O tradicional evento anual da Adobe – Max 2021 – ocorreu no final de outubro e, similar ao último ano, totalmente online e gratuito. Confira a seguir as principais novidades do InDesign CC 2022.
Em relação ao Creative Cloud duas novidades com foco no trabalho remoto foram apresentadas – Spaces e Canvas.
Esses recursos permitem novas camadas de interação entre equipes compartilhando assets e informações de maneira mais ágil e controlada.
Spaces será um espaço para compartilhamento de arquivos, libraries, links, entre outros assets. Funciona como um nível acima da CC Library permitindo maior interação entre pessoas e todos os elementos de um projeto.
Já o Canva, me lembra muito a ferramenta Miro e funcionará como um moodboard permitindo a visualização e revisão de ideias e projetos entre todos os participantes, em tempo real, direto no navegador.
InDesign CC 2022 – Colaboração aprimorada com Copy Editing (private beta)
Em suas recentes atualizações a Adobe tem dado maior atenção ao fluxo de revisão – confira nestes artigos mais detalhes sobre a importação de comentário do PDF e share for review.
E uma integração ainda maior está em produção com a previsão de lançamento para início de 2022. Confira os principais recursos (aguardados!) no Copy Editing
- Compartilhar matérias de forma prática e segura, para a equipe (revisores, editores) mesmo que eles não tenham o InDesign, controlando quais seções da publicação cada participante terá acesso.
- Editores poderão alterar o texto diretamente pelo navegador e visualizar as mudanças no contexto do layout diagramado.
- As alterações são sincronizadas e aplicadas diretamente no arquivo do InDesign.
A partir desses recursos fica claro que o Copy Editing trata-se de uma versão online do fluxo InDesign – InCopy.
InDesign CC 2022 – Adobe Capture Extension
Como resultado da integração do Adobe Capture com InDesign, ganhamos 3 novos recursos: Color Themes, Shapes e Types. Todas são produzidos a partir de referências em imagens e salvos diretamente no Creative Cloud.
Color Themes – criar uma paleta de cores personalizada a partir das principais áreas da imagem
Shape – semelhante à ferramenta trace do Illustrator é possível criar formas vetoriais em preto e branco.
Type – utilizando as propriedades do Capture, ao selecionar uma área de texto na imagem, o novo recurso identifica e busca fontes similares a partir do Adobe Fonts. No modo edição, ainda, podemos configurar ajustes de entrelinha, tracking e escolher salvar como estilo de parágrafo ou caracter.
InDesign CC 2022 – Outras melhorias e recursos
- Compatibilidade com Apple Silicon M1: em testes a Adobe reporta até 59% de aumento no desempenho em comparação com chips Intel
- Escala da interface: controle refinado para apresentação da interface, em especial, em monitores 4k.
- Atalhos do Illustrator e Photoshop: Acesso o menu Edit > Edit Keyboard Shortcuts > Sets para ativar o novo conjunto de atalhos
- Terminologia inclusiva: agora no painel Página a referência para páginas mestras e páginas principais. Em inglês temos Parent Pages, em substituição a Master Pages
- Corrigido o erro com imagens no formato PNG com transparência que ficavam com preview preto após importação
- Fontes repetidas eram listadas no campo Find Font
- E para fechar nosso artigo um bug inusitado. O mesmo arquivo do InDesign ser aberto por usuários diferentes de forma simultânea. Com certeza daria um sério conflito de versões ☹
Mais sobre o Adobe Max
Confira nesta LIVE – ADOBE MAX, mais detalhes, sobre as novidades do Creative Cloud 2022 lançadas durante o Adobe MAX. Melhorias e os novos recursos do InDesign, Photoshop, Adobe XD, entre outros.
Tenho um convite especial para você!
Participe do grupo de estudos sobre InDesign e tenha acesso a dicas, networkin e novidades da Dualpixel.
Te espero lá 🙂
Deixe um comentário