20 anos de Adobe InDesign

O aniversário é do InDesign, mas quem ganha o presente é você. Confira no final do artigo 🙂

A virada pro século XXI contou com muitas previsões sobre novidades tecnológicas, nesses anos iniciais as opções para diagramação e layout de páginas dividiam-se em dois grandes nomes: PageMaker e QuarkXpress, ambos tinham bons recursos e muitas limitações, em especial a falta de suporte a transparência, para citar apenas uma.

O mercado começava a amadurecer o recém-chegado Desktop Publishing, contudo ainda em 1999 o cenário acima começaria a mudar, na data de 31 de agosto desse ano, a Adobe lançava a sua nova aposta para o setor editorial – InDesign.

Hoje, celebramos 20 anos do lançamento do InDesign, mas a adoção não ocorreu de maneira instantânea, sua entrada no mercado, vamos dizer assim, foi um pouco “traumática”, pois a versão inicial apresentava erros, e somado a mudança completa da interface, o que fez muitos profissionais torcerem o nariz e ainda manterem seus antigos softwares.

Poucos anos depois, em 2002, o Adobe InDesign 2.0 começou a ganhar mais adeptos, e novos profissionais passaram a dar mais atenção aos seus recursos.

Com o uso do InDesign designers e profissionais de editoração começaram a experimentar uma nova experiência na criação de layouts e diagramação, alguns recursos pioneiros na época, como suporte a transparência, caixas híbridas – texto e imagem, exportação nativa em PDF, entre outros.

Abaixo listo alguns recursos que marcaram o inicio do InDesign. Hoje muitos são comuns em nosso dia a dia:

Desfazer ilimitados Exportação de em PDF Gradientes e cores em contornos / preenchimentos
Criar contorno em textos Caixas híbridos Manipular nós de caixas de texto ou imagem
Composição multiline Organização de fontes kerning ótico
Recuperação automática Zoom de 4000%. 20 dicionários
Preflight PSD / PDF como formatos nativos. Estrutura modular para aceitar muitos Scripts e Plug-ins!

 

Confira o lançamento do InDesign 1.0 realizada pelo John Warnock, co-fundador da Adobe. Detalhe para o icônico Power Macintosh (G3), com gabinete translúcido!

“Se alguém tivesse me dito há 20 anos que teríamos um impacto fundamental na indústria editorial, eu não teria acreditado.”
 John Warnock, co-fundador da Adobe.

 

Evolução do InDesign em seus recursos

Acompanhe a evolução do InDesign com a aplicação dos recursos a cada versão. Identifique em qual versão aquele recurso que você tanto ama e usa foi adicionado.

 

Curso Grátis sobre Adobe InDesign

Que tal aprender na prática um fluxo otimizado para diagramação! Conheça nosso Curso de InDesign: Diagrame como Adobe Certified Expert.

Não importa o seu nível de conhecimento, este curso aborda as principais etapas de uma diagramação, em 12 aulas, com conteúdo 100% prático, demonstrando mais de 30 técnicas diferentes, do básico ao avançado.

Se você quer aprender mais sobre InDesign de forma clara e didática, sem enrolação, então você achou o curso certo!

Neste curso ONLINE, GRATUITO e ATUALIZADO (CC 2019) você terá acesso a aulas detalhadas para extrair o máximo possível do InDesign.

Confira abaixo o tema de cada aula:

Aula 1 – Como definir o Grid para um projeto

Aula 2 – Importe textos do Word sem sujeira

Aula3 – O segredo da massa de texto perfeita – Justificação

Aula 4 – Quando hifenizar é inevitável

Aula 5 – Recursos avançados com estilo de parágrafo

Aula 6 – Formatando uma página completa com 1 clique

Aula 7 – Combine estilos de Parágrafo e Objeto

Aula 8 – 3 formas de aplicar colunas + Script

Aula 9 – Domine a criação de Listas no InDesign CC 2019 (Recurso Novo) 

Aula 10 – Legendas Automáticas

Aula 11 – Conheça o Poder das Expressões Regulares – GREP

Aula 12 / Parte 1 – Criação do Sumário e Uso do Preflight (Fechamento de Arquivos)

Aula 12 / Parte 2 – Comentários do PDF no InDesign CC 2019 (Recurso Novo)

Está esperando o quê? Cadastre-se neste LINK e comece agora mesmo sua trajetória para diagramar como um Adobe Certified Expert.

#AprenderÉParaTodoMundo

 

COMPARTILHAR:
, , , , , ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

Deixe uma resposta