Você já teve o valor do seu trabalho questionado por um cliente, e para fechar um negócio foi obrigado a cobrar um valor menor do que deveria por um projeto?
Pense naquela imagem linda que você passou horas trabalhando no Photoshop, ou aquele logotipo fantástico que você desenvolveu depois de de ficar horas focado trabalhando no Illustrator, e que, no final das contas, foram vendidos a preço de banana?
Você acha que seu trabalho vale muito mais do que aquilo que estão te pagando por ele?
Então, esse artigo vai te dar 5 dicas precisosas de como aumentar o valor do seu trabalho e conseguir maior retorno financeiro para o seu negócio.
1. O valor do seu trabalho está em resolver o problema do cliente
Para agregar maior valor ao seu produto, é essencial conhecer o real problema do cliente.
Encare a necessidade do cliente como um problema a ser resolvido.
Em seu livro, “Atendimento ao cliente”, o autor Otávio Bentes afirma “Ajude o cliente a identificar o problema, mas sem impor seu ponto de vista ou produtos que oferta. Procure identificar sintomas dos problemas, até para definir o que é o problema.”
Assim, você entenderá corretamente o que ele deseja receber como produto final.
Ao identificar o objetivo e usabilidade que o cliente deverá obter com o projeto, pode-se estabelecer um valor justo, tanto para a aplicação do seu trabalho, como para que o valor não fuja daquilo que foi previamente apontado pelo cliente como orçamento.
Você deve sempre encarar a solicitação do cliente como um problema a ser resolvido, para que então você possa desenvolver a melhor ideia possível para ajudar o seu cliente.
2. Apresente um portfólio
Você já viu o que pode acontecer quando alguém comprar uma roupa sem antes provar?
A roupa pode ficar pequena, se foi comprada em um site, pode ser completamente diferente daquilo que parecia ser, o produto pode ser de má qualidade, etc.
Isso também se aplicada aos produtos digitais, e por isso se faz extremamente necessário que o designer possua um portfólio para que possa atender bem o seu cliente.
“Atender bem é descrobrir as necessidades dos clientes e satisfazê-la da melhor forma. Para tanto é preciso saber entender as necessidades e expectativas deles e apresentar as soluções com produtos e serviços que gerem a eles os benefícios esperados. E nunca é demais lembrar que clientes desejam saber, prioritariamente, sobre os benefícios e menos sobre características”, afirma o autor Otávio Bentes, em seu livro “Atendimento ao cliente”.
Quando um cliente deseja comprar algo, ainda mais se esse algo for alguma coisa exclusiva, como um produto digital, por exemplo, é essencial que ele saiba quais foram os trabalhos que o contratado já realizou.
Somente assim, o cliente poderá ter um ideia, mediante a avaliação do trabalho que já foi realizado, se aquele profissional é o mais adequado para ajudá-lo com a necessidade dele.
3. Se dedique ao projeto
“Eu sei o preço do sucesso: dedicação, trabalho duro, e uma incessante devoção às coisas que você quer ver acontecer.” Já dizia o escritor estadunidense Frank Lloyd Wright (1867-1959).
Dedicação! Essa é a palavra!
Todo bom profissional, seja ele iniciante ou que já tenha algum tempo de carreira, sabe que, para se destacar no mercado, é necessário que haja dedicação nos projetos realizados.
Nunca apresente ao seu cliente algo que foi mal pensado, mal elaborado ou mal revisado.
Embora seja normal que os clientes solicitem alterações durante a execução dos projetos, é fundamental que o profissional tenha em mente que, não é porque pode haver alteração, que ele irá entregar qualquer coisa para o cliente avaliar.
É preciso lembrar que você, profissional do design, será lembrado pelos trabalhos que realiza, sejam bons ou não.
Se você quer ter mais clientes e expandir seu negócio, lembre de se dedicar e fazer sempre o seu melhor possível, independente do orçamento to projeto.
4. Preço X Valor
Primeiro de tudo, entenda a diferença entre preço e valor.
Preço, qualquer profissional cobra pelo seu produto. Se você quer se diferenciar, explique para seu cliente qual é o valor do seu trabalho.
“Algumas empresas queixem-se de que os clientes não aceitam pagar seus preços. Quanto mais diferenciada sua empresa, maior será a percepção de valor e aceitação para pagar mais, por parte dos clientes. E de maneira contrária, quanto mais sua empresa for igual aos seus concorrentes, mais seus clientes irão decidir por preço baixo”, afimar Otavio Bentes, em seu livro “Atendimento ao cliente”.
Caso seu cliente diga: “Ah, mas fulano cobra menos!”. Explique para seu cliente que seu trabalho tem esse valor, não preço, porque você, aluno da Dualpixel, possui determinados diferenciais que fazem toda a diferença na hora de elaborar um trabalho.
5. Estude mais
A ultima pesquisa do IBGE, comprova que pessoas que estudam mais, ou seja, tem um grau de instrução maior, são aquelas que mais ganham dinheiro no mercado.
Segundo o estudo, o rendimento real efetivo domiciliar per capita efetivo médio e mediano das pessoas residentes em domicílios particulares, segundo o nível de instrução, de um homem, com nível superior, é de R$4.145, enquanto uma pessoa que possui apenas o ensino médio, por exemplo, ganha apenas R$1.418.
Assim, seja na realizando um curso superior, ou cursos livres de aperfeiçoamento, como é o caso do curso Dualpixel Academy, você estará apto a aumetar o valor do seu trabalho e conseguirá desenvolver novas habilidades que o permitirá expandir seu mercado.
Além disso, o conhecimento é fundamental, pois, ao se tornar especialista em determinada ferramenta, você conseguirá sanar todas as dúvidas do seu cliente, transmitindo maior confiança ao seu cliente e assim fechará mais negócios.
Aplicando na prática
Agora que você já conhece as 5 dicas de como aumentar o valor do seu trabalho, que tal você conhecer 7 bons motivos para estudar na Dualpixel Academy e garantir que seus trabalhos sejam cada vez mais bem sucedidos?
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