iBooks Author adiciona suporte para ePub 3

iBooks Author 2.3 adiciona suporte para ePub 3

Há quase cinco anos, trabalho com produção e treinamento sobre o formato ePUB. Portanto, costumo acompanhar de perto o desenvolvimento do mercado de eBooks. Por isso, fiquei entusiasmado ao saber do novo recurso do iBooks Author, que permite a criação de eBooks compatíveis com ePUB 3. Isso significa que os autores podem – do início ao fim – criar livros com maior controle no layout, incluindo imagens, galerias, vídeos, e publicá-los no padrão ePub 3,

O painel template, do iBooks Author, exibe dois tipos de projetos. O nativo do programa – iBooks (Landscape ou Portrait) e uma nova opção – ePUB.

ibooks-author-epub3

O ePub 3 é um formato aberto desenvolvido pela IDPF, e não sendo propriedade da Apple. Você, também , não precisa distribuir (vender) o seu livro em formato ePUB 3 pela iBooks Store. Diferente dos projetos que utilizam o formato .ibooks.

Combine esse recurso com a já disponível importação do formato ePUB para o iBooks Author, e você pode usá-lo, essencialmente, para qualquer parte do processo de ePub. Você pode editar o ePub em outros aplicativos e trazê-lo de volta para iBooks Author. Você pode começar no InDesign, exportá-lo, e em seguida, trazê-lo para o iBooks Author para adicionar um item interativo. Seja qual for o seu fluxo de trabalho, o iBooks Author agora está bem mais flexível.

A Apple oferece uma ferramenta gratuita para ajudar qualquer pessoa a criar ebooks, mesmo sem nenhum conhecimento de HTML, CSS ou JS.

 Claro, há limites

Para construir um livro compatível com formato ePub, o primeiro passo é escolher um modelo ePub, como demonstrado na imagem anterior. Tenha em mente que nem todos os recursos do iBooks Author estão disponíveis nesse modelo. Veja na imagem abaixo o comparativo.

 ibooks-author-epub3-2

Mas isso é ainda um passo incrivelmente alto para um editor de eBooks WYSIWYG: você pode adicionar imagens, slideshow, vídeo, fontes personalizadas, cabeçalhos, tabelas e conteúdo em HTML.

 Suporte ao iPhone

Outra melhoria, também, relacionada ao iBooks Author, está no supotre do leitor iBooks, a partir do iOS 8.4, aos arquivos produzidos pelo Author.  Antes arquivos no formato .iBooks eram limitados ao iPad e Mac, o que tornava audiência de quem optava por esse formato bem restrita.

 Conclusão

Em minha experiência no mercado encontrei poucos lugares utilizando o iBooks Author. Primeiro pela restrição da distribuição apenas no ambiente Apple, e segundo pela restrição do hardware – só funciona na plataforma Mac. Após essa atualização acredito que, ao menos, a primeira restrição será amenizada.

COMPARTILHAR:
, , , ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

6 comments

  1. Precisa validar antes de distribuir – validator.idpf.org

    Vou fazer um serie de artigos sobre ePUB – produção, visualização e distribuição. O tema ainda gera muitas dúvidas

    Abs

  2. Poxa que pena. Já fiz pelo Sigil porém quando subo para plataformas online dá erro.

    Bom, pelo menos o epub fica lindo no Ibook Author.
    Obrigado por esclarecer minhas dúvidas.
    Abs,

  3. Oi,
    É assim mesmo. Todo ePUB que passa pelo Author sai como layout fixo. Esses recursos são para ePUB padrão (fluído). Essa variação do fixo mantém a diagramação, fundos, etc. Por isso, não há esse tipo de ajuste, Faz sentido!

    Abs

  4. Olá Felipe, digo no leitor de e-book, no caso Ibook.
    Na hora de montar ele, escolhi a opção epub no Ibook Author. Não vi o opção de layout fixo ou “flexível”. Consigo reverter isso? Já vasculhei tudo :/

    Obrigado desde já.

  5. Olá, João
    Você diz ao abrir no leitor iBooks ou no aplicativo iBooks Author

    Essa função está disponível em alguns leitores de ePUB, como o iBooks. Mas se o seu ePUB é de Layout Fixo não terá acesso a esses recursos

    Abs

  6. Olá Felipe tudo bem?
    Ótimo artigo. Apenas uma dúvida: ao criar um arquivo formato EPUB, exportei tudo certinho. Ao abrir no Ibook, só consigo aumentar ou diminuir o tamanho da letra, não tem a opção de mudar a cor da tela (para ler a noite por exemplo, utilizo o background black).

    Tem alguma função que preciso habilitar pra isso ou ainda existe essa limitação?

    Obrigado!

Deixe uma resposta