OpenBooks: leia primeiro e pague depois

OpenBooks: leia primeiro e pague depois

O OpenBooks.com é um novo eBookstore por títulos auto-publicados onde os leitores têm permissão para ler uma amostra em primeiro lugar, e, em seguida, decidir o quanto – ou se – eles querem pagar pelo título.

Os títulos estão disponíveis em ePub, Mobi e PDF, são livres de DRM e os usuários podem copiar e divulgar títulos como quiserem. É crowdsourcing, revertida.

Com sede em Varsóvia, a empresa oferece escritores 70% de participação da receita líquida de qualquer pagamento.

“Eu li bastante durante as minhas viagens e me encontro com um monte de gente com quem eu queria compartilhar livros que eu achava que eram interessantes, mas eu só poderia enviar-lhes um link para fazer uma compra”, disse o fundador Michal Kicinski, em um press release.

A questão agora é: será que vai funcionar? A princípio pode-se pensar que a resposta estaria ligada ao retorno do leitor para o autor, onde o primeiro pode se sentir solicitado a fazer o que é essencialmente uma “doação” de volta para o autor para apoiar o seu trabalho. Mas, no que é, talvez, a principal inovação, cada ebook – mesmo aqueles copiados e transmitidos ao longo – vem com um link de pagamento incorporado.

Houve vários esforços para matar o tradicional “pague primeiro, leia mais tarde, o modelo de negócio para livros. Entre as empresas que entraram para este espaço precoce foi de Israel Total Boox, que existe desde 2003. Com Total Boox, você pode baixar um título gratuitamente e só pagar depois, estando o valor de acordo com o quanto você leu do livro. Por exemplo, se você leu 10% do livro, você só paga 10% do valor. E, assim como OpenBooks.com, os títulos são DRM gratuito e estão disponíveis para compartilhamento. Até agora, a Total Boox parece estar indo forte e com a sua garantia de pagamento, independentemente de haver ou não um leitor que gostou de um livro, ele tem sido capaz de atrair várias editoras tradicionais, como a F+W Publications and Other Press – algo que pode ser um sonho distante para OpenBooks.com.

 

Fonte: Publishing Perspectives

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta