Saiba tudo sobre o conceito 1% Better Every Day

Você já ouviu falar do conceito 1% Better Every Day?

Não? Então, calma que hoje você descobrirá como esse conceito irá te ajudar, através de pequenos passos a cada dia, dar um grande passo rumo ao seu objetivo.

Se você é profissional ou estudante do mercado gráfico, editorial ou publicitário, que quer dar uma virada na carreira, ou até mesmo ingressar de forma preparada no mercado de trabalho, tenho um recado para você. Existe um método eficiente que te ajuda a se preparar, melhorar e obter resultados ao final de tudo.

1% Better Every Day: Método eficiente, melhores resultados
1% Better Every Day: Método eficiente, melhores resultados

Mas o que iremos ensinar aqui pode ser aplicado em todas as áreas da sua vida. Independente da sua carreira, dos seus sonhos ou das suas metas.

Quais são seus maiores objetivos na vida? Quais são os hábitos que abastecem esses objetivos? E se você  fosse capaz de ficar 1% melhor em cada um desses hábitos básicos? Imagine como isso mudaria sua vida no trabalho e até mesmo no seu dia a dia.

Com o 1% Better Every Day é possível avançar na sua carreira profissional ou se destacar em qualquer atividade que você deseja melhorar. Que tal conhecer esse conceito mais a fundo?

De onde surgiu o conceito 1% better every day?

Não podemos falar do conceito 1% better every day sem antes explicar como e por que ele surgiu. É uma história incrível, onde pequenos mudanças diárias geraram resultados inacreditáveis.

Desde de 1908, os ciclistas britânicos haviam ganhado apenas uma única medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. E, na maior corrida de ciclismo do mundo, o Tour de France, eles se saíam ainda pior: nunca haviam ganhado o campeonato. Eles tinham uma performance tão abaixo do esperado que até mesmo uma das maiores fábricas de bicicleta da Europa havia se recusado a vender bicicletas para a equipe porque tinham medo que isso prejudicasse a venda se os outros profissionais vissem os britânicos usando seus produtos.

Ciclistas Britânicos: apenas uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos em 100 anos de competição

Assim sendo, os ciclistas profissionais da Grã-Bretanha estavam na mediocridade há quase 100 anos. Mas, o destino da equipe de ciclismo britânica mudou em 2003, quando a organização contratou Dave Brailsford como Diretor de Performance do time.

O diferencial de Dave Brailsford era seu comprometimento implacável com uma estratégia a que ele se referia como “a agregação de ganhos marginais”, que era uma espécie de filosofia onde se busca uma pequena margem de melhoria em tudo o que você faz.

Brailsford explica o que isso significa da seguinte maneira: “Todo esse princípio veio de uma ideia de que se você desmembrar tudo o que pensa sobre andar de bicicleta, e então melhorar em 1%, você terá um aumento significativo quando colocar tudo junto.”

A partir daí, Brailsford e seu time de treinadores começaram a fazer todos os pequenos ajustes que se espera de um time de ciclistas profissionais. E não parou por aí.

Brailsford e sua equipe continuaram a buscar 1% de melhorias até mesmo em áreas esquecidas, onde não se espera que possa haver algum tipo de melhoria.

Como por exemplo, eles testaram diferentes tipos de géis de massagem para ver qual fazia o músculo se recuperar mais rápido. Contrataram um cirurgião para ensinar os ciclistas a melhor forma de lavar suas mãos para reduzir as chances de pegar um resfriado. Determinaram o tipo de travesseiro e colchão que levariam a uma melhor noite de sono para cada atleta.

Eles até pintaram o interior do caminhão dos ciclistas de branco, que ajudou a detectar pequenas quantias de poeira que normalmente passariam despercebidas mas que poderiam degradar a performance das bicicletas finamente ajustadas.

Enquanto essas e centenas de outras pequenas melhorias se acumulavam, os resultados começaram a vir mais rápido do que se poderia imaginar.

Passados 5 anos após Brailsford assumir o cargo, aconteceu o que a equipe e o país mais esperavam: a equipe de ciclismo britânico dominou os eventos de ciclismo nos Jogos Olímpicos de 2008 em Beijing, onde ganharam espetaculares 60% das medalhas de ouro disponíveis.

Ganharam 60% das medalhas de ouro
Ganharam 60% das medalhas de ouro

Quatro anos depois, nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, os britânicos comemoraram quando quebraram 9 recordes olímpicos e 7 recordes mundiais. Foi um feito impressionante para o mundo todo!

Ainda em 2012, Bradley Wiggins se tornou o primeiro ciclista britânico na história a ganhar o Tour de France. Em 2013, seu colega Chris Froome também ganhou o Tour de France, e continuaria a ganhar novamente em 2015, 2016 e 2017, dando à equipe britânica 5 vitórias no Tour de France em 6 anos.

Durante o período de 10 anos de 2007 a 2017, a equipe de ciclismo britânica ganhou 178 campeonatos mundiais e 66 medalhas de ouro em Olimpíadas e Paraolimpíadas e venceram 5 Tour de France, que é a amplamente considerada mais bem sucedida corrida de ciclismo da história.

Mas, como isso acontece? Como um time de atletas comuns, com nada especial, acabaram se tornando campeões mundiais? Como essas pequenas melhorias se acumularam em resultados tão memoráveis?

Como você pode replicar o conceito 1% better every day na sua vida?

Como o conceito de ser 1% melhor a cada dia pode mudar sua vida?

Você deve estar se perguntando como o conceito 1% better every day pode de fato mudar sua vida. Parece pouco, e o prazo parece longo para você?

É muito fácil acreditar que o sucesso sólido requer ações sólidas. Seja para aprender algo novo, ganhar uma competição, perder peso, construir um negócio ou alcançar qualquer outro objetivo.

Temos a tendência a acreditar que grandes conquistas vêm de um talento nato, um esforço descomunal ou uma ideia genial. Mas as grandes conquistas também podem ser galgadas aos poucos.

Grandes conquistas são como quebra-cabeças: requerem tempo, esforço e estratégia
Grandes conquistas são como quebra-cabeças: requerem tempo, esforço e estratégia

Ser 1% melhor a cada dia pode não ser particularmente notável ou perceptível, mas pode ser muito significativo. Especialmente a longo prazo.

O conceito 1% better every day nos mostra que as pequenas melhorias diárias, com o tempo, trazem mudanças impressionantes. E se é exatamente isso que você busca, verá como esse conceito pode mudar a vida.

Quando você aplica esse conceito na sua vida, seja para qual objetivo for, de imediato não verá diferença entre fazer uma escolha 1% melhor ou 1% pior. Isso não afetará muito você hoje.

Mas, com o passar do tempo, essas pequenas melhorias, ou quedas, se acumulam. E, quando você se dá conta, percebe o quanto cresceu, o quanto evoluiu, ficou reconhecido pelos seus feitos, ou o quanto acabou “andando para trás”, ficando pior do que quando começou.

Tudo isso se deve ao fato de fazer escolhas certas todos os dias. Vou dar um exemplo.

Ao invés de assistir 3 episódios da sua série favorita quando você tem tempo livre, tente assistir apenas um, e usar o tempo restante para estudar. Ou, se seu objetivo é ganhar mais energia e saúde, a cada dia vá aumentando a intensidade dos exercícios físicos e o número de alimentos saudáveis que você acrescenta na sua alimentação.

Assista apenas 1 episódio e use o restante do tempo para estudar.
Assista apenas 1 episódio e use o restante do tempo para estudar.

Imagine agora o quanto essas pequenas mudanças nas escolhas do dia a dia podem impactar sua vida em um ano. Quantos sonhos poderão se realizar, quantos benefícios você poderá obter.

É dessa forma que o conceito 1% better every day pode mudar a sua vida no longo prazo. E você verá como colocar o conceito na prática, não importa qual seja seu objetivo.

Colocando o conceito na prática

Agora que você compreendeu melhor o que é o conceito 1% better every day, chegou a hora de colocar em prática.

Veja como definir seus objetivos de forma clara, como montar as etapas e manter a continuidade para alcançar o que deseja.

Defina seu objetivo

O conceito de ser 1% melhor a cada dia requer objetivos claros. Do contrário, seria só você tentando atirar para todos os lados, certo?

Então, pegue um caderno e uma caneta e anote os objetivos que são mais importantes nesse momento. Você quer ser especialista em um programa de edição de imagens? Precisa perder peso? Quer ser promovido no trabalho? Ou juntar dinheiro para fazer aquela viagem?

Coloque tudo no papel
Coloque tudo no papel

Seja qual for seu objetivo, anote no papel. Anotar os objetivos no papel é uma forma de dizer ao seu cérebro que aquilo é concreto, não apenas um sonho, algo que está perdido entre pensamentos aleatórios. É algo passível de realizar.

Depois de anotar seus objetivos, anote as etapas que você vai precisar colocar em prática.

Você vai precisar se inscrever em um curso preparatório? Vai precisar se matricular na academia e trocar as guloseimas da geladeira por alimentos naturais? Ou precisa abrir uma conta de investimentos financeiros e cortar alguns gastos para economizar?

Depois de definir tudo isso, passe para a próxima etapa.

Distribuição das etapas entre os dias

O conceito 1% better every day necessita de continuidade. Ele é uma construção de um hábito que te levará a ter ganhos percentuais a cada dia, que somados, se tornarão um grande passo ou uma grande realização.

Então, para isso, distribua as etapas da construção desse hábito entre seus dias.

Vamos pegar o exemplo das aulas que você precisa assistir para ser especialista em Photoshop.

No primeiro dia, você pode assistir a aula de introdução para ter uma visão geral do programa. No segundo dia, você já pode assistir mais uma aula com os fundamentos do programa e abrir o Photoshop para explorar as ferramentas. No terceiro dia, que tal assistir duas aulas e fazer 30 minutos de exercícios? Faça isso ao longo de todos os dias, até o final do seu projeto, sempre aumentando um pouco o desafio e melhorando sua habilidade, conhecimento e técnica 1% a cada dia.

Prática leva a perfeição
Criar projetos complexo e surpreendentes

No último dia você já estará criando projetos mais complexos no Photoshop, fazendo coisas que nem imaginava no começo.

Mas agora que você aprendeu tudo o que precisava sobre Photoshop e consegue fazer trabalhos incríveis, significa que não precisa aprender mais nada e nem treinar sua técnica? Errado.

Entenda agora a importância de não parar quando o objetivo é alcançado.

A importância da continuidade

A formação do hábito é um processo onde um comportamento se torna progressivamente mais automático através da repetição. Isso significa que quanto mais você repetir uma atividade, mais a estrutura do seu cérebro muda para se tornar eficiente nessa atividade. A repetição fortalece as conexões neurais.

As pessoas costumam perguntar: “quanto tempo demora para se construir um hábito?”. Mas a pergunta que elas deveriam fazer é “quantas vezes preciso repetir para formar um hábito?”.

Porque na realidade não importa se, em um período de 30 dias você assistiu à apenas 5 aulas e praticou seu aprendizado 3 vezes. É a frequência que faz a diferença. Os hábitos que você tem hoje, que você repete dia após dias sem nem pensar sobre isso, foram internalizados ao curso de centenas, senão milhares de repetições.

Na prática, não importa quanto tempo demora para um hábito se tornar automático. O que importa é que você tome as atitudes necessárias para progredir e repita elas diariamente até se tornar algo natural.

Por que os pequenos hábitos fazem grande diferença?

É comum um grande momento, aquele que muda a vida de alguém, ser superestimado. Como, por exemplo, aquela pessoa que perdeu 10 quilos em dois meses. Ou o estagiário que foi promovido para um cargo de liderança na empresa. E o menino que estava na escola de música e foi contratado por uma gravadora.

E isso faz com que as pessoas subestimem o valor das pequenas melhorias diárias. Aquela pessoa que emagreceu estava realmente empenhada e buscando seu melhor a cada dia. O estagiário estava trabalhando em seu aprimoramento como profissional e líder.
O menino praticava suas aulas de música todos os dias incansavelmente.

Prática leva a perfeição
Prática leva a perfeição

É esse o segredo das pessoas que alcançam grandes feitos em suas vidas. O cálculo que é feito a partir de 1% de melhoria a cada dia é o seguinte: se você pode ser 1% melhor a cada dia durante um ano, você vai terminar sendo 37 vezes melhor quando terminar. Por outro lado, se você ficar 1% pior a cada dia, durante um ano, seu declínio chegará a zero.

O que começa como um pequeno ganho ou o menor contratempo, acaba se acumulando em algo muito maior.

Essa é a oportunidade para você começar um projeto de longo prazo capaz de mudar sua vida. Dê o primeiro passo agora, seja 1% melhor hoje e colha os frutos do seu desempenho amanhã.

Conheça um programa de estudos pensado para profissionais e estudantes do mercado gráfico, editorial e publicitário que não tem tempo de se capacitar, inspirado na ideia 1% Better Every Day.

Tenho 7 bons motivos para você estudar na Dualpixel Academy. Que saber quais são? Clique aqui que te mostro.

COMPARTILHAR:
,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

Deixe uma resposta