iPad revolucionou o mundo dos negócios

Por que o iPad tem feito tanto sucesso?

Não há quem questione que o iPad tem causado um efeito profundo sobre as pessoas, especialmente nos negócios. Nesta última semana, ele completou três anos de vida e, mesmo com tão pouco tempo, o gadget da Apple já mudou a forma de uso dos computadores nas empresas. Agora, a tendência é levar tablets e smartphones pessoais para o trabalho, o famoso BOYD.

Há pouquíssimo tempo atrás, falamos como essa tendência podia afetar as duas gigantes do mercado, a Microsoft e a Apple. É claro que ainda ninguém pode afirmar, categoricamente, qual das duas vai ter a maior fatia de mercado, mas já podemos fazer uma pequena previsão.

De acordo com as últimas pesquisas, o iPad e o iPhone podem ganhar a corrida na conquista de mais espaço no mundo empresarial. Por quê? Porque a dinâmica de trabalho mudou. O iPad trouxe o BOYD e o BOYD trouxe novas perspectivas de trabalho tanto para o empresário, quanto para o funcionário. Tudo indica que os funcionários estão tornando-se mais produtivos trabalhando por mais horas, e as empresas estão tendo menos gastos com estruturas, equipamentos e formação de pessoal.

Os pesquisadores afirmam que as empresas vão gastar 24 bilhões de dólares em iPads até 2014 e cerca de 27 milhões de tablets serão utilizados no local de trabalho em 2013. É um número bem bacana para uma ‘criança’ no mundo da tecnologia.

 

O iPad mudou a cabeça das pessoas
O iPad mudou a cabeça das pessoas

Mas por que o iPad tem feito tanto sucesso?

Para o Analista da ABI Research, Jeff Orr, o iPad criou a oportunidade para as empresas agilizarem seus processos na coleta das informações. O que demorava séculos para a pessoa achar em arquivos impressos, hoje, pode ser acessado com apenas um toque. “Em muitos lugares, os arquivos foram construídos em papel e caneta, com a introdução do toque baseado em tablets, muito disso pode ser automatizado em sistemas digitais.”

Como observa Orr, o iPad se tornou uma ferramenta importante para a coleta de dados em campo, para completar pedidos de vendas, verificar pessoas em eventos e avaliar lesões esportivas. Isso não quer dizer que o iPad não é usado para a criação de conteúdo, mas segundo os estudos do Tablet Leaders, o dispositivo da Apple veio para simplificar e acelerar os processos que antes eram feitos em papel.

Além disso, o iPad mudou a cabeça das pessoas. Ele fez com que muitos pensassem de forma diferente sobre telas sensíveis ao toque. Comparando com os computadores tradicionais, principalmente os PCs, não há dúvidas quanto à facilidade de ter um dispositivo móvel com acesso mais rápido através do contato imediato. Estudos mostram que as vendas de PCs se mantiveram estáveis desde 2009 e a famosa Wintel não detém mais o poder. As vendas dos tablets efetivamente mataram as vendas dos netbooks.

Conclusão

O tablet da Apple ajudou na ascensão das telas sensíveis ao toque e fez com que milhares de pessoas pensassem de forma diferente sobre o controle do computador. Temos que dar crédito ao iPhone pela ‘mania’ touchscreen, pois até a Microsoft – defensora ferrenha do mouse e do teclado – disse que não pôde imaginar o Windows 8 sem toque.

Realmente, as telas sensíveis ao toque são agora tão populares que as crianças estão cada vez mais acostumadas a operar o computador através do toque em vez do teclado. Isso sinaliza que os trabalhadores de amanhã estarão extremamente familiarizados com essa tecnologia graças – em grande parte – a Apple que, como de costume, não foi o primeiro a criar uma nova tecnologia, mas com certeza sabia como popularizá-la.

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *