25 dicas do InDesign que você precisa saber

,

25 dicas do InDesign que você precisa saber

O InDesign reformulou a criação de layout com ferramentas inovadoras desde a sua primeira versão. Neste artigo você vai conhecer 25 dicas do InDesign para melhorar sua produção em projetos gráficos e digitais.

  1. Ajuste rápido das entrelinhas
  2. Justificação profissional nos textos
  3. Controle a hifenização
  4. Atalhos do painel de estilos
  5. Text Frame Options
  6. Texto de apoio personalizado
  7. Tabulação em tabelas
  8. Atalho para escolha de fontes
  9. Evitando a hifenização
  10. Atalho para edições externas
  11. Informação das imagens
  12. Troca rápida de imagens
  13. Opções de importação
  14. Atalhos para controle de preenchimento e contorno
  15. Quadro de texto – preenchimento e contorno
  16. Formas geométricas em dois passos
  17. Copy/Paste mantendo a edição
  18. Aplique página mestra em lote
  19. Navegue dentro do documento de forma simples
  20. Modo Preview com um clique
  21. Navegue entre documentos de forma simples
  22. Visualização das páginas
  23. Selecione objetos pelo painel camadas
  24. Zerando as preferências
  25. Quick Apply! Acesse qualquer comando com dois cliques

Leia, também, 10 Recursos do InDesign que você deve PARAR de usar

1. Ajuste rápido das entrelinhas

Problemas com a variação de entrelinha na última linha do parágrafo? Esse é o comportamento padrão do inDesign e para resolver esse dilema habilite a opção Apply Leading To Entire Paragraph (fig. 1) no diálogo Preferences pelo menu Edit.

1
Figura 1 – painel Preferences com controle de entrelinha em destaque

2. Justificação profissional nos textos

Você pode (e provavelmente deve) ajustar as configurações de Justificação padrão do InDesign para obter um melhor resultado ao texto justificado. A partir do submenu do Painel de Parágrafo, selecione Justification (fig. 2) e aplique essas configurações:

  • 80%, 100%, 120% para Word Spacing.
  • -5 %, 0% , 5% em Letter Spacing.
  • 98% , 100%, 102% em Glyph Scaling.

2
Figura 2 – controles fundamentais para melhorar os textos justificados

3. Controle a hifenização

Se você quer evitar que uma palavra seja “hife-nizada”, não utilize a quebra de linha forçada. Em vez disso, utilize um desses quatro métodos:

  • Selecione a palavra e aplique o atributo do submenu painel Caractere > No Break.
  • Selecione a palavra e aplique o atributo do painel Caractere > No Language.
  • Adicione um hífen condicional (Discretionary Hyphen) na frente da palavra.
  • Adicione a palavra ao dicionário de usuário e aplique um til (~) na frente da palavra.

 4. Atalhos do painel de estilos

A maneira mais rápida de ajustar um estilo de parágrafo é fazer a mudança desejada direto no parágrafo. Em seguida, com o cursor ainda posicionado sobre o parágrafo pressione Ctrl + Alt + Shift + R (Command + Option + Shift + R) para redefinir o estilo. Da mesma forma, você pode redefinir um estilo de caractere tendo o texto alterado em seleção e pressionando Ctrl + Alt + Shift + C (Command + Option + Shift + C)

5. Text Frame Options

Para exibir de forma rápida a caixa de diálogo Text Frame Options (fig. 3) aplique um duplo clique sobre a caixa de texto com a tecla Alt/Option pressionada (ou pressione Ctrl / Command + B).

5
Figura 3 – Principal aliado na formatação do texto 

6. Texto de apoio personalizado

Você pode personalizar o texto que o InDesign utiliza quando escolhemos a opção Placeholder Text do menu Type. Basta colocar o texto que deseja usar num arquivo .txt nomeá-lo como Placeholder.txt. Depois disso cole o arquivo na pasta raiz do InDesign. No InDesign CS6 ou superior você pode pressionar a tecla Ctrl/Command enquanto escolhe Type > Placeholder Text para selecionar um idioma.

7. Tabulação em tabelas

Para aplicar uma marca de tabulação dentro de uma célula de tabela, não adianta clicar na tecla TAB. Você pode utilizar o comando de menu Type > Insert Special Character ou uma forma mais rápida pressionando Shift + Tab.

8. Atalho para escolha de fontes

Não use no menu Type > Font para selecionar uma fonte! Em vez disso, quando o painel de controle está definido para o modo de caractere, pressione Command/Ctrl+6 para ativar o cursor no campo Fonte, em seguida, basta começar a digitar o nome da fonte. Você também pode usar as teclas de seta do seu teclado para navegar na lista de fontes, uma de cada vez. A partir da versão CC é possível favoritar famílias de fonte.

9. Evitando a hifenização

Para evitar que uma palavra seja sinalizada como um erro de ortografia pelo corretor ortográfico, ou mesmo “hife-nizada” contra a sua vontade, selecione a palavra e aplique No Language (fig. 4) na opção de idioma do painel de controle ou painel caractere.

9
Figura 4 – Painel estilo de caractere

10. Atalho para edições externas

Para editar uma imagem ou vetor inserido no layout aplique um duplo clique com Option/Alt sobre a imagem. Para edita-la com um software diferente, utilize o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha Edit With para selecionar o software desejado.

11. Informação das imagens

Você pode usar a caixa de diálogo do comando File > Place para selecionar mais de um gráfico de uma vez. Tudo bem, isso não é novidade. O que, talvez, você não saiba é que todas as informações das imagens (resolução, número de pixels, tamanho, entre outras) já estão disponíveis no painel Links. A imagem que está “carregada” no cursor aparece como a marca LP no lugar do número da página, as demais figuram sem informações de página.

12. Troca rápida de imagens

Um recurso prático para substituir imagens é utilizar a tecla Option/Alt enquanto clica em uma imagem existente no layout para substituí-la com a imagem carregada no cursor.

13. Opções de importação

Na caixa de diálogo Place do menu File segure a tecla Shift ao clicar duas vezes em um arquivo (ou quando você clica no botão Abrir) para exibir as opções de importação para o formato de arquivo que você está sendo importado. Na imagem temos o painel para controlar as opções de importação para arquivos PDF (FIG. 5).

13
Figura 5 – opções de importação dos arquivos

14. Atalhos para controle de preenchimento e contorno

Use atalhos de teclado para mudar rapidamente os atributos de preenchimento e/ou contorno dos objetos no InDesign.

  • D = Padrão (sem preenchimento, contorno preto).
  • X = Exchange (alterna entre a edição do preenchimento ou contorno).
  • Shift + X = Exchange ( troca os valores de cor entre preenchimento e contorno).
  • /None ( define preenchimento e contorno para nenhum).
  • , (Vírgula) = Aplica a cor usada pela última vez.
  • . (ponto) = Aplica o gradiente usado pela última vez.

15. Quadro de texto – preenchimento e contorno

Quando você tem um quadro de texto selecionado com a ferramenta de seta pressionar a tecla J, alterna entre Formatação do Texto e Formatação do Quadro no painel Swatches (fig. 6). Em outras palavras, se você quiser definir a cor de todo o texto em um quadro, selecione-o com a ferramenta Seleção, pressione J, em seguida, basta definir a cor de preenchimento (assim, o texto é colorido em vez do quadro).

15
Figura 6 – Preenchimento e contorno dos objetos

16. Formas geométricas em dois passos

Para criar um polígono, você pode usar atalhos de teclado para determinar o número de lados e o valor de entrada das faces. Primeiro, selecione a ferramenta Polígono e desenhe um objeto, em seguida, pressione a barra de espaço, uma vez, apenas, para sair do modo de Gridify. Ainda com o mouse pressionado utilize as setas do teclado para cima ou para baixo para alterar o número de lados do polígono e pressionando as teclas de seta esquerda e direita alteramos o valor de entrada das faces (fig. 7).

16b
Figura 7 – formas geométricas descomplicadas

17. Copy/Paste mantendo a edição

Podemos utilizar vetores do Illustrator diretamente no InDesign e continuar a editá-los. Esta capacidade de copiar e colar vetores entre os dois programas é excelente! Mas para funcionar verifique se na aba Clipboard Handling do painel Preferences, se a opção Prefer PDF When Pasting (fig. 8) está deselecionada.

17
Figura 8 – Ajuste de copy/paste do painel Preferences

18. Aplique página mestra em lote

A maneira mais rápida para se aplicar uma página mestra num intervalo de páginas é selecionar as miniaturas das páginas no painel Pages e, em seguida, clique com a tecla Option/Alt pressionada sobre o ícone da página mestre.

