Utilizo o InDesign há cerca de 10 anos, desde a versão beta, o programa é fantástico e torna tarefas antes complicadas cada vez mais simples e rápidas, mas reforço a solicitação plateia, incluindo neste pacote o painel de Index e uma configuração para endnotes [notas de fim].

Design, Layout e Produtividades

A seguir uma lista com os scripts mais produtivos demonstrados no evento. Aproveite para visitar os sites abaixos e conhecer outros scripts e plug-ins para otimizar, ainda mais, sua rotina de trabalho com inDesign.

Auto Create Paragraph and Character Styles
Cria estilos baseados em textos importados no documento ou já formatados. Cada formatação detectada, o script compara com os estilos já existentes para criar um novo ou mesclar com outro estilo. CS5+
Merge Text Frames
Permite de forma simples e fácil mesclar vários frames num só. Opções incluem ordem dos frames, como separá-los e o tamanho final do frame. CS5+
Columns 2 Frames
Excelente recursos para transformar frames em colunas em caixas de texto individuais. Mantém o vinculo entre as caixas de texto. CS5+
InGutter
Interessante script que insere linha entre colunas de texto. A linhas se ajustam conforme a altura o frame, podendo configurar em quais colunas serão aplicadas, cor de fundo, propriedades das linhas, entre outros. Muito prático. CS4
Layout Zone
Já dei essa dica em outros tutoriais – leia aqui. A novidade é que o Layout Zone está disponível para as versões CS5/CS5.5. Excelente plug-in para compartilhar a produção de documentos!
Pop Tab Unleashed
Boa dica para manter a formatação de tabelas quando se copia e cola entre documentos de inDesign. CS4
Smart Cell Merge
Para quem trabalha com tabelas e precisa mesclar/dividir células. Este script irá mudar sua rotina.
Com várias células selecionadas é possível mesclar apenas linhas ou colunas. Por exemplo, com 20 linhas selecionadas numa tabela de 3 colunas. O script permite mesclar as 20 linhas, num só clique, mantendo as colunas intactadas. Show! CS5+
MakeItRun Script for Adobe InDesign CS5/CS5.5
Sabe aquele script que você usava nas versões CS2, CS3 ou CS4 e não possui uma atualização para CS5/CS5.5? Agora voce poderá utilizá-lo de novo com o MakeItRun Script for Adobe InDesign CS5/CS5.5. Através dele você atualiza seus scripts antigos para funcionar nas versões CS5/CS5.5.

SOXY
Quantas versões de InDesign você tem instalado? Eu estou com 3 atualmente ­­— CS5, CS5.5, CS6. Cansado de abrir documentos do InDesign na versão errada? Com Soxy cada documento do InDesign será aberto na versão correta com apenas 2 cliques sobre o arquivo! E o melhor já compatível com CS6. Soxy é produzido pela Rorohiko Workflow Resources e distribuido sob licença paga.

A todos os participantes dos dualpixel webinars – especial PePcon será fornecido uma licença gratuita de uso do SOXY! Um brinde a todos os alunos da dualpixel webinars.

InDesign CS6

Como não poderia ser diferente várias apresentações tiveram como tema os novos recursos do InDesign CS6. A seguir destaco alguns deles:

ID-size

Auto Size para frames de texto
Será o fim dos frames de texto com estouro? Essa nova opção no comando Text Frame Options [Ctrl/Cmd – B] promete perminar de vez com esse incoveniente sinal de + vermelho. Nele é possível especificar a direção que o frame deve aumentar conforme o conteúdo inserido — largura, altura ou ambos. Imagina quantas citações, legendas, barras laterais agora não mais irão precisar de ajuste manual! E mais: tudo isso dentro de um estilo de objeto.

ID-flex

Flexible Column
Sabemos que longas linhas de texto não ajudam na leitura, isso fica bem evidente na leitura de jornais. Não seria ótimo contar com um recurso que automatizasse o número de colunas por um valor de largura padrão. Ok! Seus desejos foram atendidos. Ainda no comando Text Frame Options [Ctrl/Cmd – B], a aba General tem uma nova opção quando criamos colunas nos frames de texto — Flexible width
Assim, o numero de colunas altera conforme a largura do frame. Este recurso se integra perfeitamente as funções de Alternate Layout e Liquid Layout para produção de páginas verticais e horizontais para tablets.

ID-form2Formulários Interativos
Há tempos esta solicitação é feita por muitos usuários de inDesign e, finalmente, os principais campos de formulário estão inseridos no InDesign. A partir de qulaquer layout do InDesign é possivel converter um objeto em diferentes campos de formulário – texto, combo, radio, entre outros.
Para visualizar e testar seu formulário será preciso exportar para PDF, pois o painel Preview ­— atualizado para SWF Preview não exibe essas funções. Uma pena!

ID-form


Dicas rápidas que amamos!
Eu sei que novas ferramentas são esparadas cada nova versão, mas algumas sutilezas trazidas a cada atualização por vezes causam um impacto ainda maior em nossa rotina de trabalho! Abaixo listo alguma delas

  • Fontes recentes utilizadas – o menu type, a barra de controle e o painel de caracter podem agora mostrar as recentes fontes utilizadas pelo InDesign. Em preferências > Type ajuste o numero de fontes exibidas e se prefere listar em ordem alfabética.
  • Exportar para PNG – exporte paginas e objetos como PNG e tenha a transparência preservada. Muito bom!
  • Versões anteriores – O formato .idml já conhecido por permitir a visualização dos arquivos .indd na versão anterior está presenta a aba SAVE, além da habitual opção em export. A novidade fica na compatibilidade até a versão CS4.
  • PDF interativo – Muito bem vinda é a opção de exportar PDF interativos como single pages. Até a versão CS5.5 todo PDF interativo era exportado como spread – página dupla.
  • HTML dentro do InDesign – Use o comando Insert HTML do menu Objetc para inserir codigo HTML direto em seu layout. O InDesign irá renderizar o código e exibir o HTML no documento.

icon-idcs6

dualpixel webinar – PePCon
::: Especial InDesign CS6 :::
Se você deseja ficar em dia com as melhores técnicas e práticas para produção de publicações impressas e digitais este webinar é para você! Conheça as novidades do InDesign CS6 neste webinar repleto de dicas e truques.


AGENDA:

  • 19 de Junho em 2 horários
  • 9h às 11h30
  • 14 às 16h30
  • Por apenas R$120,00

Não deixe de participar desta edição especial do dualpixel webinars e receba links, artigos, dicas e truques diretamenta de PePcon.
::: INSCRIÇÃO AQUI

Desconto para o pacote dos 3 webinars
InDesign CS6  |  e-Books  |  Digital Publishing Suite


e-Books / EPUB

Boas notícias para o mundo dos e-books. Além das melhorias na exportação do EPUB 2.x, a nova opção de formato – EPUB 3.0, incluida no CS6, assegura ao InDesign criar documentos para os futuros leitores de e-books. Apesar da quase inexistência de leitores compatíveis com o novo formato do EPUB tenho certeza que este cenário é temporário e ainda este ano teremos lançamentos de leitores capazes de reconhecer — ao menos — parte dos novos recursos do EPUB 3.0. Leia mais sobre EPUB 3.0 neste artigo.

Quando escolhemos a opção EPUB 3.0 temos a possibilidade de inserir animações em HTML, via Adobe Edge por exemplo, links para arquivos de javascript, além de carregar arquivos de CSS sem precisar editar/abrir o arquivo EPUB. Tudo isso diretamente do comando de exportação.
Importante destacar que o resultado da exportação para EPUB 3 cria um documento EPUB contendo o arquivo TOC.xhtml — novo requisito da norma, mas mantém uma cópia do “antigo” TOC.ncx assegurando a compatibilidade com os leitores atuais.
Acesse o site do IDPF para validar seu EPUB, agora com suporte para ambos os formatos.

Para o formato EPUB 2.x, a Adobe reservou importantes melhorias para produção e-Books, por exemplo permitindo uma maior liberdade na opção de quebra do documento. Agora qualquer estilo de paragráfo pode indicar uma quebra no EPUB. Na versão CS5.5 está opção ficou muito limitada com a escolha de 1 único estilo para quebra.
A versão CS6 conta, também, com maior suporte a formatação de tabelas, mantendo a aparência dos estilos juntamente com as informações de largura de coluna e altura mínina das linhas. Quadros de texto ancorados preservam as configurações de preenchimento, borda, largura e espaçamento interno. Sem dúvida melhorias mais do que esperadas por quem produz e-Books.
Outro bug resolvido era o embutimento de fontes pelo InDesign que sempre apresentada erro na validação dos EPUBs. Acredito que os engenheiros da Adobe e o IDPF chegaram a um acordo e finalmente bug resolvido! Fontes embutidas nos arquivos exportados pelo InDesign agora são validadas no formato EPUB.


Dicas rápidas que amamos!
Ferramentas e plug-ins para agilizar a produção de e-Books 

Descompactar/compactar o formato EPUB
Unzip/Zip arquivos EPUB para plataforma MAC. Usuários de Windows podem descompactar direto sem alterar a extensão.
Formatações Locais

Este prático script identifica com um traço vermelho partes do cocumento que estão com estilo alterado. Basta um duplo clique sobre o script para ter seu documento demarcado, um segundo duplo clique desfaz a marcação.
Book proofer

Desenvolvido pela própria Apple está disponível a todos usuários cadastradas no iTunes Connect para iBooks store.


icon-epub

dualpixel webinar – PePCon
::: Especial e-Books :::
Aprenda na prática as dicas e segredos do InDesign CS6 para produção de EPUB. Saiba quais são os eReaders já compativéis com EPUB 3.0, exemplos de e-Books com recursos do EPUB 3.0 e tudo mais que você precisa saber para produzir EPUB interativos em 2012 e nos próximos anos!


AGENDA:

  • 20 de Junho em 2 horários
  • 9h às 11h30
  • 14 às 16h30
  • Por apenas R$120,00

Não deixe de participar desta edição especial do dualpixel webinars e receba links, artigos, dicas e truques diretamente de PePcon.
::: INSCRIÇÃO AQUI

Desconto para o pacote dos 3 webinars
InDesign CS6  |  e-Books  |  Digital Publishing Suite


Digital Publishing Suite

Nesta versão o InDesign vem com tudo para produção de conteúdo para tablets e smartphones ­— a versão 2.0 do DPS já oferece suporte para produção de apps para iPhone. As novidades vão desde a criação de um novo documento até ferramentas novas e mais específicas para o fluxo de trabalho com DPS. Conheça algumas delas:

ID-alternate

Alternate Layout
Esta nova função do painel Pages é sem dúvida um excelente aliado na produção de layouts com tamanhos variados, atendendo a diferentes resoluções e proporções de tela. Mas engana-se quem pensa que apenas usuários do DPS irão se beneficiar desta ferramenta. Alternate Layout é ótimo para variações de peças gráficas, como anúncios tudo no mesmo documento do InDesign.

ID-liquid

Liquid Layout
Enquanto o Alternate Layout cuida do formato da página, o Liquid Layout é a ferramanta que irá controlar como os objetos se compartam na mudança de um formato para o outro. Por exemplo, na criação da versão horizontal de uma plubicação para iPad ou na produção de uma campanha com diferentes peças com formatos variados.
Utilize umas das 5 regras disponíveis para controlar o posicionamento dos itens de página informando como eles devem reagir ao mover ou redimensinar a página.



+ Recursos para DPS

  • Ficou mais fácil criar documento para tablets e iPhone com o novo perfil Digital Publishing do Menu File > New > Document. Através dessa opção podemos escolher formatos pré-configurados para os principais tablets do mercado.
  • O novo espaço de trabalho é outro item para otimizar a produção de publicações digitais. Escolha Digital Publishing para ter acesso aos principais painéis deste workflow.
  • Outra novidade muito bem vinda é a capacidade do comando Package incluir os arquivos do Overlay Creator. Agora, arquivos utilizados na composição de HTML, Sequences, Controles de áudio, entre outros são também empacotados.

icon-dps

dualpixel webinar – PePCon
::: Especial Digital Publishing Suite :::
Veja as novas ferramentas do InDesign CS6 para Digital Publishing Suite em ação. Entenda o funcionamento do Liquid Layout, Alternate Layout, Content Collector entre outras ferramentas que otimizam a criação de layout para tablets e iPhones. Conheça as novidades da última versão do Digital Publishing Suite – 2.0 e explore ao máximo a combinação CS6 – DPS.


AGENDA:

  • 21 de Junho em 2 horários
  • 9h às 11h30
  • 14 às 16h30
  • Por apenas R$120,00

Não deixe de participar desta edição especial do dualpixel webinars e receba links, artigos, dicas e truques diretamenta de PePcon.
::: INSCRIÇÃO AQUI

Desconto para o pacote dos 3 webinars
InDesign CS6  |  e-Books   |  Digital Publishing Suite


Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

1 comment

Deixe uma resposta