Apple é condenada por conspiração sobre ebooks

Apple é condenada por conspiração sobre ebooks

Apple é condenada por conspiração sobre ebooks

Julho não foi um bom mês para a Apple. Além do lucro menor e de um ataque ao seu site para desenvolvedores, a empresa foi considerada culpada pela Justiça dos E.U.A por conspiração para inflar os preços de ebooks na época do lançamento da iBookstore, em abril de 2010, quando Steve Jobs ainda estava no comando.

O governo americano acredita que a Apple coagiu as editoras a aumentarem os preços de seus ebooks como uma tentativa de mudar o modelo de negócios da indústria e enfraquecer a posição da Amazon no mercado. “Os autores mostraram que a Apple conspirou para elevar o preço dos livros eletrônicos com várias grandes distribuidoras americanas”, afirmou a juíza Denise Cote na decisão. A multa da Apple por violar a legislação antitruste será fixada em um novo julgamento.

De acordo com a acusação, a Apple combinou com as editoras a mudança do modelo de venda que na época, com o mercado dominado pela Amazon, novidades e best-sellers custavam 9,99 dólares. Pelo novo sistema, os preços dos livros mais vendidos passaram a variar entre 12,99 a 14,99 dólares, com 30% de comissão para a Apple.

Conforme fechavam acordo com a empresa fundada por Steve Jobs, as editoras passaram a pressionar a Amazon a adotar o mesmo modelo. Segundo alegou o governo americano, a Apple foi o “cérebro” de uma conspiração que a indústria editorial organizou contra a Amazon, algo que custou aos consumidores centenas de milhões de dólares.

Cinco editoras, a Hachette, Penguin, Random House, Harper Collins e Simon & Schuster, tiveram de pagar multas de cerca de 168 milhões de dólares até o momento e especula-se que a Apple será obrigada a desembolsar 500 milhões por ser considerada a líder da conspiração.

As editoras citadas fizeram acordos, mas a Apple decidiu apelar da decisão, insistindo que não admite ser acusada de algo que não fez. Julgamentos separados serão realizados no futuro para determinar o quanto cada empresa deve pagar aos usuários.

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta