Onde posso distribuir meu eBook?

Quer produzir ebooks? Se você quer, realmente, fazer essa façanha, nós temos um conselho muito importante para você: conheça profundamente as plataformas de publicação. Saiba como funcionam as especificações de publicação da Apple, Kobo, Saraiva, Amazon e Google Play. Existem muitas diferenças entre elas e, por isso, é imprescindível que você faça muitos testes e reconheça as características e diferenças de cada uma.

Apple

A empresa norteamericana famosa por seus dispositivos “i”: iPhones, iPods, iPads tem como principal característica fabricar dispositivos com design futurista, pequenos e com pouquíssimos botões. Mas quando falamos de plataformas de publicação, imediatamente lembramos-nos do iBooks. O software leitor de ePUB nativo da plataforma Apple é o que apresenta maior compatibilidade com o formato ePUB3.

Contudo, a Apple guarda algumas surpresas na criação da conta de desenvolvedor para a plataforma iBooks Store, recentemente instalada no Brasil, confira os detalhes neste artigo Aprenda como publicar livros na iBooks Store.

Kobo

O recém-lançamento da Kobo no Brasil foi a Kobo Touch que tem uma tela sem brilho. Parece papel. Carrega até 30.000 títulos com o Micro SD card de 32GB. O leitor baixa os livros, diretamente, no próprio aparelho. O Kobo Touch foi eleito o melhor eReader pela revista Wired.

Saraiva

O aplicativo da Livraria Saraiva, o Saraiva Digital Reader, que recentemente anunciou suporte ao ePUB3, obteve nota média de 3,9 em 5, na avaliação de 2.180 usuários de tablets e smartphones Android em uma pesquisa feita pela Folha de São Paulo. Esta é uma avaliação muito boa que mostra a qualidade da Saraiva nesta plataforma e a satisfação dos usuários com a tecnologia da Livraria, o que é significativo.

Suas características mais expressivas é que ele permite que o usuário leia seus livros de um jeito confortável e inteligente, permitindo ao leitor organizar suas leituras por categorias e gerenciar sua biblioteca digital.

Saraiva Digital Reader, além de suportar arquivos nos formatos PDF e ePUB, ele pode ser registrado em até seis computadores ou aparelhos de leitura digital com um mesmo e-mail e senha.

Amazon

O modelo Kindle, que chegou ao Brasil no finalzinho do ano passado, pesa menos de 200 gramas e tem tela de seis polegadas. Vale lembrar que não é preciso ter o eReader Kindle para comprar livros eletrônicos da Amazon, já que o aplicativo do Kindle está disponível para download gratuito em tablets, smartphones e computadores.

O aparelho vendido aqui é o mais básico, sem tela sensível ao toque ou a tecnologia que permite ler no escuro, mas ele tem características como: acesso à rede Wi-Fi e capacidade de armazenar até 1,4 mil livros. O dispositivo também permite fazer uma leitura sem reflexo, mesmo sob a luz do sol. A bateria do Kindle pode durar até um mês.

Google play

O Google Play já vem instalado de fábrica em todos os aparelhos Android gratuitamente, mas também, podem ser baixados através da loja Play em um computador pessoal.  Livros no Google Play também podem ser lidos em qualquer leitor de eBook dedicado que suporte a plataforma leitura da Adobe, incluindo o Nook, da Barnes & Noble, e leitores da Sony. A abrangência de atuação do Google faz com que os livros estejam disponíveis em vários locais, o que é sempre bom e mais vantajoso em relação à concorrência.

 

Para terminar…

Essa é uma pequena amostra das infinitas características de cada plataforma que conhecemos. Para terminar, queremos lembrá-lo que isso é só um começo. Além de estudar muito mais sobre o assunto, é necessário ‘pensar diferente’ para construir um ebook.

Mas, o que quer dizer isso? Quer dizer que você deve sair do esquema fixo do livro impresso e pensar o conteúdo para o digital de modo a aproveitar as características que o formato tem a oferecer. Pense em fotos coloridas e com destaque, texto ao contorno, em um design fluido! E sempre se pergunte: o que estou fazendo é a melhor solução? Já é bom sinal para melhorar sempre.

Confira nos próximos artigos mais detalhes para publicação nas plataformas da Kobo, Saraiva, Amazon e Google Play. Até mais!

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel


COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

3 comments

  1. Eu recomendo a Bibliomundi porque através dela é possível de uma vez só atingir Google, Apple, Kobo, Árvore de Livros e mais algumas dezenas de canais.

  2. Outra alternativa e a loja meusebooks.com somos revendedores, da maior distribuidoradora da Europa, publique seu ebook grátis na streetlib.com e venda, seu ebook no mundo todo.

  3. O artigo é bastante bom e mostra as distribuidoras consideradas “grandes”, que estão no mercado brasileiro. Porém, eu não posso deixar de colocar aqui algumas das distribuidoras que não são tão grandes, mas que fazem com que um e-book seja muito bem visto e tenha sucesso nas vendas.
    Aguns nomes como xinxii.com/pt ou então a Perse e a Gato Sabido atuam no Brasil de maneira ativa e também distribuem junto às grandes, fazendo com que o seu e-book não fique “perdido” em meio a tantos best sellers que a Amazon e a Kobo têm, por exemplo.
    Uma nova oportunidade para os autores independentes que ainda não conseguiram divulgar seus trabalhos.

    Abraços.

Deixe uma resposta