Adobe DPS V31: foco nos periódicos

Adobe DPS V31: foco nos periódicos

A plataforma DPS não nega suas origens. Sabe-se que o DPS foi inicialmente projetado para atender edições periódicas, tanto que seu primeiro nome era Digital Publishing Magazine. Hoje conhecemos o potencial da plataforma para praticamente qualquer tipo de peça gráfica. Contudo, nesta atualização os editores de periódicos, em especial, ganharam novos e interessantes recursos para melhor atender seus leitores. Vamos aos principais deles:

Nova banca para apps com assinatura

Um novo visual para apps que rodem em iOS 7 permite destacar a edição mais recente. Recurso muito bem vindo disponível para usuários de iPad e assinantes da publicação. Tablets na versão iOS 6 continuarão visualizar a interface padrão em grid.

libraryDPS31

Tudo remoto: publicação, notificação e download

Já há algumas versões é possível agendar a publicação do folio. Item especialmente útil para os periódicos (figura 1). Semelhante recurso foi colocado nas notificações personalizadas, que além de agendar o envio do texto, pode (e deve) ser sincronizado com a publicação do folio (figura 2).

scheduled_publish
Figura 1 – Painel de publicação do folio.

iphonepainel
Figura 2 – painel de agendamento da notificação e exemplo de notificação no iPhone.

O recurso de notificação possui interessantes refinamentos como a possibilidade de filtrar o tipo de público que irá receber o texto [usuários de iPad; iPhone; que não tenham acessado o app há mais de um mês; e baseado numa lista de devices], além de permitir executar uma ação pelo clique do usuário sobre a notificação [iniciar o app; abrir a banca do app; iniciar um hyperlink externo, como uma página da web]. Na versão 31 temos um refinamento especial neste item: abrir uma seção do folio pela notificação. Agora leitores que tiverem interesse pela matéria da chamada podem começar a ler com apenas 1 clique (figura 3).

notifications_deeplink
Figura 3 – painel de notificação habilitado para ativar uma seção do folio.

E complementando esse poderoso recurso, a versão 31 traz a função de agendar o download do folio diretamente no device do leitor. Assim podemos otimizar o fluxo de publicação integrando três ações importantes – publicação; notificação e download do folio (figura 4).

backgound-notification
Figura 4 – painel para configurar o download automático. Recurso habilitado para apps com newsstand.

Ainda mais produtividade com Alternate Layouts

No lançamento do CS6 um dos recursos que mais chamou a atenção foi o Alternate Layout. Em conjunto com o Liquid Layout mudou radicalmente a produção das publicações digitais, permitindo maior controle na produção de layouts verticais e horizontais.
Contudo, havia uma limitação importante no uso do Alternate Layout. Não era possível produzir um arquivo folio pelo comando importar, limitação essa que foi removida, nesta versão, através de uma nova estrutura de sidecar.xml, que inclui o caminho do arquivo indesign. Mas tenção, não podemos mesclar as opções de importação – multiple articles e sidecar.xml. A nova versão do sidecar.xml permite importar arquivos de indesign com alternate layout; arquivos usando o padrão de nomenclatura _v e _h e arquivos em HTML.
Baixe aqui o gabarito do sidecar.xml

import

Aviso aos navegantes

Melhorias nos apps Android e Windows 8. A versão nativa do app Android agora se aproxima um pouco mais da versão iOS com suporte a maioria dos recursos interativos do folio overlay – ainda ficaram de fora panoramas e áudio em background.

Suporte ao indesign CS5/CS5.5. A próxima versão do DPS – V32 não terá suporte apenas para indesign CS6 e superior. O painel Folio Builder irá solicitar a atualização do software. Contudo, a produção dos recursos interativos continuam valendo pelo painel Folio Overlay.

COMPARTILHAR:
, , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta