Progressive eBook Page

Curioso em saber o que é PEP – Progressive eBook Page?
 
Não vou te obrigar a ler todo artigo… Na verdade, o conceito é bem simples.
Ambientes digitais exclusivos unindo design, interação e inteligência das principais ferramentas de marketing digital.
Quer saber mais? Então, continue a leitura 🙂

Mas de onde veio essa ideia…

O marketing de conteúdo tem sido a principal abordagem das empresas para divulgação de seus produtos e serviços nas redes sociais. Com a avalanche de informações que todos nós recebemos diariamente atingir a audiência apresentando conteúdo relevante é começar com o pé direito esse relacionamento.
 
A partir da produção desse conteúdo relevante, para a sua audiência (ou do seu cliente), se inicia o que o marketing digital chama de funil de vendas.
 
A empresa prepara seu melhor conteúdo, normalmente um eBook, mas pode ser vídeo, artigo, infográfico, webinar, etc.
Contudo, o que mais encontramos são campanhas utilizando o eBook (em PDF), como material principal para atrair visitantes e iniciar a jornada compra do seu potencial cliente. 
 

Neste momento, eu quero a sua atenção. Seja você designer, diagramador, profissional de marketing ou empreendedor. Será que estamos (e me incluo nesse grupo até um mês atrás) utilizando todo potencial das ferramentas de marketing digital?

 
Ao preparar um eBook, no formato PDF, por exemplo, quais informações temos desses visitantes (leads), além do nome e email. Como é possível medir e/ou avaliar o impacto do conteúdo nessas pessoas. 
 
A verdade, é que ficamos no “achismo” enchendo a caixa postal desses leads com mais páginas de captura e/ou mais conteúdo, ebooks, artigos, cases, etc.
 
E para superar essa limitação quero te apresentar uma nova forma de prospectar com eBooks.
 
 
 


Progressive eBook Page

 

Como já havia dito, trata-se de um ambiente digital exclusivo para divulgação de produtos e serviços, que permite integrar os poderosos recursos de layout e interatividade do InDesign, com a inteligência das ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado.
 
Vamos conhecer as possibilidades (algumas inéditas) do Progressive eBook Page.
 

Pixel Facebook

Um exemplo que irá impressionar sua audiência é o uso do pixel do Facebook nos seus próximos eBooks. 
 
A partir dele, você poderá criar anúncios de retargeting impactando de forma inédita, separadamente, grupos de usuários que, por exemplo, completaram a leitura (teoricamente), pois acessaram a última página do eBook, daqueles leads que não passaram do capítulo 1.
 
Você poderá criar conversões personalizadas, veja algumas possibilidades na imagem abaixo. Saiba mais sobre o pixel do Facebook.
 
Painel de conversões personalizadas no Facebook Pixel
 
 

Google Analytics

Outro recurso de métrica disponível no PEP é o Google Analytics, o que permite monitorar o acesso a páginas, clique em botões, multimídia e compartilhamento nas redes sociais. Ideal para saber o real engajamento dos usuários no conteúdo do eBook.
 
Lista de ações monitoradas pelo Google Analytics direto do conteúdo produzido com Adobe InDesign
 
 

Formulários, Youtube, Mapas

A web é o limite. Se está online ou offline é possível incluir no PEP – Progressive eBook Page.
 
Um ótimo exemplo, desse recurso, são enquetes e formulários que permitem conhecer mais sobre a audiência, dentro do contexto da leitura você pode incluir uma enquete para saber a opinião do seu público.
 
 

Notificações

Conteúdo dinâmico e atualizável é essencial. Por isso, mantenha contato com todos os leads que acessaram o eBook, através de notificações direto no navegador.  Avise, em tempo real, seus leitores quando o conteúdo receber atualização.
 
Usuário recebendo a solicitação para aceitar o envio de Notificações

 

 

Chatbot

Uma das mais recente (e poderosa) ferramenta do marketing digital, também, está disponível no PEP.
 
Inicie um atendimento ou simplesmente permita que o usuário percorra uma trilha de diálogos para conhecer mais sobre seu produto ou serviço.
 

PEP – Resumo dos Recursos

  

Confira, na prática, os recursos citados acima. Clique Aqui

Progressive eBook Page – Catálogo de Cursos.
 

Quero saber como produzir Progressive eBook Page

Aprenda a dominar o InDesign para produção de ambientes digitais, através do MÉTODO IN5
 
Temos turmas presenciais e online, visite nosso site ou tire suas dúvidas diretamente comigo pelo WhatsApp, basta clicar aqui para iniciar a conversa.
 

 Método IN5 e Progressive eBook Page juntos!

Confira no vídeo abaixo todos os recursos citados na prática.

 
 
 

COMPARTILHAR:
, , , ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

Deixe uma resposta