InDesign CC 2014 para eBooks e impressos

Novidades do InDesign CC 2014 para produção de eBooks e impressos

Após pequenas mudanças desde o lançamento do Create Cloud a Adobe atualiza os principais softwares do pacote CC, começando pelo próprio nome do software. A parte InDesign CC continua a mesma, sendo adicionada a identificação do ano. No seu computador a nova versão irá aparecer como “Adobe InDesign CC 2014”. Vale ressaltar que esta nova versão não sobrescreve versões anteriores já instaladas como o InDesign CC 9.2 e InDesign CS6. Nesta atualização há novidades para projetos de mídia impressa e digital. Confira o que há de novo…

Layout de tabelas com arrastar e soltar

A possibilidade de mudar linhas e colunas de posição apenas com o recurso de arrastar e soltar (drag and drop) parece simples a princípio, mas basta ter algumas tabelas para editar que tal recurso mostra o seu valor. Contudo há algumas limitações: não é possível alterar a posição de células mescladas nem movê-las para fora da tabela.

Melhor organização do painel Swatches

A possibilidade de agrupar cores no painel Swatches está presente no Illustrator há muitos anos e chega ao InDesign nesta versão. Excelente aliado na organização das cores que agora podem ser divididas por projetos. Os grupos de cores podem ser criados via seleção de cores no painel ou com base nos objetos de uma página. Fica a dica!

indesigncc2014-groupcolors1 indesigncc2014-groupcolors2
Crie facilmente uma paleta de cores a partir dos objetos selecionados na página

Notas de rodapé

Notas de rodapé são um capítulo à parte na história do InDesign. Esse tópico figura entre os mais requisitados por melhorias na lista do Adobe InDesign Wishlist com mudanças relacionadas a formatação em colunas das notas, uso em tabelas, entre outros itens pedindo maior liberdade de edição sobre esse importante recurso.

Muito bem, nesta versão posso dizer que houve uma evolução com dois novos recursos: o primeiro refere-se ao texto ao contorno que agora é reconhecido pelas notas de rodapé estando o objeto ancorado ou não. O segundo permite que as notas acompanhem a forma do quadro, seja com cantos arredondados ou uma elipse, por exemplo.

indesigncc2014-footnotes
Exemplo de nota de rodapé com texto ao contorno. Para objetos não ancorados o efeito é aplicado no texto da nota e no texto principal. Para objetos ancorados na nota de rodapé o texto ao contorno será aplicado apenas no texto da nota.

Pacote de arquivos com IDML e PDF

O recurso Package do menu File agora inclui dois novos arquivos. O formato IDML devido a variada quantidade de versões disponíveis do InDesign. Eu mesmo tenho agora 3 versões do programa – CC 2014; CC e CS6. Para quem não sabe o formato IDML permite a compatibilidade do arquivo até a versão CS4. E uma versão em PDF podendo até escolher o perfil de exportação que deverá ser utilizado. Muito prático!

indesigncc2014-PackageFolder

Atualizações em background

Muitas vezes instalar uma nova versão do programa implica em refazer preferências e configurações de painéis e comandos. Com o InDesign CC 2014 você não deverá ter este trabalho extra. Na primeira vez que for iniciado, o programa reconhece as configurações da versão anterior atualizando o CC 2014 com os parâmetros utilizados na versão CC, por exemplo. A mensagem abaixo será exibida no término da migração.

indesigncc2014-PreviousSettings

ePUB em Layout Fixo

Certamente o principal recurso desta versão trata-se da possibilidade de exportação em ePUB 3 de Layout Fixo. Com esta nova opção é possível produzir ePUB respeitando toda a estrutura de layout das páginas, sem a necessidade de ajustes e preparações especiais no arquivo do InDesign. Contudo é preciso ter atenção para alguns tópicos em especial quando se usa interatividade. Acompanhe um artigo especial sobre ePUB no InDesign CC 2014 em breve aqui no dualpixel Blog! Enquanto isso veja a comparação entre o layout do InDesign e o resultado visualizado no iBooks. Excelente trabalho!

indesignCC2014-layoutfixo-1

indesignCC2014-layoutfixo-2

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

2 comments

  1. Bom dia a todos!

    Vocês podem nos informar onde comprar (Brasil), MODELOS DE TEMPLATES (PRONTOS), para EBOOKS e REVISTAS VIRTUAIS que possam ser trabalhados no Indesign CC 2014?

    Grato, Roberto.

    1. Ola, Roberto

      Não trabalho com templates em projetos de publicações digitais.
      Assim, não posso ajudar muito. Se fizer uma busca no google por templates de indesign não adianta…acredito que a maior parte será de midia impressa, mas quem sabe vc da sorte

      Abs

Deixe uma resposta