19. Navegue dentro do documento de forma simples

Você pode visualizar uma página específica com o atalho Command/Ctrl + J, digitando o número da página ou o prefixo da página mestra (como ” a”) e pressionando Return/Enter. Você ainda pode pular para uma página absoluta (independentemente da numeração de página) adicionando + antes do número. Por exemplo, para visualizar a quinta página de um documento, digite +5.

20. Modo Preview com um clique

Alterne o modo de visualização do InDesign pressionando W para entrar no modo Preview e ver como a versão final irá aparecer (ele faz todos os objetos não imprimíveis desaparecer, incluindo qualquer coisa no Pastboard). Pressione W novamente para sair do modo de visualização. Então confira sua página, também, no modo de apresentação: pressionando Shift + W, onde todos os menus e os painéis desaparecem. É uma ótima maneira de apresentar o documento para o seu chefe ou cliente! Pressione Esc ou Shift + W novamente para sair.

21. Navegue entre documentos de forma simples

Você pode alternar entre os documentos abertos ao pressionar Command/Ctrl + ~ , Command/Ctrl + Shift + ~

22. Visualização das páginas

Para rolar a visualização da tela ao mesmo tempo pressione Page Up / Page Down. Para rolar uma página de cada vez pressione Shift + Page Up / Page Down. Para rolar um spread (páginas duplas) de cada vez: Aplique Fit to Page no menu View, em seguida, pressione Option/Alt + Page Up / Page Down.

23. Selecione objetos pelo painel camadas

Para selecionar todos os itens em uma camada: use Option/Alt + clique sobre o nome da camada no painel Layers.

24. Zerando as preferências

Para restaurar as preferências default do InDesign pressione Ctrl + Alt + Shift / Command+Option+Shift logo após iniciar o programa. Se você não visualizar o box perguntando “Excluir arquivos de preferência do InDesign?” (fig 9), então você não foi rápido o bastante. Quando o InDesign começa a se comportar de forma “estranha”, esse é o primeiro comando a ser utilizado para reestabelecer a ordem.

24
Figura 9 – aviso para zerar a preferência do InDesign

25. Quick Apply! Acesse qualquer comando com dois cliques

Uma forma rápida para se aplicar estilos e acessar qualquer comando de menu é através do pouco conhecido Quick Apply (fig. 10). Pressione Ctrl+ Enter / Command+Return para visualizar o painel. Depois disso basta iniciar a digitar o nome do estilo ou do comando que deseja utilizar. Muito prático.

25
Figura 10 – Todos os comandos e painéis do InDesign disponíveis pelo Quick Apply

Leia, também, 10 Recursos do InDesign que você deve PARAR de usar


Conjunto completo de cursos sobre Adobe InDesign

Na Dualpixel você encontra o mais completo conjunto de cursos sobre o Adobe InDesign CC

São 5 treinamentos, na modalidade online, com aulas gravadas e já disponíveis. Cursos que atende do iniciante ao avançado, não importa o seu nível de conhecimento, todos irão aprender!.

Acesse a página de Cursos da Dualpixel, assista uma Aula Grátis, baixe o Plano de Estudo e escolha o conteúdo que melhor atende a sua necessidade de capacitação.

Bons estudos!!


4 respostas para “25 dicas do InDesign que você precisa saber”

  1. enio ricardo de farias

    Que nome se dá ao design de dividir uma palavra na vertical sem respeitar as sílabas.?
    Por exemplo na ortografia é assim: su-ces-so

    Mas eu quero usar assim em uma publicidade:
    SU
    CE
    SSO

    Que nome dá para esse efeito ?

    1. Olá, Enio
      Boa pergunta. Acho que neste caso você pode quebrar as sílabas manualmente ou até converter em curvas o texto, e depois separar as formas, com menu Object > Paths > Release Compound Path. Letras com vazado perderam a parte interna, neste caso selecione a letra e aplique um Exclud Overlap, pelo menu Object > Pathfinder

      Abs

  2. Diego Brito

    AJUDA,

    Cara, quero deletar uma CÉLULA de uma tabela.
    Na verdade, são 3 células, mas não quero deletar a LINHA nem a COLUNA delas.
    Queria só deletar essas 3 células, para que as outras células venham no lugar delas.

    Obg
    Diego Brito

    1. Olá, Diego

      Desculpa a demora.
      Acho que neste caso você pode mesclar as células 🙂

      Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *