Novidades do Adobe Creative Cloud – Photoshop CC 2015.5

Uma nova onda de atualizações chegou ao Adobe Creative Cloud ainda, com a identificação 2015. Diversos softwares receberam melhorias e novos recursos. Nesta serie especial vou mostrar a você, as principais novidades dos meus três favoritos – Photoshop, InDesign e Muse. E vamos começar pelo magia em forma de pixel, Photoshop CC 2015.5.

 

photoshopcc2015.5

Nesta 1a parte você vai conhecer os principais recursos do Photoshop CC 2015.5.

E não perca nosso tutorial em vídeo sobre os novíssimos Face-Aware Liquify e Select and Mask.

Então, vamos as novidades e otimizações desta versão!

 

face-aware

Face-Aware Liquify – novidade do Photoshop CC 2015.5 

O filtro Liquify recebeu o recurso para detectar faces, separando olhos, boca e nariz para ajustes muito mais refinados. Por exemplo, na área dos olhos a edição ocorre de forma sincronizada, em ambos. O que assegura muito mais realismo e qualidade na imagem final.

Converta, antes, a imagem para Smart Filter, para assim realizar uma edição não destrutiva. O Face-Aware Liquify é ideal para closes, caricaturas e permite deixar todos sorrindo na foto :-D.

Acesse pelo menu Filter > Liquify, opção Face.

 

select-mask

Select and Mask – novidade do Photoshop CC 2015.5 

Este novo ambiente para seleção e mascaramento é inspirado no Refine Edge, tanto que o substituiu. Acesse o painel, pelo menu Selection > Select and Mask.

Posso notar uma evolução do Photoshop na capacidade de detectar as arestas, bordas das imagens. Desde o comando Extract, passando por algumas edições do Refine Edge, este novo painel se apresenta bem mais aprimorado.

Tools-S-M

Gostei da fluidez na realização dos comandos. A sequência de aplicação, começando pela Quick Selection Tool (seleção menos precisa), passando pela Refine Edge Tool (responsável pelas áreas difusas, pelos e cabelos) e terminado com a Brush Tool (ajuste fino da seleção), se mostrou bem eficiente.

 

photoshopcc2015-matchfont

Match Font – novidade do Photoshop CC 2015.5 

Achou a fonte perfeita para o seu projeto numa imagem? Deixe o Photoshop te ajudar na árdua tarefa de localizar uma fonte semelhante, ou com um pouco de sorte, a original. Nesta versão o menu Type traz a opção Match Font.

Agradeça a mágica da análise de imagens para o sucesso do comando, basta você selecionar o texto que deseja ter a fonte identificada, e o Match Font irá buscar fontes semelhantes no Typekit e nas suas fontes locais, no computador.

 

iceberg

Content-Aware Crop

Esse recurso já é velho conhecido – Content-Aware.

A inteligência de preenchimento desse algoritmo ainda causa espanto e admiração aos novos usuários do Photoshop (e antigos também!).

Presente em várias ferramentas do Photoshop, o “sensível ao conteúdo” (tradução da Adobe), agora chegou ao comando Crop. Na próxima vez que usar o Crop, habilite a opção Content-Aware na barra de controle.

O resultado é o preenchimento automático quando rotacionar, alinhar ou aumentar o canvas (tela de pintura) da imagem.

Confira uma lista de todos os comandos que utilizam a mágica do Content-Aware.

 

photoshopcc2015-adobexd

Integração Photoshop & Adobe XD

Ficou ainda mais fácil montar protótipos no Adobe XD, agora é possível copiar e colar objetos do layout direto do Photoshop para o Adobe XD. \0/

 

free-adobe-cc-release-giveaway

Creative Cloud Libraries

Um recurso que você precisa conhecer (e usar). Creative Cloud Library. Já apresentei o painel CC Library nestes dois artigos – InDesign CC 2015.1 e CC Library.

Através do CC Library podemos integrar os elementos de layout (fontes, estilos, cores, imagens e vetores), entre as principais soluções da Adobe CC.

creativecloud-library

A integração de funções na “nuvem” tem recebido melhorias frequentes, exemplo disso é o controle no compartilhamento da CC Library, adicionado nesta versão.

Se você trabalha em equipe vai gostar da aba de permissão. Escolha entre Can Edit que permite deletar, renomear e mover e o Can View, como sugere o nome, permite apenas a visualização e comentários.

 

Conclusão do Photoshop CC 2015.5

Com certeza essa é maior e mais significante atualização do Photoshop. Ainda houve melhorias em diversos outros itens: artboards, impressão de imagens 3D, exportação, painel de fontes e muito mais! Confira a lista de recursos demonstrados neste artigo.

  • Face-Aware Liquify – para ajustes finos da face, com detecção automática de boca, olhos e nariz.
  • Select and Mask – o substituto do Refine Edge, apresenta maior controle e precisão nas ferramentas.
  • Match Font – Identificação automática de fontes, a partir de imagens
  • Content-Aware Crop – completa os espaços vazios quando você rotacionar e alinhas suas imagens.
  • Adobe XD – integração total com Photoshop CC 2015.5.
  • Creative Cloud Libraries – maior controle no compartilhamento das bibliotecas.

>> Não perca a continuação desse artigo com as novidades do Muse e InDesign!

COMPARTILHAR:
, , , , , , , ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

Deixe uma resposta