adobe-photoshop-cs4

Photoshop CS4

Photoshop CS4

Desde o final de 2008 os apaixonados pelo Photoshop já utilizam os novos recursos do CS4. E o Infoprepress – Cursos de Especialização em Artes Gráficas trás as dicas mais quentes desta versão.

Interface

Um novo conceito no controle e visualização das imagens é introduzido nesta versão através de uma interface mais “clean”. Agora, a navegação entre os documentos abertos é realizada por Tabs, o que a Adobe chama de Application Frame, que inclui uma nova barra de controle com ícones para as funções mais comuns do dia-a-dia.

Os Workspaces (espaços de trabalho) também ganharam maior destaque, localizados no lado direito da interface. Acredito que todas as alterações visuais na interface do programa foram bem vindas, pois facilitaram a organização das várias paletas do Photoshop.

alt

Como o Photoshop faz isso?

Certamente o recurso mais comentado desta versão é o CAS (Content-Aware Scaling), uma técnica revolucionária, que permite o escalonamento inteligente, reduzindo a distorção, das imagens.

alt
Imagem original

alt
Ferramenta de transformação

alt
Content-Aware Scale (CAS) – Menu Edit

GPU (Unidade de Processamento Gráfico)

Nesta versão os recursos de processamento gráfico das placas de video (GPU) são aproveitados para as tarefas intensivas, melhorando significantemente a velocidade das operações, como rotação, zoom, etc. Além disso, a versão Extended permite aos usuários desenharem diretamente em objetos 3D, bem como texturizá-los com imagens 2D.

Os usuários também poderão animar objetos 3D, incluindo efeitos para melhor renderização. Parâmetros, tais como iluminação, também podem ser editados, e pode-se compilar pilhas de imagens DICOM em modelos tridimensionais para uso médico.

Ajustes mais fáceis

O recurso de Camadas de Ajuste – camada que realiza edições tonais e de contraste de forma não-destrutiva para todas as camadas abaixo dela – teve especial atenção no CS4, tornando mais ágil a utilização desse importante recurso.

O Painel Adjustments exibe todas as ferramentas disponíveis, além dos vários presets para cada tipo de ajuste. Os ícones localizados na parte inferior do Painel permitem ocultar, clippar e expandir o painel, entre outras funções.

alt

Smart

O conceito Smart está, a cada versão, ganhando mais espaço dentro do Photoshop. Ferramentas e comandos que seguem esse conceito têm a premissa de manter a integridade da imagem original, permitindo a reedição linear dos comandos.

O primeiro recurso que recebeu essa funcionalidade foi o SmartObject (Layers), na versão CS2, que possibilitou livre redimensionamento da imagem, preservando suas características originais. Já na versão CS3 foi introduzido o SmartFilters, que assegura a edição dos filtros a qualquer momento, além de possibilitar alterações no modo de mistura, máscara e opacidade, tudo isso relacionado apenas as funções do filtro. E por fim, no CS4, essa flexibilidade é aplicada para as Máscaras, através do novo Painel Masks.

alt

Junto com o Painel Adjustments (um dos benefícios das camada de ajuste é a inclusão de uma máscara, que possibilita maior controle sobre o comando aplicado), esse conjunto trás um nova forma de trabalho, mais intuitiva e, consequentemente, mais produtiva também. Até a versão CS3, as edições das máscaras eram feiras diretamente na paleta Layers. Para o CS4, a Adobe reuniu no painel Masks os principais recursos de edição de máscaras. Extremamente funcional! Nota 10.

Câmera RAW 

O plug-in do Adobe Camera Raw, também conhecido por ACR, chega em sua quinta versão, mantendo suas já conhecidas características de edição das imagens e agregando mais três funcionalidades:

Spot Removal, Adjustment Brush e Graduated Filter. O primeiro trabalha de forma semelhante ao Healing Brush, já o segundo aplica ajustes tonais previamente configurados em parte localizadas da imagem, conforme você “pinta” a imagem. Permite, também, ativar uma máscara que pode ser alterada reduzindo ou ampliando a área de atuação do ajuste. E por fim, o Graduated Filter, que aplica comandos de ajuste em forma de degradê. Vale a pena conferir esses três novos comandos.

alt

Outras mudanças

As ferramentas Clone Stamp e Healing Brush também tiveram seus aprimoramentos, seguindo o conceito já utilizado no Painel do Vanish Point, essas ferramentas exibem um preview da porção da imagem que será clonada sobre a área que você está “pintando” com o cursor.

Brushes. O controle do diâmetro dos pinceis (brushes) agora é realizado de forma ainda mais prática. Esqueça as teclas de colchete para reduzir ou aumentar os Brushes das ferramentas de pintura. Basta pressionar primeiro o Alt e, em seguida, clicar com botão direito do mouse na imagem, enquanto você movimenta o mouse o diâmetro do pincel é alterado. Muito fácil!

O conhecido trio de ferramentas “destrutivas” – Dodge, Burn e Sponge, muitas vezes renegadas, devido a ação intensa muitas vezes apresentada por essas ferramentas. Nesta versão, o usuário tem uma nova experiência com esses comandos, através das novas opções na barra de controle: “Protect Tones” para o Dodge e Burn; Vibrance para Sponge.

Através do Auto-Align e Auto-Blend, o Photoshop realiza montagens, que antes pareciam inimagináveis. E o melhor: de forma automática, obtemos imagens panorâmicas, com ajuste tonal embutido.

Na versão CS3, a Adobe introduziu a ferramentas de ajuste Black and White que permitia ao usuário mover “dentro da imagem”, um tom especifico que desejasse alterar, tronando-o mais claro ou mais escuro. Sabiamente, a Adobe adicionou essa funcionalidade para as ferramentas Curves e Hue/Saturation.

alt

Vibrance

Outro recurso muito bem vindo é o Vibrance, já presente no Lightroom, este comando permite aumentar a saturação das cores da imagem, sem afetar determinadas cores que já estejam saturadas. Ideal para proteger tons de pele do excesso ou falta de saturação. Excelente!

alt

Usuários mais experientes do Photoshop poderão notar que alguns recursos foram removidos na versão CS4, como os filtros Extract e Pattern Maker e alguns comandos do Menu File > Automate, como o Contact Sheet, Pictute Package, PDF Presentation e Web Photo Galary.

Essas opções do comando Automate estão inclusas entre os novos recursos do Bridge CS4, nos campos Output Preview para impressão e web. Com uma interface igualmente remodelada, o Bridge, possibilita maior controle na seleção e visualização das imagens.
Acesse aqui os recursos da versão CS3 que foram retiradas do Photoshop CS4 – Win | Mac

Painéis Personalizados

Nesta versão o Photoshop chega a um nível de personalização de Menus e Ferramentas nunca antes imaginado. Através da tecnologia Flash é possível criar uma paleta com a combinação de ferramentas, comandos e ações. O primeiro passo é baixar o aplicativo, no Adobe Labs, instale-o e inicie a produção de sua paleta.

alt

No lado direito do comando Configurator, escolha um nome e defina a dimensão da paleta. Em seguida, nova os comandos que deseja incluir em sua paleta e para finalizar, você deve exportar o painel pelo Menu File > Export para a seguinte pasta do Photoshop: PhotoshopCS4 > Plugins > Panels de depois reinicialize o Photoshop. Para visualizar sua nova paleta no Photoshop, acesse o Menu Windows > Extension > e aproveite seus comandos preferidos reunidos numa única paleta.

alt

alt

Paleta criada pelo Configurator


Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta