Uma pesquisa da Nielsen, divulgada pelo The Wall Street Journal, mostra que os leitores de e-books estão deixando os e-readers de lado e usando cada vez mais seus celulares para ler. Por enquanto, tablets como iPad e Kindle Fire seguem sendo as plataformas mais populares. Mas o crescimento do uso de celulares já desperta a atenção de editores.
No primeiro trimestre de 2015, 41% dos consumidores de e-books tiveram tablets como a principal plataforma de leitura. Em 2012, o percentual era de 30%. Contudo, números referentes a dezembro do ano passado mostram que 54% usaram smartphones para ler ao menos um trecho de um e-book. Em 2012, o índice era de 24%. Além disso, os leitores que usaram celulares como a principal plataforma para leitura subiram de 9%, em 2012, a 14%, em 2015.
A mudança de comportamento se evidencia nos números para e-readers: entre os que usam aparelhos como Kindle e Nook como principal plataforma, houve uma queda de 50% para 32%. Mesmo a leitura em tablets decaiu um pouco, passando de 44%, em 2014, para 41%, em 2015.
“O futuro da leitura digital está no telefone”, declarou Judith Carr, editora da Atria Books (selo da Simon & Schuster), ao The Wall Street Journal. “[A leitura] será no celular e no papel”.
A consequência, para os editores, é repensar o design dos ebooks, visando a venda para consumo em telas menores. Há ainda a preocupação com um aparelho apitando e vibrando a cada ligação ou notificação de mensagem durante a leitura. Mas o que leva os leitores a ler no celular é a conveniência. É fácil de manusear o aparelho em uma fila ou no ônibus. Soma-se a isso a qualidade e o tamanho das telas dos novos smartphones – em média, hoje, de 5,1 polegadas, contra 3,9 polegadas em 2011.
*Fonte: EBOOK News
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