Quem olha pela primeira vez acredita que o tablet Surface RT da Microsoft e o iPAD da Apple são semelhantes, pois ambos são retangulares, tem telas nítidas e vendem uma interface fácil e um design limpo.
Mas, não é bem assim! Na última quinta-feira a Microsoft reduziu o valor contábil do Surface RT, o famoso write-down, para diminuir os estoques não vendidos do produto. Isso é uma diferença gritante com o iPAD da Apple que continua a quebrar recordes de vendas e já vendeu mais de 100 milhões de dispositivos.
Com isso, temos uma pergunta que não quer calar: porque um continua em grande ascensão e o outro não? Nick Bilton, jornalista da área de tecnologia de um dos maiores tabloides do mundo, o The New York Times, tem uma teoria. De acordo com ele, o grande motivo para o Surface RT da Microsoft não ter conseguido atingir suas metas de vendas é a impaciência. Isso mesmo! É a impaciência dos consumidores.
Segundo Bilton, quando Steve Ballmer, Diretor Executivo da Microsoft, anunciou o tablet Surface RT no ano passado, ele apresentou uma série de novas e excitantes características para concorrer diretamente com o iPAD e tentar superar a oferta da Apple. Entre as novas opções, a Microsoft investiu em portas adicionais, USB, cartão de memória microSD, caneta Pro de superfície, built-in flip-up stand, além da tela touchscreen.
“Todas essas opções fazem girar a cabeça do consumidor”, afirma Bilton. Os consumidores de hoje não querem opções. Eles são impacientes. Eles querem retirar seu novo tablet da caixa e imediatamente começar a usá-lo. Eles não tem tempo para pensar em cartões SD ou drives USB ou, ainda, em canetas ou stands flip.
Sarah Rotman, analista da Forrester Research Inc., especializado em tablets, escreveu que muitas opções podem facilmente sobrecarregar os consumidores. Fica a dica então para a Microsoft que lança seus anúncios, geralmente, bem elaborados fazendo o anúncio do herói, não do produto. Já a Apple simplesmente mostra o dispositivo, tornando o iPAD o herói.
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