Oi, vamos dar sequência aos temas sobre tratamento de imagens?
Este é o segundo de uma serie especial de quatro artigos abordando etapas importante do processo de tratamento com Photoshop.
Em continuidade a matéria iniciada no Da Luz para o Papel , que abordou sobre contraste da imagem – calibração das áreas de mínima e máxima. Neste artigo vou apresentar os conceitos relacionados com o Balanceamento de gris / cores.
Conceito
Uma reprodução em cores deve apresentar cada cor na intensidade correta em relação a todas as outras. As áreas neutras (cinzas) precisam do equilíbrio entre os canais de cor (CMY), são nessas áreas que o balanceamento deve ocorrer.
No tratamento de imagens é válido saber que é mais importante considerar o equilíbrio entre as cores do que as intensidades exatas de cada cor separadamente.
O Balanceamento terá como referência sempre áreas neutras (cinza) na imagem, mesmo que inicialmente apareçam infiltradas. Para a remoção da invasão de cores, o operador precisa determinar que áreas da imagem serão alteradas, normalmente é feita uma mudança na gradação (range tonal da imagem), reduzindo ou aumentando valores em uma ou duas cores nas Mínimas, Meias-tintas ou Máximas.
Geralmente, a invasão de cores abrange todas as áreas da imagem. Para reproduzir tons neutros, é necessário compensar as contaminações das tintas. Os pontos de magenta e amarelo são reduzidos ao longo da escala da imagem, desde a mínima até a máxima.
Abaixo temos valores típicos para a composição de áreas neutras:
Papel revestido e Impressora Plana – valores em %
Original | Ciano | Magenta | Amarelo | Preto |
MÍNIMA / BRANCO | 5 | 3 | 3 | 0 |
MEIA-TINTA / CINZA | 45 | 35 | 35 | 8 |
MÁXIMA / PRETO | 85 | 75 | 70 | 60 |
Papel Jornal e Impressora Rotativa – valores em %
Original | Ciano | Magenta | Amarelo | Preto |
MÍNIMA / BRANCO | 2 | 1 | 1 | 0 |
MEIA-TINTA / CINZA | 40 | 35 | 35 | 10 |
MÁXIMA / PRETO | 55 | 50 | 45 | 86 |
Como remover uma invasão de cor
A invasão de cor é uma tonalização indesejada que contamina as cores de uma imagem.
Ocorre em todas as áreas da imagem, sendo normalmente predominante em uma das áreas em específico (Mínimas, Meia-tinta, Máximas).
Sua remoção acontece por alterações no contraste. Primeiro verifica-se em qual área da imagem a invasão é mais pronunciada. Em seguida, verifica-se qual canal – ciano, magenta ou amarelo – precisa ter seus valores reduzidos ou aumentados.
Conheça agora uma lista de ferramentas que possibilitam a eliminação ou redução das invasões de cores. Através do balanceamento dos grises:
ORIGINAL
Imagem capturada por uma câmera digital com aparente infiltração para o azul-violeta.
Ciente que sua tonalidade original de fundo é cinza, podemos utilizar uma das ferramentas abaixo para eliminar essa infiltração e retomar as tonalidades “reais” da foto, como o tom de pele da criança.
Sempre que sua imagem possuir alguma área neutra (cinza), utilize-a como referência para o tratamento, pois a partir do balanceamento dos canais (CMY), nos tons neutros, é possivel se obter cores limpas e “reais” para sua imagem.
NUNCA tente corrigir tonalidades da imagem, como tons de pele, florestas, mares ou outras áreas coloridas, sem antes balancear os tons neutros da imagem. O segredo de boas cores impressas está na correta calibração do cinza. (Leia mais no item Conclusão)
Levels (Níveis)
O uso do conta-gotas da Meia-tinta (destaque) permite uma correção prática e com resultados bem satisfatórios. Quando na imagem houver áreas neutras no range intermediário (Meia-tinta) utilize esse recurso.
Color Balance (Equilíbrio de Cores)
Trabalha em conjunto com paleta Color. Ideal para qualquer tipo de infiltração, pois atua em todo range da imagem (mínima | meia-tinta | máxima). Cada slider representa um par de cores complementares (ciano – vermelho | magenta – verde | amaralo – roxo).
Caso a sua imagem tenha muito ciano na mínima, basta marcar na ferramenta a opção Highlights (mínima) e mover o slider Cyan – Red para direita.
Selective Colors (Cor Seletiva)
A Cor Seletiva é uma das ferramentas mais versáteis do Photoshop.
Ela abrange tanto as referências cromáticas (vermelho | amarelo | verde | ciano | roxo | magenta), como também, os tons neutros (branco | cinza | preto). Escolha a referência cinza (Neutrals) e controle os sliders para amenizar a infiltração.
Color Match
A principal função do Color Match é aplicar luminosidade e coloração de uma imagem em outra. A ferramenta possui controles sobre estes atribuidos e quando habilitamos a opção Neutralize temos de imediato a redução da infiltração, mas em um nível de remoção menor do que nas demais ferramentas apresentadas.
Layers (camadas)
Uma boa dica para eliminar infiltrações. Capture o tom infiltrado com a ferramenta conta-gotas, e em seguida crie uma nova camada sobre a sua imagem. Preencha esta nova camada com a cor capturada e inverta o tom preenchido com o atalho Ctrl+I. Depois altere o modo de mistura para Color e reduza a Opacidade. Aqui trabalhei com 30%.
Conclusão
O entendimento do processo de Balanceamento do gris permite ao designer/profissional eliminar as infiltrações, devolvendo à imagem suas cores “reais”. Sendo uma etapa crucial durante o tratamento, mesmo naquelas imagens que não possuem problemas com infiltrações.
Havendo em sua imagem áreas neutras, utilize-as como referência. Dentre as ferramentas mostradas, destaco o uso dos Levels (Níveis) e Color Balance (Equilíbrio de Cores), pois permitem um maior controle durante a aplicação.
Aplicando na prática
Agora que você já conhece como obter uma imagem equilibrada na impressão, que tal você conhecer 7 bons motivos para estudar na Dualpixel Academy e garantir que seus trabalhos sejam cada vez mais bem sucedidos?
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