Pesquisa sobre materiais didáticos pela UFSM

Tive a oportunidade de realizar dois treinamentos, em 2014 e 2015, para o Núcleo de Pesquisa e Produção de Conteúdos para Plataformas Digitais (NPC), do curso de Desenho Industrial  da  Universidade  Federal  de  Santa  Maria / RS.

Foram verdadeiras imersões no mundo das publicações digitais interativas, através das principais ferramentas Adobe utilizadas neste setor, InDesign, Muse, Edge Animate, todos atuando em conjunto com a plataforma Adobe DPS. O conteúdo apresentado serviu de base técnica para realização da pesquisa, encomendada pela Rede e-Tec Brasil, com a intenção de identificar os requisitos e necessidades tecnológicas necessárias para produção e distribuição de materiais didáticos.

A seguir conheça o resultado da pesquisa dividida em quatro módulos.

Tecnologias para desenvolvimento de materiais didáticos interativos

O relatório busca apresentar quais os requisitos para o desenvolvimento do material didático, assim como os softwares e ferramentas pesquisadas e suas principais características. Ainda, explica-se as razões de escolha ou descarte a partir de análises mais profundas para que profissionais interessados no desenvolvimento de aplicativos tenham acesso a essas informações para pesquisas e projetos posteriores que queiram realizar.

Baixe o relatório completo

Produção e distribuição de conteúdos

Atualmente, as plataformas digitais tem cada vez mais auxiliado no ensino de diferentes conteúdos, no entanto não se sabe qual a melhor forma de distribuição e produção destes. Desse modo, busca-se a com- preensão das diferentes formas existentes de distribuição e produção de conteúdo para dispositivos móveis.

Baixe o relatório completo

Metodologia de análise de tablets

Durante  esse  processo,  notou-se  ser  mais  conveniente gerar um método de análise de tablets que pudesse ser executado por qualquer pessoa com interesse em saber qual seria o tablet ideal para determinada finalidade em vez de apenas apontar um resultado final e definitivo. Dessa maneira, o resultado desse projeto não se tornaria obsoleto em poucos anos mantendo a possibilidade de gerar novos e atualizados resultados e escolhas a respeito do produto em questão.

Baixe o relatório completo

Teste de comportamento do usuário em tablets

Grafico
Clique para Ampliar

Este relatório apresenta o desenvolvimento e os resultados da pesquisa com objetivo de identificar o comportamento do usuário em tablets através de uma pesquisa com o público geral. O objetivo geral deste estudo, portanto, é identificar os princípios que regem o comportamento do usuário em dispositivos móveis, considerando também os aspectos de interatividade e usabilidade e sua relação com a busca, acesso e compartilhamento de informação e conhecimento.

Baixe o relatório completo

Parabéns a toda equipe que participou do projeto, desejo que estas informações ajudem no desenvolvimento de novos e melhores projetos de materiais didáticos.

ufsm-npc
À direita, professor Volnei Matté, coordenador da pesquisa, e equipe ao final do treinamento realizado pela Dualpixel

COMPARTILHAR:
, ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

Deixe uma resposta