Que tal conhecer o IFTTT?

Que tal conhecer o IFTTT?

Que tal conhecer o IFTTT?

Há algum tempo surgiu na internet um serviço chamado IFTTT, sigla para If This Then That, em tradução livre significa se isso, então aquilo.  Se você nunca ouviu falar dele, nós entendemos, já que ele não se tornou uma febre na internet. Um dos motivos para isso é o total desconhecimento de sua mecânica simples.

O IFTTT é um robô que usa o sistema de notificações dos mais variados serviços para se abastecer e realizar ações, a partir de um monte de receitinhas que funcionam como blocos de montar. Você pode usá-lo para monitorar atualizações de sites e disparar emails ou enviar publicações para o Facebook automaticamente, por exemplo.

O legal é que o serviço agora também está disponível para iOS. O aplicativo do IFTTT é gratuito e depende de uma conta que – uma vez configurada – integra os recursos do iPhone a outros sites ou canal online.

Não se deixe enganar por sua aparência simples e comandos básicos. O IFTTT tem muitas utilidades: você pode criar uma ação para enviar as fotos do seu instagram direto para uma pasta no Dropbox ou postar uma nova imagem direto no Flickr, enviar emails quando novos contatos entram na agenda e assim por diante. As opções são inúmeras e o IFTTT não vai demorar para ser um companheiro indispensável em sua vida digital. Baixe o aplicativo na iTunes Store e vamos começar.

1. É preciso ter uma conta

Depois de baixar o aplicativo da iTunes Store para seu iPhone, passe as cinco primeiras telas que apenas mostram as funções básicas do programa e toque no botão Get Started. Se você já assinava o serviço na Web, toque o botão inferior Sign in! Caso contrário, preencha os campos Username com um nome de usuário, Email e Password (com uma senha) e toque Create account. Ative-a clicando no link que virá no email.

2.  Boas vindas

A primeira tela que você verá mostra uma linha do tempo de novidades e uma receita pré-programada por algum membro da comunidade do serviço. É isso mesmo, as receitas são compartilhadas e podem ser usadas por outros usuários do IFTTT, o que o torna ainda mais poderoso. Mas queremos ter nossas próprias receitas, por isso, toque no botão superior para começar a montar uma.

3. Não é de bolo, mas serve!

A lista de receitas na tela mostra dois botões: o da esquerda, em forma de óculos, e o de busca de receitas prontas compartilhadas por outros usuários; o símbolo de mais, à direita, como você já deve ter imaginado, é onde se criam as novas. O primeiro passo é sempre buscar por uma já criada, assim você conhece um pouco mais do poder do aplicativo e pode descobrir como montar suas próprias.

Texto original de Rodrigo Macedo da Revista INFO

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta