Quer manter seus colaboradores longe do Facebook, Twitter e outros?

Controle o acesso ao conteúdo web nos tablets!

Controle o acesso ao conteúdo web nos tablets!

Para algumas empresas, os tablets tem aumentado a produtividade dos funcionários, mas outras estão tendo dificuldades em manter seus colaboradores longe do Facebook, Twitter e outras plataformas web. Se isso está acontecendo com você, não se preocupe! Temos cinco dicas para que sua empresa continue lucrando sem ter problemas maiores com relacionamentos ou gastos desnecessários.

1. Whitelist / Blacklist

Se seus funcionários precisam usar aplicativos de terceiros, então uma boa forma é selecionar o que pode ou não ser usado. Você pode fazer isto através do Whitelist / Blacklist que permite o acesso a determinadas aplicações (lista branca) e bloqueia o acesso a outras (lista negra).

É um recurso muito comum, no entanto, ele é oferecido por inúmeros Mobile Device Management (MDM) e tem diversos Mobile Apps Management (MAM), inclusive, Good Technology, XenMobile da Citrix, Sophos, AirWatch, o Kaspersky Security for Mobile, Amtel e Absolute Manage MDM.

2. Restringir o acesso ao Google Play ou App Store da Apple

Se você acha que sua equipe está baixando aplicativos desnecessários na App Store ou Google Play, existe uma maneira bastante radical de lidar com isso: cortar o acesso a todas as lojas de aplicativos completamente.

Good Technology’s Mobile Manager e o AirWatch’s Enterprise for iOS são duas soluções adequadas para fazer isso em tablets. O AirWatch’s é capaz de bloquear as compras in-app, sendo uma forma muito útil para você permitir o acesso a lojas de aplicativos de terceiros, mas evitar custos desnecessários.

3. Desativar o roaming de dados

É um desafio para os gerentes de TI permitirem o roaming de dados em iPads, tablets e até na plataforma da Microsoft no ambiente de trabalho. Usar o roaming de dados ajuda muitíssimo na comunicação entre empresa e funcionários, inclusive com os que trabalham externamente. Os colaboradores são capazes de se comunicar de volta com o escritório via e-mail, skype ou message, por exemplo.

Porém, o custo pode ser muito alto para a empresa. Os custos de roaming podem variar muito dependendo do contrato, especialmente no exterior. Além disso, muitas vezes as empresas nem sabem se este mecanismo está sendo utilizado de forma responsável.

Desabilitando o roaming de dados, você não será a pessoa mais amada entre os colaboradores, mas vai evitar que conteúdos inadequados sejam baixados no período do expediente e pode diminuir, consideravelmente, seus custos.

4. Gerenciar como e quais páginas web são usadas

Se você acredita que acessar o Facebook, por exemplo, durante o expediente pode atrapalhar a produção da sua equipe ou é inadequado no ambiente de trabalho, existem alternativas para bloquear o acesso a essas páginas completamente. Mas antes de tomar qualquer atitude drástica, aconselhamos que você faça uma pesquisa prévia para verificar quais páginas são mais visitadas durante o horário de trabalho.

Se realmente estiver disposto a conquistar muitos inimigos, existe o PhoneSheriff para iPads e tablets que custa $ 49,95 em qualquer App Store. Ele registra todo o histórico na web, como as fotos tiradas pelo dispositivo, e-mails e registros telefônicos e os aplicativos que foram instalados e abertos. Os usuários registrados podem entrar em qualquer outro computador para verificar como os dispositivos estão sendo usados.

5. Bloquear o tablet com apenas um aplicativo

Se você realmente não confia em seus funcionários é melhor não entregar um tablet para eles, mas se não tiver nenhuma outra opção, você pode configurar o iPad ou tablet para utilização de apenas um aplicativo.

A solução Meraki vende a promessa de bloquear o dispositivo iOS em um modo chamado de ‘kiosk’, ou seja, apenas um aplicativo será usado naquele iPad ou iPhone, desativando inclusive, a tela inicial do aparelho. No entanto, o desenvolvedor do software o promove como sendo ideal para varejistas, facilitando o uso em PDVs e para a educação, ajudando os pais a controlarem os acessos das crianças na internet.

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta