luz-camera-acao

Luz, câmera, ação!

Luz, câmera, ação!

Luz, câmera, ação!

cineasta

O que você precisa saber para inserir
vídeos no InDesign para PDF,
SWF, ePub e aplicativos para iPad.

Digamos que você esteja tentando aprender uma complicada técnica de cozinhar. Você iria preferir ler sobre isso, ver um diagrama, ou assistir um vídeo, com uma demonstração de um especialista? A maioria das pessoas escolheria o último. Você pode não ver o InDesign como uma ferramenta de vídeo, no entanto, é possível incluir vídeos desde o CS2. Com o InDesign CS5 e 5.5, você pode utilizar arquivos de vídeo em publicações nos formatos PDF, Flash, SWF e EPUB e até mesmo nos aplicativos para Android e iPad. Mas só porque o InDesign lhe permite utilizar um vídeo, não quer dizer que o mesmo esteja no formato ou tamanho adequados para sua midia. Neste artigo, irei comentar como configurar o documento de InDesign para trabalhar com vídeos, além de dicas de como extrair o melhor desse popular recurso multimidia, através do InDesign CS5/CS5.5.

1. Escolhendo o melhor formato de vídeo

Figura 1

Antes do CS5, o InDesign apenas suportava o que hoje nós chamamos legacy formats: QuickTime (.mov), AVI (.avi), e MPEG (.mpeg). Você ainda pode usar estes formatos em PDFs interativos, mas você irá ver um aviso quando inserir o vídeo (Figura 1), e quem for visualizar o seu PDF, deverá ter o QuickTime 6.0 ou posterior instalado para rodar estes formatos. Os melhores formatos para usar são os baseados em Flash – FLV (.flv) ou F4V (.f4v) – ou vídeos H.264 codificados – incluindo o MP4 (.mp4), M4V (.m4v) e, curiosamente, o H.264-encoded QuickTime (.mov). (QuickTime é um formato que pode incluir diferentes codificações). Adode Reader e Acrobat 9, ou posterior, rodam estes formatos usando uma cópia incorporada do Flash Player, então sua reprodução é idêntica em diferentes plataformas. Por conta do rápido crescimento do iPad, – que não suporta formatos FLV ou F4V – bem como outros tablets e smartphones, recomendo que sejam usados os formatos de vídeo codificado H.264, isto é, MP4 ou M4V.

2. Criando videos com o tamanho adequado

Figura 2

O tamanho dos vídeos é muito maior do que arquivos de áudio, imagens e texto. Para a maioria dos projetos de publicação digital – especialmente aqueles destinados aos aparelhos móveis – é crucial que o arquivo de vídeo mantenha um tamanho razoável. Para reduzir o tamanho destes arquivos, experimente estas dicas: – Faça seus clipes tão pequenos quanto possível, tire qualquer coisa que não seja essencial. – Fuja de movimentos rápidos no vídeo. A compressão é, em parte, feita através da comparação dos pixels nos frames subsequentes do vídeo. Movimentos rápidos com a câmera significam que os pixels mudam em demasia de um frame para o outro, então menor é a compressão. – Faça o vídeo com as dimensões adequadas ao dispositivo que irá exibi-lo. Por exemplo, para um iPad a proposção de tela é de 4:3, o tamanho adequado para o video seria algo como 400×300 pixels, por exemplo. Outros dispositivos utilizam a proporção 16:9, o que pede um formato próximo a 640×360 pixels. Para vídeos full screen em um projeto com Adobe Digital Publishing Suite (destinado apenas para tablets), defina a largura para 1024 pixels. – Ajuste as configurações de compressão utilizando, de preferência, um dos presets no Adobe Media Encoder (veja a próxima seção). Não recomendo configurações manuais, a não ser que você seja um profissional que trabalha com vídeos.

3. Inserindo e controlando um video no InDesign

É possível inserir um arquivo de video ou audio de duas formas no InDesign: pelo Menu File > Place, ou clique no botão Place a Video or Audio File, embaixo do Media panel (Window > Interactive > Media).

Figura 3

De qualquer forma, é melhor apenas clicar ou arrastar o ícone Place para criar o frame de mídia (melhor do que inserir em um frame já existente), pois assim o vídeo não aparecerá cortado.
Você controla o vídeo em três painéis do InDesign: Media panel, Buttons Panel e Preview panel. O media panel (Figura 4) lhe permite definir as opções sobre como seu vídeo irá tocar, uma vez dada a saída no seu arquivo. Isso também permite que você tenha um preview do vídeo, com os controles localizados embaixo dele.
Alguns controles são dependentes da saída:

  • Maioria dos controles do Media panel funcionam quando exportados para PDFs interativos e arquivos SWF. De qualquer forma, o Loop só é suportado na exportação para SWF.
  • As configurações do Media panel não afetam vídeos inseridos em arquivos EPUB.
  • Para projetos do Adobe Digital Publishing Suite, controles adicionais de vídeo estão no painel Overlay Creator. As configurações do Overlay Creator sobrepõe as do Media panel.


4. Reproduzindo vídeos

Figura 4

O simples clique sobre o video num PDF interativo ou arquivo SWF o faz iniciar. Mas também podemos criar botões para controlar a reprodução do vídeo (Figura 5). Com o painel Button, você pode definir ações de play, stop, pause, play a partir de um ponto de navegação, ou parar todos (o último é apenas para SWFs). Esse tipo de controle não funciona para EPUBs, o usuário precisa tocar em um vídeo para fazê-lo iniciar. Para iniciar o vídeo juntamente com a página, marque Play on Page Load no Media panel. Na saída para SWF, você pode repetir o vídeo, marcando a opção Loop. Para iniciar um vídeo a partir de um frame que não seja o primeiro, crie pontos de navegação que podem ser acionados por um botão. (Veja a barra lateral “Pontos de Navegação”, à direita)

5. Pontos de navegação

Figura 5

Para PDF interativos ou SWFs, você pode criar pontos de navegação no vídeo, e usar botões para iniciar o vídeo de um ponto em específico.

  • Insira o vídeo em seu documento InDesign, e visualize-o no Media panel.
  • Utilize o controle do Media panel para avançar até o primeiro ponto que você deseja marcar
  • Clique no botão + embaixo de Navigation Points. O tempo do ponto aparece e um campo chamado Point 1 aparece. Edite o nome para algo mais útil.
  • Repita os passos 2 e 3 para criar mais pontos de navegação
  • Cria um botão usando o Buttons panel para cada ponto de navegação
  • Para cada botão, escolha a ação do vídeo. Selecione o nome do vídeo. No menu opções, selecione Play from Navigation Point. Selecione o nome do ponto de navegação que o botão irá ativar.
  • Não há como definir o ponto de navegação como um ponto de parada. Para isso o usuário deverá usar o controle Stop ou Pause.


6. Poster

Um poster de um filme é a imagem que marca a posição do vídeo da página. Pense nisso como uma capa de livro. Por padrão, o InDesign mostra o primeiro frame do vídeo. Para escolher algum outro, vá ao Media panel e escolha uma das quatro opções:

  • None mostra um espaço em branco quando o vídeo cobre uma imagem de fundo que você não quer que desapareça.
  • Standart mostra um pequeno ícone de filme.
  • From Current Frame lhe permite escolher um frame ao longo do vídeo, utilizando o scrubber control. Clique nas duas setas na direita do menu para usá-lo.

Choose Image lhe permite selecionar uma imagem que você criou e salvou como um formato suportado pelo modo de saída de sua publicação digital. Esta imagem deve ter as mesmas dimensões do vídeo. Para ajudar os seus usuários a identificar o vídeo, insira um botão “Play” ou um ícone de filme no Photoshop.

7. Controlador

Quando você insere um vídeo baseado em Flash ou H.264 encoded, você pode escolher em uma longa lista de skins: controladores que irão aparecer sobre o vídeo. Você pode fazer este controlador aparecer apenas quando passar o mouse sobre o vídeo, marcando a opção Show Controller on Rollover. Estas são skins para Flash, logo, não irão funcionar se você exportar como DPS ou EPUB.

8. Controles Legacy Format

Você não pode ter um preview de vídeos em legacy format no Media panel ou Preview panel. Você não pode criar um pôster a partir de um frame de um vídeo, mas pode selecionar uma imagem para tal. Você também não pode usar skins para Flash, apenas selecionar um controlador básico, com os comandos Play, Pause, Stop e Start.

9. Controles para PDFs

Vídeos em PDFs interativos possuem alguns controles adicionais (Veja “Vídeo em PDFs Interativos” no próximo artigo). Testando Playback do vídeo: Caso você esteja dando saída em PDF ou SWF, teste a aparência do seu vídeo, pôster, e controles no painel preview do InDesign. Um modo rápido de abrir o Painel Preview, é clicando no botão Preview Spread, no canto inferior esquerdo do Media panel. Uma vez que o Preview panel é baseado em Flash, ele não pode ver como DPS ou vídeos exclusivos para PDFs se comportam.

No próximo artigo vamos comentar as caracteristicas de finalização para cada formato – PDF, SWF, EPUB e Folio para tablets.
Até breve.


Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta