O que há de novo com o ePUB no CS6? – Parte 2

O que há de novo com o ePUB no CS6? – Parte 2

indepth

Continuidade do artigo sobre as novas características e melhorias do InDesign CS6

Documento dividido baseado em tags de Exportação do Estilo de Parágrafo
Depois de experimentar várias formas de dividir o conteúdo ePUB em pedaços de arquivos xhtml separados nas duas últimas versões do InDesign, eu acho que os engenheiros da Adobe finalmente acertaram. Há agora uma opção para definir o “break ePUB” individualmente, com base no estilo de parágrafo (Figura 4).
Minha parte favorita desta nova opção é que você já não está mais restrito a designar um estilo de parágrafo único para definir todas as quebras. Esta é uma grande melhoria em flexibilidade.

Se preferir, você pode selecionar um estilo de parágrafo único para marcar onde você quer terminar o seu conteúdo. Ou você pode optar por não quebrá-lo em tudo, e criar apenas um arquivo xhtml enorme no ePUB. Essas opções podem ser selecionadas dentro do diálogo de exportação para ePUB quando você está pronto para exportar seu arquivo. (Figura 5).

Novo documento XHTML Criado para arquivo de capa
Se você trabalha com ePUBs, você pode ter notado que os arquivos de capa são exibidos em alguns eReaders e dispositivos, mas não em outros. Isso acontece porque alguns leitores ePUB exigem o arquivo de imagem da capa para ser incluído em seu próprio arquivo XHTML dentro do pacote ePUB. Como o InDesign não criou esse arquivo na exportação, anteriormente era necessário abrir o arquivo ePUB e fazer isso manualmente. Agora, no CS6, quando você seleciona um arquivo de imagem de capa ao exportar o seu ePUB, InDesign cuida desta tarefa para você.

Outras características dignas de nota

Controle de margem
Alguns dispositivos de leitura ePUB permitem uma margem exterior a ser definida para a exibição do conteúdo. Antes do CS6, o InDesign incluía uma opção para definir esta margem, mas você podia especificar apenas um único valor a ser aplicado a todos os quatro lados. Agora você pode definir todos os valores de margem individualmente (superior, inferior, direita, esquerda).

Suporte melhorado para Estilos de célula da tabela no CSS do ePUB
InDesign agora faz um trabalho muito melhor ao aplicar os estilos para tabelas e células. Preservando todos os atributos dos estilos de célula da tableta, como preenchimento, contornos e espaçamentos.

Atributos para Largura da coluna e altura mínima de linha
Além do suporte melhorado no estilo de tabelas e células, o InDesign agora também inclui atributos CSS para definir os valores de largura de coluna e valores mínimos de altura para as linhas da tabela quando exportados para ePUB.

Suporte para bullets e númeração personalizada
Até agora, as listas mais complexas não eram exportadas de acordo nos ePUBs. Se o seu documento do InDesign incluía figuras, parágrafos ou outros elementos não-numerados dentro de uma lista, não havia nenhuma boa maneira de fazer estas listas serem exportadas corretamente para ePUB. Este problema foi finalmente resolvido no CS6, assim as listas em ePUB coincidem com o que estava no InDesign (Figura 4).

Figura 4

Figura 4 | Clique na imagem para ampliar

Suporte para ePUB 3.0 e ePUB 3.0 com layout
No topo das configurações gerais na caixa de diálogo de exportação para ePUB está a lista de Versões (Figura 7). Há três opções nesta lista:

  • ePUB 2.0.1: Este é o padrão que a maioria (se não todos) leitores de ePUB atualmente suportam.
  • ePUB 3.0: Este é o padrão mais recente de ePUB (aprovado pelo IDPF), que inclui suporte para áudio, vídeo, javascript, e muito mais. Há muito pouco suporte para ePUB 3.0 entre os dispositivos atualmente disponíveis, mas isso vai mudar conforme novos dispositivos se tornarem disponíveis.
  • ePUB 3.0 com Layout: É um tipo altamente experimental (e específico da Adobe) de ePUB 3.0. Ele suporta múltiplas colunas, quebra de texto e adaptação de layouts em diferentes dispositivos móveis. Arquivos ePUB exportados com esta opção só irão funcionar com os leitores específicos da Adobe. Até o momento, nenhum leitor como esta função está disponível no mercado.

Figura 5

Figura 5 | Clique na imagem para ampliar

Próximos passos?

Neste cenário de rápida mudança que passa a publicação digital, muitas vezes é difícil manter-se em dia. A Adobe está fazendo um grande trabalho em garantir que o InDesign fique na vanguarda para produção de publicações digitais, no formato ePUB e Folio.
Claro, ainda há muito a ser feito. Como uma melhor limpeza do código, gerenciamento de fontes e controle do layout em geral. Mas a cada nova edição temos um ePUB que necessita de menos ajustes após exportação. E o CS6 nos aproxima dessa meta.

Abraço,
Até nosso próximo artigo.


Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta