Produtividade com InDesign CS6. Como viver sem scripts?

Produtividade com InDesign. Como viver sem scripts e plugins?

Depois de conhecê-los você se pergunta: como conseguir trabalhar por tanto tempo com Adobe InDesign, sem usar esse script ou plugin? Muitas vezes é paixão à primeira vista, ou melhor, ao primeiro uso! Agora, aquela tarefa chata e demorada é realizada em poucos minutos.

Muito bem, como apaixonado por scripts e plugins, compartilho com vocês uma seleta lista de diversos recursos para otimizar e facilitar a realização de nossos projetos. Para começar, vamos conceituar script e plugin e explicar como podem ser instalados. E claro, todos funcionam na versão CS6 e superiores!

O que é um Script?

Script é uma lista de comandos que podem ser executados com ou sem a interação do usuário. Os scripts para aplicativos são mais relacionados aos eventos de rotina, como importar, converter, exportar, entre outros. Alguns chegam a oferecer tarefas mais complexas. Arquivos de scripts usam a extensão .js ou .jsx

Instalação dos Scripts

A forma mais simples de instalar um script é acessando o o painel pelo Menu Windows > Utilities > Scripts. E com botão direito do mouse sobre o item User do painel, clicar em Reveal in Finder (ou Reveal in Explorer, se você está no PC). Depois disso, basta colar o script dentro pasta Scripts Panel.

E o melhor, nem precisa reinicializar o InDesign. Seus scripts já estão prontos para uso! Veja na imagem abaixo

Mas se preferir confira o local da pasta Scripts Panel em cada sistema operacional.

No sistema Windows, os cripts devem ser instalados na pasta Arquivo de Programas/Adobe/InDesignCCx/Scripts/Scripts Panel. Na plataforma Mac o caminho é semelhante Applications : Adobe InDesignCCx : Scripts : Scripts Panel.

 

O que é um Plug-in?

Utilitário que adiciona ou melhora os recursos do software, possibilitando realizar tarefas e funções mais específicas no InDesign. Existem vários desenvolvedores que criam praticamente mini aplicativos que aumentam em ‘muito’ as funcionalidades do nosso software de editoração preferido.

Instalação de Plug-ins

As dicas para download de plug-ins devem ser instaladas, no sistema Windows, acessando a pasta Arquivo de Programas/Adobe\InDesignCSX\Plug-ins.

Na plataforma Mac o caminho é semelhante Applications : Adobe InDesignCSX : Plug-ins.

  1. SplitStory / BreakFrame – E para começar vamos dar uma dica dupla: dois scripts muito úteis e já inclusos na paleta Script do InDesign desde a versão CS3. SplitStory quebra o encadeamento de frames de texto mantendo o conteúdo de texto em cada um. Não importa quantos frames e em quantas páginas o texto esteja distribuído, basta selecionar um quadro – ferramenta de seta preta – executar o script e todos os frames estarão isolados.
    Se você não precisa de uma solução tão radical, talvez o BreakFrame seja suficiente. BreakFrame retira do encadeamento somente do(s) frame(s) selecionado(s), sem correr em nada o texto. Ambos perfeitos!
  2. Auto_create_p_c_styles cria estilos de parágrafo e caracter para textos sem marcação de estilos. Inclui a família da fonte e todo tipo de estilo: bold, semibold, itálico, entre outros.
  3. Text-Stitch – versátil recurso para encadear todas as caixas de texto do documento. Também permite encadear apenas a página – spread ou as caixas selecionadas. Produzido pela empresa Rorohiko. Saiba mais

  4. LayoutZone – Excelente script que permite compartilhar alguns elementos da página, ou todo o seu conteúdo, com outro usuário. Ideal para diagramadores e pequenas equipes de trabalho colaborativo. Após o download, descompacte o script e copie a pasta LayoutZone para a pasta Scripts do InDesign. Não a coloque na pasta Scripts Panel, esse script é executado a partir do menu Edit, e não aparece no painel Scripts. Saiba mais

  5. Release Any Anchor – quebra a ancoragem de todos os elementos, objetos e imagens. Basta selecionar um objeto ancorado e executar o script, imediatamente, todos os documentos serão retirados da caixa de texto.
  6. Smart Cell Merge – quando o assunto é tabela, esse script é show! Permite mesclar células de linhas e colunas separadamente. Por exemplo, selecione 20 linhas com três colunas, execute o script e tenha as células das três colunas mescladas sem perder as linhas. Saiba mais

  7. HurryCover – excelente script para produção de gabaritos para capa de livros. A partir de uma interface limpa e agradável, você pode configurar tudo que precisa: formato, lombada, sangria, dobras, orelhas. Muito bom! Saiba mais

  8. GREP Editor – Exibe uma caixa de diálogo para produção do código GREP. Permite carregar linhas de GREP prontas e envia direto para o comando FInd/Change. Também é possível realizar a busca pelo próprio diálogo do script. Saiba mais

Aqui estão todos os scripts dessa lista para você baixar e começar a usar agora em seus trabalhos! Eles estão em uma pasta do Dropbox.


Fique atualizado, assine nosso informativo sobre midia impressa, digital e web

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

2 comments

  1. O link está off

    1. Salve, xará
      Estão disponíveis os scripts para baixar. Atualizei o artigo sobre a parte de como se instalar um script

      Abs

Deixe uma resposta