A força do hábito: como uma rotina de estudos pode te ajudar a trabalhar menos e ganhar mais

Para entender a força do hábito, você deve entender que você é os seus hábitos. Grande parte do que acontece no seu dia a dia, tudo aquilo que virou rotina na sua vida, veio de um hábito que foi se repetindo e se formou há muito tempo.

Os hábitos saudáveis, aqueles que irão melhorar seu desempenho e te fazer dar passos largos em direção à realização das suas metas, também podem ser aprendidos e agregados ao seu dia a dia.

Mas você deve estar se perguntando: como uma simples rotina de estudos pode te ajudar a ganhar mais, mesmo trabalhando menos?

A resposta pode parecer simples, mas é a mais pura verdade: se você é capaz de manter o foco em estudos e exercícios de aulas durante um tempo determinado, você é capaz de produzir mais no trabalho em menos tempo. E, se você é capaz de produzir mais, com foco, qualificação e conhecimento, você fica um patamar acima da concorrência, ganhando mais.

Trabalhar menos, produzindo mais.
Trabalhar menos, produzindo mais.

Você trocaria um trabalho de 44 horas semanais por trabalhar apenas 36 horas semanais ganhando muito mais que o anterior? Acho que não conheço ninguém que realmente goste de trabalhar 44 horas por uma remuneração abaixo do esperado.

Mas esse artigo não se trata de quantas horas por semana você deve trabalhar para conseguir ganhar mais. Hoje nós iremos falar do poder e da força do hábito. E como você pode produzir mais rápido e melhor, garantindo seu tempo livre para se dedicar a outras coisas, e até mesmo outros hábitos que te façam bem.

Uma boa produtividade é resultado de um hábito forte e consolidado

O autor best seller Charles Duhigg diz em seu livro “Mais rápido e melhor” que a produtividade é o nome que damos às nossas tentativas de usar nosso intelecto, energia e tempo da melhor forma. E o objetivo é obtermos recompensas significativas com o mínimo de esforço desperdiçado.

Em resumo, seria como ser capaz de realizar algo sem sacrificar tudo o que importa no caminho, e sem desperdiçar tempo com o que não traz benefícios para nossa vida.

Realizar algo sem sacrifício e desperdício
Realizar algo sem sacrifício e desperdício

Quando você aprende que a produtividade não precisa ficar restrita a apenas uma área da sua vida, você passa a trabalhar seu tempo e seu foco como um profissional. Fazendo muito mais e até mesmo vivendo a vida muito mais, sem desperdícios.

Tanto nos estudos quanto em qualquer área da sua vida, a produtividade é algo que pode ser aprendido e treinado todos os dias.

São as repetições diárias que irão formar um hábito, e isso requer atenção, pois hábitos ruins também podem ser aprendidos facilmente. E você não quer um hábito ruim te impedindo de avançar nas suas metas, certo?

A rotina de estudos que vai te ajudar a alavancar sua carreira

É comprovado, conforme afirma a pesquisa da Catho realizada em Janeiro de 2018, que quem possui mais qualificações tem um salário melhor no mercado de trabalho. E todos nós sabemos que estudar é importante para quem deseja ser um profissional bem sucedido.

Quantas vezes você já foi rejeitado em uma vaga de emprego porque não tinha o conhecimento ou o curso requisitado? Já aconteceu com todo mundo.

Mas, quanto tempo você quer esperar até ser um profissional especialista na sua área? Quantas propostas de trabalho você vai perder porque ainda não domina uma ferramenta ou uma área específica?

Rotina de estudos
Rotina de estudos

Você não precisa esperar a conclusão da sua faculdade para começar a trabalhar e ganhar dinheiro de verdade atuando na sua área.

O que você precisa é criar uma rotina de estudos que te ajude a se aprimorar, aprender mais e melhor. Para que, assim, você possa chegar no mercado de trabalho com um “algo a mais”, que irá te render mais reconhecimento.

Aprenda agora, através dos tópicos a seguir, a rotina de estudos que vai te ajudar a alavancar sua carreira através da força do hábito. Anote o passo a passo, aplique no seu dia a dia e veja sua produtividade aumentar consideravelmente.

Motivação

Quando nossas escolhas são afirmações de nossos valores e objetivos mais importantes, fica mais fácil de se motivar. A motivação é ativada quando fazemos escolhas que demonstram para nós mesmos que estamos no controle da situação, e que estamos avançando em direção a metas importantes.

Motivação: estamos no controle da situação

Se a sua maior dificuldade é encontrar motivação para estudar mais, ou estudar uma coisa nova ou complicada, siga essas duas tarefas:

  • Faça escolhas que te coloquem no controle. Escreva uma anotação em algum lugar visível dizendo para si mesmo por que você precisa terminar aquela aula, ou aquele exercício. O que você vai aprender e como esse aprendizado vai ser importante para você.
  • Explique para si mesmo a razão de aquela tarefa ser importante. Como fazer isso vai te ajudar a atingir aquela meta que você traçou. Fale em voz alta, ou escreva para si mesmo. É preciso ter essa conversa interna, essa auto explicação para que aquilo que você precisa fazer faça sentido para você.

Definição de metas e etapas

Metas claras e objetivas são importantes para tudo o que você fizer na vida, até mesmo para traçar um plano de estudos. Não se apegue a crenças limitantes do tipo: “não vou conseguir me dedicar às aulas todos os dias”. Esses pensamentos são limitantes não apenas para nosso intelecto, mas para nossa ação.

As metas servem para te ajudar a enxergar o que é mais importante na sua vida e tomar uma atitude a respeito. Por isso, escreva suas metas no papel.

Coloque as metas no papel
Coloque as metas no papel

Comece traçando suas metas. Em seguida, anote as etapas que você precisará concluir para alcançar essas metas e coloque-as em ação.

Vou dar um exemplo para ficar mais claro. Digamos que sua meta é se especializar no InDesign em no máximo 4 meses. Você tem uma meta com um prazo estipulado.

Quanto tempo diariamente você vai precisar se dedicar às aulas e aos exercícios de InDesign para se tornar um especialista? Esse é o momento que você vai anotar as etapas para atingir sua meta. Uma aula por dia + 1 hora treinando na ferramenta na primeira semana. Na segunda semana você aumenta o tempo que você irá se dedicar. Nos próximos dias você estará vendo as aulas e colocando em prática as lições com a fluidez e naturalidade de um bom hábito.

Para manter o foco

Ter motivação e traçar metas pode até parecer fácil, mas tudo fica mais complicado quando nosso foco está ausente, não é verdade?

Uma boa estratégia para manter o foco são os modelos mentais. Ou seja, contando histórias para si mesmo do que você espera que aconteça.

Imagine em sua história o lugar onde você vai estudar, o que você vai precisar e o que não vai precisar nesse momento de estudos. Imagine também o que fazer para lidar com a distração, com a vontade de se levantar e fazer outra coisa, ou ficar procrastinando nas redes sociais. Manter uma xícara de chá ou café por perto vai te ajudar a permanecer focado?

Na hora de estudar evite as distrações
Na hora de estudar evite as distrações

Experimente estipular um intervalo específico, de apenas 5 ou 10 minutos, para levantar ou checar as redes sociais, ou fazer qualquer coisa.

Imagine na sua história o que será feito antes, durante e depois, como se fosse um roteiro que deve ser seguido. Ter esse roteiro pronto na sua mente vai facilitar quando você tiver que decidir para onde dirigir sua atenção quando sua motivação e metas, que estavam apenas anotadas, encontrarem a vida real.

Quando você precisa garantir uma rotina de estudos que fortaleça o hábito do aprendizado contínuo, seguir esses passos precisa se tornar a sua prioridade. Somente assim, você ganhará o conhecimento que precisa para dar o grande passo da sua vida e ser capaz de ganhar mais trabalhando menos.

A importância de eliminar da sua vida o hábito da procrastinação

Você é capaz de traçar todo o sucesso ou fracasso da sua vida através do hábito. Ou seja, é o que você faz no seu dia a dia que determina, em grande parte, as suas conquistas. Quem tem o constante hábito de procrastinar, produz menos e, como consequência disso, ganha menos.

Na vida temos hábitos bons e ruins. Os que vão nos trazer benefícios à longo e curto prazo, e aqueles que irão apenas prejudicar nosso corpo, nossa produtividade, e nossa vida como um todo.

Pensando nisso agora, quais são os hábitos que você quer eliminar da sua vida e quais você quer manter?

A rotina de estudos que estamos propondo nesse texto te ajudará a criar um hábito produtivo e poderoso para as suas realizações profissionais e pessoais. Mas, se a sua maior dificuldade ainda é o hábito da procrastinação saiba que com empenho você pode eliminá-lo.

É possível eliminar o hábito da procrastinação?

Tanto os bons quanto os maus hábitos se formam através da repetição. Em algum momento da sua vida, você criou o hábito de procrastinar, pois ele te deu uma “sensação boa” naquele momento.

Mas, o que você não aprendeu foi a agir apesar dos seus momentos de preguiça.

É claro que existem momentos em que estamos cansados ou desanimados e queremos apenas deitar na cama e rolar o feed das redes sociais. O problema é que você pode estar perdendo um tempo precioso da sua vida fazendo algo que não agrega em nada no seu futuro.

Procrastinar é perder tempo e dinheiro
Procrastinar é perder tempo e dinheiro

Por isso, a maneira mais simples de eliminar a procrastinação é não lutar contra ela, mas substituir por boas rotinas que beneficiem sua vida.

É claro que é fácil falar em substituição quando se pode dar uma infinidade de desculpas para não fazer o que você precisa fazer.

Entenda que seu tempo é um recurso finito. Cada minuto gasto em uma tarefa é menos um minuto da sua vida. Então, por que gastar seu tempo fazendo algo que não é importante e que não vai te agregar em nada?

Quando nós falamos aqui em estabelecer metas, foi para te ajudar a enxergar o que é importante na sua vida e fazer algo a respeito. Somente desta forma é que você irá estruturar uma rotina diária em busca da realização delas.

Para eliminar a vontade de procrastinar, tenha em mente os minutos preciosos de vida que você tem. Use uma parte desse tempo para se esforçar pelas suas metas, trabalhando para consolidar os bons hábitos e procrastine no seu tempo livre com mais criatividade e mais estímulos. Como por exemplo, ler um livro, ver um bom filme, desenhar ou escrever.

A força do hábito aplicada hoje

O pensador e filósofo chinês Confúcio disse certa vez: “É mais fácil vencer um mau hábito hoje do que amanhã”.

Mudar um mau hábito não é uma atitude radical, como muitos pensam. É uma forma de adequar sua realidade cotidiana com aquilo que você mais quer.

E agora que você entendeu como se forma um hábito, entendeu como trabalhar para consolidar uma rotina de estudos que pode mudar a sua vida e, de fato, te ajudar a ganhar mais trabalhando menos, é hora de dar o primeiro passo e partir para a ação. Afinal, a única pessoa que pode mudar sua vida é você mesmo.

Só você pode ser o herói da sua história
Só você pode ser o herói da sua história

A Dualpixel é uma escola com cursos voltados para a mídia impressa e digital. Se você já trabalha na área de mídia impressa, é um entusiasta ou gostaria de ampliar sua área de conhecimento com um curso de qualidade que irá te dar um conhecimento de valor, a Dualpixel é para você.

Na Dualpixel são realizados treinamentos presenciais e online sobre Produção de eBooks, Publicações Digitais para HTML5, App Editoriais, Sites com Adobe Muse CC, Tratamento de Imagens com Photoshop, entre outros cursos do Adobe Creative Cloud, conheça a lista completa de cursos aqui.

Além do mais, nossos cursos online, do programa Dualpixel Academy, se adequam aos seus horários e suas necessidades, e são pensados de forma que estudar seja um hábito na sua vida.

Ainda tem dúvidas? Conheça 7 bons motivos para estudar na Dualpixel Academy, e não espere para dar o primeiro passo amanhã, quando você pode dá-lo hoje.

COMPARTILHAR:
,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

Deixe uma resposta