InDesign CC . Formatação e layout de vinhetas de texto para ePUB

InDesign CC . Formatação e layout de vinhetas de texto para ePUB

Desde a migração para o Creative Cloud o InDesign recebeu importantes atualizações e melhorias na forma de construir o arquivo ePUB. Neste artigo destacamos as principais mudanças logo após o lançamento do CC, confira em InDesign Creative Cloud: dossiê ePUB.

Agora vamos abordar a nova estrutura de marcação das classes da folha de estilo – CSS para vinhetas e boxes de texto inseridos no layout. Desde o versão CS6 o InDesign consegue preservar informações de preenchimento, fio, espaçamento interno e texto ao contorno direto para o formato ePUB. Desta forma a partir de uma página como a imagem abaixo temos um resultado bem aceitável como podemos conferir a seguir.

 

indesign-inicial-p

 

epub-inicial-p

Contudo, alguns ajustes ainda são necessários, em especial quando precisamos centralizar o box de texto na página. A versão atual facilitou bastante essa tarefa.

1. Box centralizado

Agora temos maior controle no layout e aparência dos objetos, pois o InDesign gera classes separadas para formatar essas propriedades. Quando produzimos uma vinheta de texto toda aparência do box é alocada na class _idGenPageitem-x, enquanto o controle do layout é sabiamente aplicado numa div superior, na class idGenObjectLayout-x. Uma ação simples que facilita em muito a centralização de objetos no eBook.

texto-centro-epub-p

No arquivo CSS podemos identificar a formatação de cada Class. A marcação idGenPageitem-x é responsável pelo visual do objeto. Para centralizar o box de texto basta alterar a Class idGenObjectLayout-x de left para center. Essa Class é exclusiva para controle do alinhamento horizontal e espaçamento vertical do box de texto.

2. Box com texto ao contorno

Com o texto ao contorno é ainda mais prático, pois todo ajuste é realizado no indesign. Através do painel Object Export Options localizado no menu Objects podemos aplicar o comando Custom Layout para definir a posição do box de texto, em relação ao texto principal. Os comandos disponíveis são Float Left e Float Right.

object-export-p

texto-contorno-epub-p

Abaixo destaque da marcação na Class idGenObjectLayout-x com o controle das margens e posicionamento do box ao lado do texto principal. Na sequencia a Class idGenPageitem-x com todas as propriedades visuais do box de texto – preenchimento, fio, espaço interno, etc.

Assim temos como resultado uma página bem formatada com poucas edições após a exportação do arquivo ePUB pelo InDesign.

final-epub-p

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta