InDesign: 10 anos de excelência

InDesign: 10 anos de excelência

A primeira vez que ouvi falar sobre o InDesign foi através da revista Publish (edição nro 40 – jan/fev de 1999), que trouxe a matéria “K2, o misterioso trunfo a Adobe”.

alt

Tudo bem que ele nem tinha o nome de InDesign ainda. A referência ao K2, não era pelo fato dessa ser a segunda montanha mais alta do mundo, mas sim por ser considerada a montanha mais difícil de ser escalada. Desafio para alpinistas experientes.

O começo

No inicio dos anos 90 a Adobe já detinha Know-how, no incipiente mercado de Desktop Publishing, sendo reconhecida por seus aplicativos para criação e edição de pixels e vetores, respectivamente Photoshop e Illustrator.

Faltava à linha de produtos da Adobe um elo que  fechasse a suíte de aplicativos gráficos – um software de layout de página. Nessa época havia dois produtos no mercado: PageMaker (Aldus Corp.) e QuarkXpress (Quark Inc.). O PageMaker protagonizou o marco da editoração eletrônica, em 1985, sendo o primeiro aplicativo de layout que possibilitou a divisão da página em colunas, importação de imagens e a aplicação de estilos em textos.

Já o QuarkXpress surgiu em 1987 com uma abordagem mais estruturada para composição do layout, diferente do PageMaker que trabalhava com alças de textos e imagens “soltas” pela página, no QuarkXpress designers e diagramadores “riscavam” seus layouts com uso de boxes de imagens e textos, soma-se a isso mais e melhores opções no controle de texto para chegarmos a história que todos conhecem.

Enquanto o QuarkXpress caiu no gosto dos profissionais de editoração, para produção de jornais e livros; o PageMaker ficou direcionado a desenvolver trabalhos mais comerciais, como folheteria em geral.

Por quase dez anos sob a tutela da Adobe, o PageMaker, teve uma inegável importância nesse período – completar a tríade de criação para mídia impressa da Adobe. Usuários se adaptaram as características – e limitações – do PageMaker, com seus pares Photoshop e Illustrator na produção dos mais variados layouts.

alt

Contudo a Adobe tinha pleno conhecimento que o PageMaker não poderia suprir as necessidades do mercado gráfico/editorial. Para atender as futuras demandas desses profissionais a Adobe teria que produzir uma ferramenta modular, que se integrasse facilmente com desenvolvedores de plug-ins e scripts. Foi sob esta ótica que nasceu o InDesign. Um software revolucionário, que supriu uma lacuna existente entre os aplicativos classificados de layout de página/finalizadores.

A comemoração

alt

Para celebrar os 10 anos de seu mais jovem aplicativo destinado à área gráfica/editorial a Adobe lançou um hot site, com dicas e truques sobre o InDesign. O destaque fica pela timeline que conta os principais acontecimentos relacionados com InD nesse período. Vale à pena conferir.

E não para por aí. Foi produzido um livro contando a história do InD disponível para download pelo site.

A certificação

alt

É gratificante acompanhar o surgimento de um novo aplicativo. Tive a oportunidade de trabalhar com InDesign desde a primeira versão e pude “convencer” muitos usuários de PageMaker e até de CorelDraw a experimentarem um novo ambiente na produção de layouts gráficos. Mais flexível, amigável e, principalmente, com recursos que imprimem sem conflitos.

E minha mais forte experiência com InD foi na implantação desse software no jornal OFluminense, em Niterói – Rio de Janeiro. Na época, 2003, a diagramação do jornal era realizada em PageMaker 6.0 e a migração para um novo aplicativo de layout necessitou de planejamento e organização.

Hoje, fico satisfeito em saber que o InD está na redação de jornais, escritórios e birôs espalhados por esse Mundo afora. Em especial, por ter obtido recentemente a certificação ACE – Adobe Certified Expert, em InDesign CS 4.

Para celebrar essa conquista compartilho dois sites que são excelentes fontes de informação sobre InD, essenciais para quem deseja obter a certificação também.

alt

The InDesigner

Para quem busca inspiração no uso do InDesign, o site The InDesigner – é a pedida. Assista pelos vídeo podcasts, Michael Murphy, utilizando recursos que você nem imagina existir no InDesign.

Com uma variedade de temas que atende desde o iniciante até o usuário mais avançado.

alt

InDesign Docs

Para uma leitura mais densa sobre o InDesign, Bob Bringhurst, membro da equipe de desenvolvimento Adobe para o InDesign – esse é o cara – mantém em seu blog – um análise mais aprofundada sobre os recursos do InD.

Adobe Creative Suíte 5

alt

O lançamento do Creative Suíte 5 já tem data marcada: segunda-feira, 12 de abril. Para divulgar o lançamento a Adobe criou um hot site com informações sobre os novos aplicativos e um relógio em contagem regressiva para a hora do lançamento.
 


Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta