Tablet ou eReader? A escolha é sua!

Tablet ou e-reader? A escolha é sua!

Qual o dispositivo mais adequado para ler ebooks? O que é melhor: tablet ou e-reader? A primeira pessoa que você deve fazer essas perguntas é você mesmo! Fizemos algumas pontuações abaixo sobre as características dos dois dispositivos e um simples questionário com 12 perguntas para que você conheça primeiro suas preferências de leitura eletrônica e depois decida o que comprar.

No quesito preço, os valores dos e-readers estão em queda. Os mais populares, como o Kindle da Amazon e o Nook da Barnes & Noble, o custo está abaixo de US$ 80. Segundo Piotr Kowalczyk, fundador do Ebook Friendly, “muitos usuários sentem que este é um preço justo por um aparelho que permite ler e gerenciar livros eletrônicos”.

Os tablets são muito mais caros do que os e-readers, mas eles também são mais versáteis. Você pode usá-los para outros fins, como e-mails, redes sociais, navegação na web, vídeos e jogos. Eles também permitem que você leia ebooks com imagens, vídeos ou elementos interativos.

Já os e-readers são dispositivos de uso único. Embora alguns deles ofereçam recursos extras, como navegação na web, você deve ser muito cuidadoso para escolher o seu, pois eles tem limitações técnicas e não são feitos para dar algo mais do que o simples prazer de ler.

Mas essas informações são para você ter, apenas, uma ideia das diferenças entre os dois dispositivos. Com certeza, ainda, surgem nuvens de dúvidas em sua cabeça. Para minimizar esse processo, responda as perguntas abaixo e você perceberá que a decisão sobre o que é melhor virá mais fácil do que pensava.

1. Quantas vezes você lê livros?

A. Regularmente

B. Ocasionalmente

2. Ler textos coloridos é importante para você?

A. Não

B. Sim

3. Que tipo de livro você mais ler?

A. Somente textos (ficção)

B. Textos com imagens ou gráficos (guias, livros de receitas, livros didáticos e outros)

4. Você quer ler ebooks melhorados?

A. Não

B. Sim

5. Quanto tempo você lê um livro sem parar?

A. Mais de uma hora

B. Menos de uma hora

6. Você está preocupado com o cansaço visual que as telas de LCD causam?

A. Sim

B. Não

7. Seu aparelho será utilizado por outros membros da família?

A. Não

B. Sim

8. Você usará o dispositivo para ler livros para seus filhos?

A. Não

B. Sim

9. Você quer ter acesso constante à web?

A. Não

B. Sim

10. Você quer que o dispositivo te ajude a ficar concentrado na leitura?

A. Sim

B. Não

11. Quais outras funções você quer ter?

A. Música e texto para voz

B. Música, texto para voz, vídeos, jogos, internet e email

12. Você quer ter fácil acesso a diferentes ebookstores?

A. Não, uma eBookstore é suficiente

B. Sim, eu quero baixar e comprar ebooks em várias fontes

Se você escolheu a resposta “A” mais de seis vezes, você vai se sentir melhor com um e-reader. É um grande dispositivo para ajudá-lo a ficar concentrado na leitura por longas horas. Mas, se você escolheu a resposta “B” mais de seis vezes, você vai preferir um tablet. É um aparelho versátil com um suporte multimídia completo que pode ser usado por todos os membros de sua família para diferentes fins.

Questão 1

Se você optou pela letra “A”, o que significa comprar um e-reader, é uma decisão totalmente justificada. Você precisa calcular quantos livros lê por ano e quantos podem ser salvos em sua biblioteca virtual e comparar com os custos dos livros impressos. Essa é uma das razões mais comuns para a compra de um e-reader. O que é realmente importante é que o dispositivo seja usado pesadamente.

Questão 2

A diferença mais evidente entre os e-readers e tablets é o display. E-readers tem tela e-paper que não precisam de uma luz de fundo para produzir uma imagem visível, ou seja, preto e branco é o padrão. Atualmente, já existem e-readers no mercado em cores, mas nunca serão tão bons como os tablets com telas de LCD.  Telas de e-paper não são destinados para uso ativo, a sua taxa de atualização é muito baixa.

Questão 3

É impossível inserir elementos interativos nas telas e-paper padronizadas em preto e branco. Os e-readers são ideais para um tipo de livro: ficção. Títulos de não ficção, livros de receitas, livros de viagens ou livros didáticos em que você provavelmente vai trabalhar com textos, imagens e gráficos são muito mais adequados para tablets.

Questão 4

A melhor distinção entre um e-reader e o tablet é o suporte de ebooks melhorados. Nos ebooks melhorados você pode encontrar arquivos de áudio e vídeo embutidos, reproduzir animações e usar elementos interativos, como mapas ou gráficos.  Os e-readers não suportam ebooks melhorados, já os tablets produzem ebooks melhorados.

Questão 5

Esta questão pode parecer irrelevante, mas nos tempos da web e mídias sociais, o ponto é definir quão distraído você é, ou quão focado você quer ser. Se você ler por longas horas e quer esquecer totalmente o mundo exterior, escolha um e-reader.

Questão 6

A tensão do olho é um problema sério. Olhando oito horas por dia para uma tela de LCD não é bom para os olhos e pode causar fadiga ocular. É porque as telas de LCD produzem a imagem usando uma fonte de luz colocada atrás. Em outras palavras, você está olhando para a fonte de luz. Se você não se incomoda de usar o mesmo tipo de tela em um dispositivo que é, em grande parte, dedicado à leitura, você pode escolher um tablet. Agora, volte para a questão anterior por um momento: se você quiser ler por longas horas não sendo exposto a uma fonte de luz é uma ideia melhor escolher um e-reader.

Questão 7

Esta é uma pergunta muito importante. Os aparelhos móveis tem sido comprados para toda a família e não mais para um único indivíduo. Os membros da família, mesmo que todos queiram um dispositivo para ler, podem querer consumir ebooks de diferentes formas. Tablets são mais adequados para atender diferentes necessidades. Você pode baixar vários aplicativos para leitura, isso pode ser uma maneira de separar bibliotecas virtuais pessoais. Um e-reader, no entanto, é geralmente relacionado com uma única conta de um ebookstore associado, isso significa que todos os membros da família terão acesso à mesma biblioteca. 

Questão 8

Se você quer ler ebooks para seus filhos, um tablet é a única opção. Ele não somente permite que você desfrute de livros completamente coloridos, mas abre todo um novo mundo de livros infantis interativos.

Questão 9

Algumas pessoas não podem pagar por um livro, outras só querem dar uma ‘olhadela’. Se você precisa ter acesso constante às mídias sociais, ou se você está lendo um livro de não ficção e quer ter uma referência mais profunda com pesquisas na web, ou se você simplesmente escreve notas no momento da leitura, você deve ir para um tablet. Obviamente é uma questão de como um dispositivo se conecta a web. O padrão é o Wi-Fi para ambos: tablets e e-readers, mas é importante avaliar o quão fácil é usar a web. Não é fácil em um e-reader. 

Questão 10

Esta questão está relacionada inteiramente com a quinta pergunta. Se você precisa se concentrar e quer ler por longas horas, os tablets podem atrapalhá-lo, pois eles oferecem inúmeros recursos que ficam o tempo todo surgindo em sua tela. Para um amante de livros que quer fugir totalmente do mundo externo, isso pode criar muitas distrações. Na verdade, com os tablets não há nenhuma chance real para ficar off-line e se concentrar na leitura.

Questão 11

Para decidir-se entre o tablet e o e-reader, você pode começar a partir de um único ponto: eu quero um aparelho para ler. Essa é sua necessidade básica, mas se pensar um pouco mais e descobrir outras características que gostaria de ter em um dispositivo móvel, em algum momento você vai perceber que um e-reader não é suficiente.

Questão 12

Como já falamos na sétima questão, os membros de uma família podem querer acessar diferentes fontes de ebooks. Se você quer pessoalmente comprar um livro na Kindle Store e seu irmão quer adquirir um livro novo na iTunes Store da Apple, a melhor solução é ter um tablet. Na escolha de um tablet, você será capaz de instalar aplicativos de leitura de ebookstores concorrentes: Kindle, Nook, Kobo. Também, é possível em um e-reader, mas ele precisa de um esforço extra para trazer todos os livros encontrados na web para o arquivo DRM-free. 

Esperamos que o questionário acima possa ajudá-lo a chegar mais perto de uma decisão final sobre o dispositivo que irá atender melhor as suas necessidades.

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta