InDesign CC 2014.1 – Novidades da Adobe Max para publicações digitais

InDesign CC 2014.1 – Novidades da Adobe Max para publicações digitais

Vamos animar!

A Adobe Max – Conferência anual da Adobe ocorreu de 3 a 7 de outubro, em Los Angeles. Durante o evento foram apresentadas novidades para todos os segmentos, em especial a web, com uma integração nunca vista antes entre o Photoshop e o Dreamweaver (mas isso é tema para outro post!).

Minha atenção está no nosso hub de publicações, também conhecido por, InDesign, que atingiu um outro nível na exportação de ePUB FXL – Fixed Layout. Agora sim! Temos as principais ferramentas de interatividade do InDesign – disponíveis desde a versão CS5 – sendo úteis para o formato ePUB. Está na hora de atualizar seus conhecimentos no uso de botões, controle de navegação, estados de objetos (MSO), vídeo, áudio, hyperlinks e (acreditem) animações!

painel-anima1
Adobe ressuscita o painel Animation. Com certeza esse painel vai ficar nos favoritos de sua interface.

Ao que parece o InDesign incorporou os recursos do Wallaby (utilitário para conversão do formato .FLA para HTML5 – até hoje apresento esse recurso em alguns treinamentos), contudo podemos fazer mais do que o Wallaby permite. Boa parte dos presets disponíveis no painel Animation são compatíveis para exportação e ainda podemos controlar a animação via painel Timing e comandos de botão! E por falar do painel Buttons, o suporte as ações está excelente e inclui: controles de navegação; controle de estados de objeto; áudio, vídeo; animações, entre outros.

painel-action1
Quanta evolução! Temos uma seção dedicada ao ePUB entre as opções de ação.

O suporte a hyperlinks de página e âncora de texto também foram incorporados nesta versão. Realmente me sinto produzindo um PDF interativo podendo utilizar grande parte dos recursos nativos do InDesign sem precisar recorrer a plug-ins e, melhor ainda, sem precisar editar código!!!

preview-epub

E para agilizar a produção podemos visualizar o comportamento dos objetos animados e botões diretamente pelo InDesign pelo novo painel de visualização – EPUB Interactivity Preview. Muito prático!

Nem tudo são flores

Os resultados são “animadores”, como era de se esperar a plataforma Apple com o leitor iBooks (desktop e mobile) apresentou a melhor performance, com excelente suporte aos recursos interativos. Em relação a nova versão do ADE – Adobe Digital Editions 4.0 decepcionou bastante na plataforma Windows, não oferecendo suporte nem a visualização das páginas em arquivos ePUB FXL com interatividade. Já a versão para Mac teve desempenho igual ao iBooks – a diferença é imensa. A plataforma Android está bem representada com o Kobo Reader, que reconheceu os principais recursos. E para desktop temos o Readium que funcionou muito bem!

Próximos passos

Desta vez a Adobe está de parabéns por ressuscitar os comandos de Interatividade do InDesign. Além das funções já citadas, o cálculo de espaçamento entre palavras também foi melhorado, permitindo o uso de texto escalonado (leia mais sobre esse item neste artigo).

A marcação do conteúdo também recebeu uma otimização, com a inclusão do atributo ID em todas as tags <span>. A intenção é preparar o arquivo exportado para receber recursos de Media Overlay, usando a linguagem de marcação SMIL, ou seja, habilitar a função de texto narrado ou Read Aloud, como a Apple batizou esse recurso. ¬Boas perspectivas!

ePUB Layout Fluido

Novidades também para o formato de Layout Fluido. No último artigo sobre o InDesign CC 2014 comentei sobre os recursos do painel Object Export Options. Pois bem, temos duas novas opções:

Preserve Appearence from Layout

object-export1

Com essas opções temos maior controle sobre cada objeto da página, permitindo decidir como cada elemento será tratado pelo comando de exportação. A opção Default mantém as configurações definidas pelo painel de exportação. Com Existing Image for Graphic Objects as imagens serão exportadas sem otimização. Rasterize Container, como no nome sugere, transforma o objeto em imagem. Esse já era o recurso padrão do painel. A novidade fica pela opção Rasterize Content que permite rasterizar (transformar em imagem) apenas o conteúdo da caixa e não o objeto como um todo. Vale testar essa possibilidade!

CSS size

object-export2

Ainda no painel Object Export Options, do Menu Object, temos novas opções para o campo Size. Além das opções de Custom Width e Custom Height foram incluídos os já tradicionais comandos do painel de exportação – Fixed e Relative to Text Flow para aplicação direta nas imagens. Destaque para a opção Relative to Text Size que irá converter a altura do objeto de pts para ems. A base de cálculo será 12 pts = 1 em. Essa última opção é, especialmente, útil para o controle de capitulares com uso de imagem ou ilustração. Assim mantemos a capitular redimensionável junto com o texto principal sem a necessidade de alterações no código. Tudo direto do InDesign!

Adobe Color Themes

E para não dizer que o InDesign agora é só ePUB. Vamos comentar sobre outro recurso muito bem aceito e testado durante o prerelease desta versão. A novidade é que a Adobe aposentou o Kuler. Um interessante recurso que ficava escondido no menu Window > Extension. Apesar de sua utilidade o Adobe Kuler trabalhava isolado na página. Agora a Adobe vem com uma nova proposta – Adobe Color Themes. Um conjunto de ferramenta, painel e site para captura e produção de amostras de cores. De uma forma fácil e até lúdica é possível, com um arrastar do mouse, criar um conjunto de cores a partir de vários objetos.

colortheme1 colortheme4
Color Theme Tool e o resultado de uma seleção sobre objetos variados. As cinco principais tonalidades são capturadas.

E para confirmar a integração “profunda” entre mídia impressa e digital, o painel de amostras do InDesign exibe uma versão hexadecimal para cores em RGB. Quem pensaria em algo assim há 5 anos atrás?

colortheme7

Confira as novidades do InDesign CC 2014.1 neste vídeo especial

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta