Biblioteca virtual e gratuita!

Um bom ebook não tem de ser, necessariamente, em EPUB. Embora as vantagens do formato sejam inegáveis – como a adaptação automática às diferentes telas e seus respectivos tamanhos -, um PDF bem feito sai melhor do que a encomenda. E, aí, é bom pôr mãos à obra e ativar seus mouses em direção às páginas de download das Bibliotecas Públicas Virtuais.

Os fãs do primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) conta até com uma biblioteca em megabytes todinha para chamar de sua – graças a uma iniciativa do Ministério da Educação pelos centenário de Machado de Assis. Lá é possível baixar, em PDF, a obra completa do escritor e conhecer um pouco de sua história. Quem quiser, acha até as correspondências de Machado de Assis – desta vez, no site Domínio Público, também do MEC.

Domínio Público é o oásis dos novos (e duros) leitores, com mais de 180 mil obras à disposição gratuitamente. Para quem ainda suspeita do potencial dos livros digitais – e dos tablets e companhia -, já foram feitos mais de 30 milhões de downloads de livros diversos pelo site do MEC.

A Divina Comédia, de Dante Alighieri (devidamente traduzida) – é o beste seller online, com quase 2 milhões de downloads. Em seguida vem Pero Vaz de Caminha e Luís de Camões. Não há por que se preocupar com o idioma: o site oferece 16 opções – de latim a sânscrito! –, incluindo, obviamente, versões em português. Entre os escritores brasileiros, além de Machado, há uma infinidade, desde Raul Pompéia, João do Rio, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Olavo Bilac. Há ainda Oscar Wilde, Eça de Queiroz e muitos outros.

Alguns estados também investem em bibliotecas virtuais próprias, como é o caso do Amazonas. Lá é possível encontrar preciosidades como o “Almanaque do Amazonas para 1908”, obra recheada de informações sobre a Manaus do início do século XX, com direitos a fotos e informações gerais da cidade. Em São Paulo, a iniciativa ficou a cargo da editora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que disponibilizou gratuitamente 120 títulos acadêmicos em formato digital. Em menos de dois anos, já foram feitos quase 100 mil downloads – mais de 130 por dia!

Alguma dúvida sobre o sucesso dos ebooks por aí?

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta