Biblioteca digital reúne 300 ebooks acadêmicos

Sucesso Nacional de ebooks

Neste último mês, a SciELO, uma das maiores bibliotecas digitais do Brasil e importante indexador e publicador de periódicos online em acesso aberto, anunciou o lançamento da SciELO Livros, uma coleção de ebooks acadêmicos nas áreas de Humanas, Ciências Sociais e Saúde Pública de editoras universitárias selecionadas e outros publicadores acadêmicos do Brasil.

Segundo a própria biblioteca online que está no ar desde 1998, hoje há cerca de 300 ebooks disponíveis para download, mas espera-se que o escopo da coleção aumente progressivamente à medida que editoras universitárias e publicadores acadêmicos de outros países da América Latina e Caribe se juntem ao projeto. Este número deve crescer para mais de 500 títulos por ano.

A SciELO acredita em padrões abertos e que os usuários tenham a liberdade de realizar a leitura em qualquer dispositivo, no entanto, os ebooks estão sendo disponibilizados nos formatos ePub e PDF com a opção de download do livro inteiro ou apenas capítulos individuais em PDF.

Ao todo, seis editoras participam da iniciativa: a Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), a Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), a Estadual da Paraíba (EDUEPB), a Estadual de Londrina (EDUEL) e a Federal de São Carlos (EDUFSCar), além da Fiocruz no Brasil.

A SciELO Livros quer seguir os mesmos princípios que a SciELO periódicos. Até hoje, ela já publicou mais de 1000 periódicos com mais de 417 mil artigos e outras comunicações de 17 países diferentes, principalmente da América Latina e Caribe, mas incluindo também Portugal, Espanha e África do Sul. Todos os dias uma média de um milhão de artigos são baixados do site SciELO.

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta