Dica do dia - Apps de Culinária

Dica do dia: Apps de culinária

Revistas e livros de receita são a sensação do mercado de aplicativos e de ebooks

Em tempos de ebooks, anúncios do fim do livro impresso jorram diariamente na internet. E um dos potenciais responsáveis por isso, segundo os arautos do apocalipse gutemberguiano, são os livros de culinária. Fácil imaginar o motivo, afinal, por que alguém não gostaria de contar com todas as informações de ingredientes integradas a fotos de excelente resolução e até vídeos demonstrativos? Um dos indícios da relevância deste setor no mercado editorial foi a notícia do Digital Book World: a partir do ano que vem, o James Beard Foundation – mais importante prêmio para livros de cozinha dos Estados Unidos – vai aceitar inscrições de obras no formato digital.

Por isso, é bom ficar de olho no que de melhor vem sendo feito por aí entre os aplicativos do ramo. Um tema, portanto, bastante pertinente para estrearmos nossa seção de dicas de aplicativos, ebooks e afins, que você poderá conferir semanalmente aqui no Dual Pixel. Abaixo listamos alguns aplicativos para Android, muitos deles, porém, disponíveis também na Apple Store.

Aqui no Brasil, este mercado de imenso potencial já começa a ser explorado (ainda que de forma incipiente) por grandes empresas, como a Editora Abril e a Nestlé que lançaram, respectivamente, os aplicativos “Receitas fáceis – M de Mulher” e “Nestlé Receitas”.

O da Nestlé é, por sinal, o primeiro app brasileiro para Android voltado para este segmento. Ele possui apenas funções elementares, como busca por receitas, armazenamento das preferidas, além de oferecer uma ajudinha na lista de compras. Já editora Abril lançou o aplicativo Receitas Fáceis, com dicas selecionadas pela equipe que produz a revista M de Mulher. São 300 pratos no app gratuito. O diferencial é que os editores trabalharam com nutricionistas, culinaristas e cozinheiras profissionais na criação e seleção de cada receita. Inclui tempo de preparo, nível de dificuldades e até quantidade de calorias.

Por falar em calorias, vale conferir o Tecnonutri, que exalta a ideia da “tecnologia a serviço da nutrição”. Este app é um assistente pessoal de dieta, prático e fácil para se consultar no seu smatphone ou tablet. Você monta o seu perfil, descobre seu Índice de Massa Corporal e, assim, ganha um nutricionista personalizado dando dicas do que comer e a que horas, de acordo com suas metas. Possui ainda os valores nutricionais de mais de 2 mil alimentos. E você ainda pode acompanhar seu progresso registrando pesagens, com direito a gráficos de desempenho para ficar na medida certa.

Já para quem não está muito preocupado com a balança, vale conferir o Sabores do Brasil. Este ótimo app traz um guia com a melhor culinária de cada estado brasileiro, do Acre ao Rio Grande do Sul. Inclui lanches, acompanhamentos, pratos, bolos, salgados e por aí vai. Vale também conferir o iCozinhar (app pago). Trata-se de uma série de aplicativos disponível em português e inglês com dicas de receitas italianas, brasileiras, espanholas, marroquinas, enfim, das cozinhas mais distantes de você. O iCozinhar Saladas, por exemplo, destaca diferentes pratos para os usuários mais saudáveis. E quem gosta mesmo é de botequim, não pode perder o Receitas de boteco, que traz uma série de receitas de comidinhas, porções e bebidas para a turma se esbaldar na cozinha (e no copo).

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta