Para viver sem o Google

Para viver sem o Google

Você já parou para pensar como seria passar um dia inteiro sem acessar o Google? Bem, tem pessoas por aí fazendo o teste. Ninguém pode negar os números astronômicos que a maior empresa digital do mundo conquistou. Em um mês mais de um bilhão de pessoas acessam os serviços do Google. Elas fazem 100 bilhões de buscas e assistem a seis bilhões de horas de vídeos no Youtube. Em 30 dias, pelo menos 20 bilhões de novos telefones com Android são ativados aumentando a base de usuários do sistema operacional móvel mais popular do planeta.

Mas, enquanto os cientistas do Google tem pensado em novas ideias, alguns poucos usuários tem tentado não ser tão dependente do sistema que dominou o mundo. Um exemplo disto é o americano Tom Henderson que há 16 meses aboliu a empresa da sua vida por não confiar em seu sistema de segurança. “Por questões de privacidade, me divorciei do Google.”

Por conta de exemplos como o Tom, a Revista INFO fez a experiência em que um de seus jornalistas ficou 30 dias sem acessar o Google. O jornalista confessa que no início do período de experiência ele seria capaz de matar um para acessar o youtube. De acordo com a INFO, o próprio jornalista concluiu que passou por uma variante do que a psicologia chama de estágios do luto.

Porém, tanto a revista quanto o jornalista afirmam que tiveram um ganho muito interessante com a experiência: eles descobriram que podem viver, sim, sem o Google e que tem outros sistemas por ai bem bacanas que podem substituir a mega empresa digital. Conheça boas alternativas a vários serviços, como buscas, mapas e emails.

1. Vídeos

dailymotion
De pegadinhas a notícias, o Dailymotion reúne diferentes tipos de conteúdo em vídeo e tem versão em português.

Vimeo
Serviço artístico e bem acabado, o Vimeo tem material com melhor qualidade visual e uma ferramenta de música para enriquecer os vídeos.

 

2. Mapas

maplink

O serviço de mapas do Apontador funciona em quase todo o Brasil e mostra as condições do trânsito ao redor da rota traçada.

 

here

Os mapas do serviço da Nokia são rápidos de acessar e permitem visualizar a rota também no modo 3D ou com imagens de satélite.

 

3. Agenda

evernote

De páginas web favoritas a fotos de cartões de visita, tudo fica organizado. Permite fazer listas de compras, marcar tarefas e receber alertas de compromissos no desktop ou no smartphone.

 

4. Tradução

linguee

Ótimo para expressões e termos, mostra dezenas de contextos em que palavras ou frases são usadas em outro idioma.

 

5. Navegador

firefox2

Versão do Firefox modificada pela empresa de segurança Comodo, o IceDragon tem vários filtros extras de proteção contra sites maliciosos.

 

6. Busca

duck

Não armazena dados dos usuários e não utiliza filtros personalizados. Isso afasta resultados viciados e mostra links mais variados e interessantes.

 

bing

Em outubro, com o lançamento do Windows 8.1, as buscas por arquivos dentro do PC trarão como resultado também informações de sites e serviços da web.

 

7. Armazenamento

cubby

Sincroniza arquivos entre infinitas máquinas e tem 5GB de armazenamento gratuito. Basta baixar o aplicativo e arrastar o que deseja para as pastas.

 

8. Email

outlook
O Outlook tem uma ótima agenda e a vantagem de se integrar a serviços populares da Microsoft, como o Skype.

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta