O Youtube também é cultura

Educação com o Youtube Edu

Educação com o Youtube Edu

Segundo o estudo Comscore, o Brasil é o segundo maior país em número de usuários do YouTube e é o nono produtor de conteúdo em todo o planeta para a plataforma de vídeos. De 2011 para 2012, o consumo de vídeos no país cresceu 18% e o Youtube é hoje a segunda maior plataforma de buscas, depois é claro, do Google.

Com esta ascensão da ferramenta, educadores começaram a produzir conteúdos para engajar os alunos e criar maneiras mais interativas para incentivar o estudo fora da sala de aula. Um dos principais exemplos deste novo cenário é o canal Youtube Edu criado em uma parceria do Google com a Fundação Lemann. Por enquanto, o canal conta com vídeos segmentados em Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física e Biologia para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio feitos por diversos usuários da rede e selecionados graças à curadoria de professores especialistas.

Veja abaixo cinco dicas para utilizar o Youtube Edu.

Como utilizar o melhor do Youtube Edu

1. Escolha os vídeos de acordo com a disciplina e com os grandes temas. A plataforma separa, na coluna à esquerda, os vídeos de cada uma das matérias. História e Geografia ainda não são contempladas no canal. Como não há classificação dos vídeos por série, utilize o currículo da sua escola ou os PCNs para fazer uma busca por palavras-chave e encontrar os vídeos mais adequados para os seus alunos.

2. Na coluna à direita, você pode encontrar os canais relacionados ao Youtube Edu, com vídeo-aulas dessas e de outras disciplinas, além de canais de vídeo dedicados ao Ensino Superior, que tratam de temas transversais e ajudam a capacitar educadores para o uso de outras ferramentas – como o Photoshop, por exemplo.

3. Para receber as atualizações do canal periodicamente, clique em inscreva-se e o Youtube Edu sempre aparecerá para você. Além disso, você passa a receber as novidades do canal por e-mail, semanalmente.

4. Também é possível ser um educador parceiro da plataforma, clicando em Faça parte do Youtube/Edu. Assim, você vai ajudar a produzir os vídeos ou a fazer a curadoria dos conteúdos.

5. Na aba discussão, comente e fique ligado nos comentários de outros educadores. Você pode encontrar professores da mesma área e trocar experiências ou materiais de referência.

Fonte: Instituto Claro

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta