folio-browser

digital publishing suite versão 25

digital publishing suite versão 25

adobe-digital-publishing-suite2O Adobe Digital Publishing Suite chegou a versão 25 com algumas novidades interessantes. A principal e mais visível esta na própria interface da biblioteca (banca) para App Multifolios. No geral a interface ficou mais simples, sem botões à vista e com total destaque para a capa dos Folios (edições). Acho que ficou simples por demais, pois não exibe de imediato, a informação de venda ou gratuito das edições. É preciso clicar na capa para saber.  A nova interface é obrigatória a todos os apps na versão 25.

 

dps25-1

Em minha opinião nessa mudança a principal vantagem esta na facilidade de remover os fólios, que ficou com uma usabilidade semelhante ao do iBooks, com o detalhe de exibir o pesode cada folio – informação praticamente inacessível até esta versão. Antes era preciso acessar o portal acrobat.com para ter acesso ao peso de cada folio.

dps25-2

Multiplataforma

Tornar o folio cada vez mais acessível por diferentes devices é um esforço notório da Adobe, mesmo que a passos lentos podemos notar melhorias a cada versão. Nesta o suporte a plataforma Amazon – Kindle Fire foi melhorada, bem como a visualização via WebViewer ganha forças para se tornar um canal de distribuição para os desktops.

Hoje o acesso ao conteúdo no formato folio pelos browsers suporta todos os recursos interativos do FolioOverlay, mas está disponpivel apenas por compartilhamento via facebook e twitter. O próximo release aponta melhorias nesse quesito podendo-se construir versões dedicadas para browsers/desktop. É aguardar para saber…

Venda

Outro recurso que muda a relação das editoras e leitores é a opção Free Latest Retail Issue. Esta função habilitada permite o download automático da última edição quando o usuário abre o App pela primeira vez. Uma boa oportunidade de oferecer uma degustação do conteúdo vendido e atrair mais assinantes ou leitores. Para os “espertos” de plantão não adianta deletar o App e instalar novamente, pois você terá acesso ao mesmo folio (edição) do primeiro acesso.

Aprenda a habilitar esta e outras novas funcionalidades de navegação nos apps produzidos com DPS no curso Publicação para AppStore.

Android e outras plataformas

Sempre relegada a segundo plano, a plataforma Android, ganhou um recurso muito bem vindo. Local Storage. Agora é possível criar formulários e campos de texto com armazenamento local e envio por email dentro do folio, como funciona no IOS. Ainda estão presentes no roadmap do DPS para futuras atualizações suporte ao Win8 e sua loja de apps, bem como a volta do BlackBerry, com o tablete PlayBook.

Aprenda como incluir conteúdo com Local Storage no curso Interatividade com InDesign e HTML5, entre outros recursos interativos.

Rede Social

Para usuários do IOS6 que cadastraram a conta do Facebook no iPad podem compartilhar seções do folio sem precisar logar novamente.

Navegação

Existem pequenas mudanças na exibição das barras de navegação entre outras funções que ajudam a leitura do conteúdo no tablet. A principal delas, nesta versão, está na ausência do ícone de sumário na horizontal – canto superior direito. Nesse sumário que são exibidos os principais campos de metadados das seções é, agora, acessado via a barra inferior – scrubber.

folio-browser

 


Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

 


COMPARTILHAR:
, , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta