Leitores de e-books trocam os e-readers por celulares

Leitores de e-books trocam os e-readers por celulares

Uma pesquisa da Nielsen, divulgada pelo The Wall Street Journal, mostra que os leitores de e-books estão deixando os e-readers de lado e usando cada vez mais seus celulares para ler. Por enquanto, tablets como iPad e Kindle Fire seguem sendo as plataformas mais populares. Mas o crescimento do uso de celulares já desperta a atenção de editores.

No primeiro trimestre de 2015, 41% dos consumidores de e-books tiveram tablets como a principal plataforma de leitura. Em 2012, o percentual era de 30%. Contudo, números referentes a dezembro do ano passado mostram que 54% usaram smartphones para ler ao menos um trecho de um e-book. Em 2012, o índice era de 24%. Além disso, os leitores que usaram celulares como a principal plataforma para leitura subiram de 9%, em 2012, a 14%, em 2015.

A mudança de comportamento se evidencia nos números para e-readers: entre os que usam aparelhos como Kindle e Nook como principal plataforma, houve uma queda de 50% para 32%. Mesmo a leitura em tablets decaiu um pouco, passando de 44%, em 2014, para 41%, em 2015.

“O futuro da leitura digital está no telefone”, declarou Judith Carr, editora da Atria Books (selo da Simon & Schuster), ao The Wall Street Journal. “[A leitura] será no celular e no papel”.

A consequência, para os editores, é repensar o design dos ebooks, visando a venda para consumo em telas menores. Há ainda a preocupação com um aparelho apitando e vibrando a cada ligação ou notificação de mensagem durante a leitura. Mas o que leva os leitores a ler no celular é a conveniência. É fácil de manusear o aparelho em uma fila ou no ônibus. Soma-se a isso a qualidade e o tamanho das telas dos novos smartphones – em média, hoje, de 5,1 polegadas, contra 3,9 polegadas em 2011.

*Fonte: EBOOK News

COMPARTILHAR:
, ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

2 comments

  1. Isso depende de qual dispositivo voce vai usar para ler o e-book. Por que? No geral, a Amazon tem o melhor catalogo e o melhor preco em e-books, mas voce nao pode le-los em qualquer e-reader.

  2. Excelente artigo! Eu prefiro ler nos e-readers por vários motivos:

    1 – tela própria para leitura
    2 – mais foco por não ter apps me distraindo enquanto leio
    3 – o tamanho da tela não é tão pequeno a dificultar a leitura, nem tão grande. Eu diria que é o ideal.

    Concordo com o artigo quando a preferência para o celular é por conta da conveniência. Ter um gaddet que faça o trabalho de 2 é bem melhor.

    1. Olá, Tanure

      Sem dúvida que a praticidade em reunir várias funções num só dispositivo conta muito. Em especial, com o tamanho de tela dos recentes smartphones. Mas essa escolha, realmente, varia conforme o tipo de leitor.

      Em breve, teremos eBooks que poderão identificar qual tipo de leitor está sendo utilizado, tipo em tablets exibi as imagens em RGB (coloridas) e nos ereaders exibe as imagens, preparadas, para tons de cinza, entre outras funções…

      Abraço!

Deixe uma resposta