Designer, você, comete este erro na diagramação dos seus projetos?

Texto. Matéria-prima principal para qualquer publicação. E como você vem cuidando do texto justificado no Adobe InDesign?

O painel de alinhamento do InDesign oferece várias opções sendo a justificação com última linha alinha à esquerda a escolha mais tradicional para longas massas de texto.

Cada texto é criado de uma forma, mas a sua reprodução deve buscar sempre tornar a leitura agradável. Uma massa de texto legível reúne características de comprimento de linha médio, espaçamento horizontal equilibrado, entre letras e palavras, com um tamanho de corpo adequado para o tipo de publicação e leitor.

Para olhos pouco treinados a imagem acima não irá destacar as diferenças no espaçamento horizontal do texto. O InDesign nos ajuda bastante na tarefa de atingir a massa de texto ideal, primeiro identificando as áreas críticas no texto, com violações de espaçamento, para mais ou para menos. Confira na imagem abaixo

Para ativar o marcador de texto amarelo acesse o painel Preferências > Composição > Violações H&J (H&J refere-se a hifenização e justificação 😉).

Agora ficou tudo mais claro! Mas, identificar o problema é apenas o primeiro passo. A configuração padrão de justificação do InDesign não oferece muitos recursos para um ajuste fino do espaçamento horizontal em textos justificados.

Aprenda agora como melhorar a formatação dos textos justificados.

Afinal, como justificar um texto no InDesign sem buracos

Ativar o marcador amarelo, nas preferências, é uma ótima forma para nos chamar a atenção sobre as áreas mais críticas, porém não expõe por completo o verdadeiro problema, que está na irregularidade dos espaços entre letras e palavras. Compare as imagens abaixo e note a diferença entre os espaços.

Para atingir o resultado otimizado é preciso alterar as configurações de Justificação, de preferência, no estilo de parágrafo do texto.

A Justificação padrão, do InDesign, não permite quase nada de ajuste, note os campos de Espaçamento entre letras todos zerados.

Para evitar (e até eliminar) os buracos que se formam numa massa de texto justificada precisamos alterar esses valores. Minha recomendação é aumentar o range de atuação do InDesign, permitindo que o software realize as compensações necessárias para cada linha do texto. Para isso, reduza os valores de Mínima e aumente os valores de Máxima, a coluna Desejada recomendo deixar como está – 100% – 0% – 100%.

Com esses novos valores o InDesign conseguirá ajustar o texto evitando grandes diferenças no espaçamento das linhas.

Trabalhando desta forma perceba que o uso dos ajustes de tracking serão menos frequentes.

Confira uma outra variação para esse ajuste, mais arrojado, permitindo ao InDesign alterar a largura do texto.

Ao informar o valor Mínimo de 98% e o Máximo de 102%, não significa que todo texto será “distorcido” na largura. Na verdade, permitimos que o InDesign em áreas mais críticas (tipo colunas de texto estreitas) aplique um ajuste na largura do texto em 2% para mais ou para menos. Considerando um corpo de texto de 11pt, essa mudança individual no caracter é imperceptível, mas que somado a todo parágrafo traz resultados excelentes para uma massa de texto perfeita!

Bônus – Hifenização

Para assegurar a qualidade de um texto justificado outro item muito importante é a hifenização. Tenha sempre o cuidado de aplicar o dicionário correto no estilo do texto, esse é o ponto de partida da hifenização.

Em relação aos ajustes do painel há várias possibilidades, e os valores que controlam a hifenização estão diretamente relacionados a largura das caixas de texto. Mas, isto é assunto para outro artigo 😉

Por agora, fique com essa opção clássica de hifenização. Preste atenção para manter desmarcadas as opções de hifenizar última palavra e hifenizar em colunas


Se você quer aprender mais sobre como Diagramar com Adobe InDesign de forma clara e didática, sem enrolação, então você achou o curso certo!

Neste curso ONLINE e GRATUITO você terá acesso a aulas detalhadas para extrair o máximo possível do InDesign.

Confira abaixo o tema de cada aula:

  • Aula 1 – Como definir o Grid para um projeto
  • Aula 2 – Importe textos do Word sem sujeira
  • Aula3 – O segredo da massa de texto perfeita – Justificação
  • Aula 4 – Quando hifenizar é inevitável
  • Aula 5 – Recursos avançados com estilo de parágrafo
  • Aula 6 – Formatando uma página completa com 1 clique
  • Aula 7 – Combine estilos de Parágrafo e Objeto
  • Aula 8 – 3 formas de aplicar colunas + Script
  • Aula 9 – Domine a criação de Listas no InDesign CC 2019 (Recurso Novo) 
  • Aula 10 – Legendas Automáticas
  • Aula 11 – Conheça o Poder das Expressões Regulares – GREP
  • Aula 12 / Parte 1 – Criação do Sumário e Uso do Preflight (Fechamento de Arquivos)
  • Aula 12 / Parte 2 – Comentários do PDF no InDesign CC 2019 (Recurso Novo)

Está esperando o quê? Cadastre-se no link e comece agora mesmo sua trajetória para diagramar como um Adobe Certified Expert!

#AprenderÉParaTodoMundo

COMPARTILHAR:
, , , ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

Deixe uma resposta