Seis regras de ouro para você criar sua revista digital

Seis regras de ouro para você criar sua revista digital

Seis regras de ouro para você criar sua revista digital

Se você estiver prestes para publicar uma revista digital em algum dispositivo móvel, leia este artigo e descubra como preparar um bom projeto. Você vai descobrir que existem seis regras fundamentais para ter sucesso, principalmente, com os dispositivos móveis da Apple, por isso, leia todo o conteúdo com prazer e muita calma.

Seis regras de ouro para você criar sua revista digital

Para quem deseja ingressar no fantástico mundo das “verdadeiras” publicações digitais interativas – não estou falando de um PDF exportado do layout impresso, mas de projetos planejados para a versão mobile. Atualmente temos algumas opções de formato, conforme o tipo de projeto e verba disponível para o investimento na plataforma. Entre elas, destaco:

  • Produção em HTML5 e Phonegap;
  • Produção em HTML5 (com Adobe Muse)  e Phonegap;
  • Produção em InDesign e/ou HTML5 com DPS/Folio (saiba mais aqui);
  • Produção de ePUB Layout Fixo com InDesign CC 2014.

Se você tem dúvidas sobre qual workflow adotar agende uma conversa conosco via skype – pixelaula

A revista FastCompany observou com precisão no artigo O App é a sua marca agora que “se você não tem um app, você corre o risco de ser efetivamente invisível para o público que mais cresce no mundo: existem mais de um bilhão de usuários de aplicativos e um mercado que está crescendo cerca de 30% a cada ano”.

O The Guardian

Vários títulos conhecidos já foram para as plataformas móveis, mas o caso do The Guardian é um dos mais famosos. O aplicativo móvel do The Guardian é um complemento perfeito da revista impressa: não só o próprio título foi para uma plataforma móvel, mas também, foi criada uma plataforma de publicação para atender as novas expectativas dos clientes.

A Revista Digital do The Guardian para iPad tem uma excelente apresentação que descreve como o jornal The Guardian criou a sua versão para iPad, também, tem um monte de bons conselhos para quem quer criar seu app. Obviamente, você não tem que investir milhões para produzir um app para a sua revista, mas o caso do The Guardian é interessante e instrutivo para todo editor de revista digital.

Seis regras de ouro para você criar sua revista digital

Mas, se você quiser fazer uso do potencial dos apps e tornar a experiência do seu leitor mais valiosa, mantenha as seguintes regras ao criar os arquivos da sua revista digital:

  1. Layout

Sua revista tem que ficar legível, para isso, use uma ou duas colunas no seu layout para que seu projeto tenha uma boa aparência, além da legibilidade. Os apps, normalmente, permitem visualizar as revistas nos modos retrato ou paisagem. No caso do modo retrato, apenas uma página pode ser visualizada, e no caso do modo paisagem, duas páginas podem ser exibidas ao mesmo tempo. É por isso que é tão importante que cada página mantenha a proporção 4:3.

6 Golden Rules_4

Isso permite usar todo o espaço tanto na vertical, bem como no modo horizontal. Além do mais, ele cria oportunidades adicionais na construção da experiência do usuário, porque no modo paisagem, você pode utilizar conteúdos extras com gráficos, videos, mapas, etc

Outra ideia interessante é usar uma grade em que cada elemento tem uma prévia do texto ou artigo e hiperlinks para que o leitor possa facilmente saltar para o local que quiser na revista. Se a sua revista ou qualquer outra publicação tem muitas páginas, este tipo de layout pode ser uma variação agradável para o leitor, que também serve como um sumário.

Dica: tamanho da página recomendado: 768 x 1024px – com imagens em 150 ppi (pixel per inch)

  1. Ilustrações e Fotos

Para que ler em um tablet se você não puder desfrutar de belas ilustrações ou fotos? Essa é a primeira e uma das mais importantes regras para que sua revista tenha sucesso. As ilustrações e fotos precisam chamar a atenção do leitor, e no caso da publicação digital, tem que desencadear vendas.

Belas fotos são geralmente uma despesa grande, especialmente, para uma revista nova. Sites como o Unsplash vai ajudar você com imagens de alta qualidade bem recortadas que são de uso livre.

Dica: Reduzir o tamanho das imagens de 300ppi para 150ppi

  1. Tipografia

A utilização de fontes adequadas é essencial! Fontes bem escolhidas que criam palavras corretamente formatadas com espaços, não só tornarão a leitura mais fácil, mas também afetarão a recepção positiva dos seus leitores e mostrarão claramente que foi feita por um verdadeiro profissional.

Listamos as principais características para uma boa tipografia abaixo baseado no Butterick’s Practical Typography:

  • O tamanho do ponto deve ter 16 a 25 pixels na web.
  • O espaçamento entre linhas deve ter 120 a 145% do tamanho do ponto.
  • O comprimento médio de linha deve ter 45 a 90 caracteres (incluindo os espaços).
  • Evite fontes muito comuns, pouco espaçadas ou fontes do sistema, especialmente, a Times New Roman e a Arial.
  • Coloque apenas um espaço entre as frases.
  • Nunca use sublinhado, a menos que seja um hiperlink.
  • Use o texto centralizado com moderação.
  • Evite o uso do negrito ou itálico o máximo possível.
  • Use o recuo para a primeira linha que seja 1 a 4 vezes maior que o tamanho do ponto do texto ou use 4 a 10 pontos para o espaço entre os parágrafos, mas não use ambos.
  • Se você usar o texto justificado, ative a hifenização.

Dica: Esteja ciente de que os pixels (px) não são os mesmos que pontos (pt) em que os tamanhos das fontes são definidos. Você vai encontrar o conversor apropriado aqui.

  1. Qualidade

Sua revista não deve ser uma “reedição digital”, muito menos um site. As pessoas estão acostumadas a usar a internet gratuitamente para fazer uma versão de suas revistas impressas. A revista digital não deve ser uma cópia da sua revista impressa, ela deve ser uma combinação de conteúdo exclusivo que ofereça uma ótima experiência para o usuário dos dispositivos móveis.

E lembre-se, o cliente pagará por conteúdos que valorizam para ter uma experiência única, é por isso que, ao planejar seu projeto para um formato mobile (HTML5, Folio, ePUB Layout Fixo), pense bem no equilíbrio conteúdo / interatividade, isso irá garantir um layout consistente num maior número de dispositivos e plataformas.

Dica: Esses cuidados irão assegurar que sua revista oferecerá a mesma experiência em todos os dispositivos.

  1. Performance

Qualquer nova edição da revista deve ser baixada pelo seu leitor em qualquer tablet ou smartphone, portanto, é bom otimizar o arquivo final para que o tamanho não exceda 100 MB. Você só precisa se lembrar de:

  • Modificar as imagens acima de 300ppi para 150ppi;
  • Otimizar o tamanho dos videos no formato e compreensão adequados (mp4 com H.264);
  • Controlar a quantidade dos itens interativos, em especial: slideshow, sequence image e video;
  • Na versão smartphone preferir recursos de multimídia (áudio e video) via streaming, quando possível.
  1. Venda nas App Stores (Apple, Google, Windows)

Um usuário que visita o site da sua revista numa App Store deu apenas o primeiro passo para tomar a decisão de compra. Entre em contato com a duaplixel e receba uma consultoria completa para produção e distribuição de publicações digitais via aplicativos. Saiba aqui como abrir uma conta na Apple app store Cuidamos de tudo para que você possa se concentrar apenas no seu processo de criação.

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta