O editor e designer gráfico Chip Kidd, autor de uma das capas de livros mais famosas do mundo, escreveu um manual para ensinar os fundamentos do design gráfico a crianças. Segundo Kidd, nossos pequenos podem aprender qualidades importantes, como conceitos e metáforas, criando desenhos. Chip Kidd é considerado um pioneiro por usar o design gráfico de maneira educativa, mas ele não está sozinho quando se trata de aplicar maneiras diferentes para educar crianças. Encontrar formas alternativas de aprendizagem é um movimento que está ganhando muita força ao redor do mundo, principalmente por causa da tecnologia.
A publicitária e coautora do site SheSays, Alessandra Lariu, escreveu o artigo “Criança precisa aprender a programar” e afirmou que tem acompanhado vários artigos de educadores que acreditam que a coisa mais importante para ensinar a uma criança de cinco anos hoje é programação de dados. Mas, se você está pensando na parte mais matemática da disciplina, como C++ e Java, está errado.
A estratégia por trás da educação infantil baseada nos princípios da programação e da tecnologia é fazer com que as crianças entendam e resolvam problemas simples por meio dos sistemas usados em programação, como variantes e sequência de comandos.
Atualmente, smartphones e tablets estão transbordando de aplicativos que prometem criar futuros gênios. Até mesmo as escolas estão entrando na dança. Na Holanda, sete escolas, batizada de SteveJobsSchools, já aboliram os cadernos e livros. Todo o currículo está no iPad. Em Nova York, o empreendedor Eric Vreeken inventou um aplicativo chamado StudyLock, que trava o celular e a única maneira de acessar o menu do aparelho é respondendo a perguntas sobre história, biologia, ciências ou, ainda, resolvendo problemas de matemática.
Mas todos esses exemplos usam tecnologia para educar crianças de maneira passiva. Ou seja, eles são aplicativos feitos para crianças, mas a melhor maneira de aprender está em aplicativos feitos pelas crianças.
O professor e pesquisador J. Paul Gibson, da Irlanda, desenvolveu um sistema para ensinar crianças de cinco anos a criar um jogo da velha. Já o professor Mitch Resnick, do americano Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), desenvolveu uma plataforma online chamada Scratch. Ela permite que crianças aprendam sistemas de comando para programar qualquer jogo que inventarem. O professor Resnick acredita que o mais importante não é aprender a programar, mas programar para aprender. Segundo ele, o modo de pensar do programador tem mais afinidade com a maneira de aprender das crianças, pois elas comparam variantes e múltiplas respostas, no lugar de memorizar “o fato correto”, como fazem os adultos.
Segundo Alessandra, tanto Paul Gibson como Mitch Resnick concordam que ao aprender a programar, os jovens adquirem lições importantes para a vida, com caminhos diferentes que levam a um mesmo lugar. Eles se aperfeiçoam na resolução de problemas e erros e na colaboração com os colegas.
É muito interessante pensar em um mundo onde a educação é baseada nos fundamentos da programação. Um mundo em que, por meio da tecnologia, possibilite pensar e desenvolver jogos e aplicativos de maneira diferente, pois jogar é menos importante do que aprender a criar o jogo.
Além do Scratch que é uma das plataformas educativas mais conhecidas e usadas, pois têm bons tutoriais, versão em português e é totalmente gratuito, existem outras ferramentas muito interessantes para que crianças aprendam a programar:
Light-Bot
Game para smartphones e tablets que ensina às crianças conceitos de programação ao criar sequências de comandos para controlar um robô virtual. Custa 2,99 dólares (iOS) e 6,71 reais (Android).
Hopscotch
Aplicativo para que crianças programem jogos e animações usando blocos de instruções. Ele é gratuito e está disponível para iOS.
App Inventor
Mais complexa do que o Scratch, a plataforma também criada pelo MIT foi feita para ensinar leigos a criar apps para celular. Também é gratuito.
Tynker
Curso com 16 aulas em vídeo e versão em inglês. Voltado para crianças de 9 a 14 anos, ensina programação com games. Ele custa 50 dólares por estudante.
Codecademy
Têm tutoriais e exercícios em inglês que ensinam linguagens de programação usadas para criar principalmente sites e aplicativos. Totalmente gratuito.
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