Há quase cinco anos, trabalho com produção e treinamento sobre o formato ePUB. Portanto, costumo acompanhar de perto o desenvolvimento do mercado de eBooks. Por isso, fiquei entusiasmado ao saber do novo recurso do iBooks Author, que permite a criação de eBooks compatíveis com ePUB 3. Isso significa que os autores podem – do início ao fim – criar livros com maior controle no layout, incluindo imagens, galerias, vídeos, e publicá-los no padrão ePub 3,
O painel template, do iBooks Author, exibe dois tipos de projetos. O nativo do programa – iBooks (Landscape ou Portrait) e uma nova opção – ePUB.
O ePub 3 é um formato aberto desenvolvido pela IDPF, e não sendo propriedade da Apple. Você, também , não precisa distribuir (vender) o seu livro em formato ePUB 3 pela iBooks Store. Diferente dos projetos que utilizam o formato .ibooks.
Combine esse recurso com a já disponível importação do formato ePUB para o iBooks Author, e você pode usá-lo, essencialmente, para qualquer parte do processo de ePub. Você pode editar o ePub em outros aplicativos e trazê-lo de volta para iBooks Author. Você pode começar no InDesign, exportá-lo, e em seguida, trazê-lo para o iBooks Author para adicionar um item interativo. Seja qual for o seu fluxo de trabalho, o iBooks Author agora está bem mais flexível.
A Apple oferece uma ferramenta gratuita para ajudar qualquer pessoa a criar ebooks, mesmo sem nenhum conhecimento de HTML, CSS ou JS.
Claro, há limites
Para construir um livro compatível com formato ePub, o primeiro passo é escolher um modelo ePub, como demonstrado na imagem anterior. Tenha em mente que nem todos os recursos do iBooks Author estão disponíveis nesse modelo. Veja na imagem abaixo o comparativo.
Mas isso é ainda um passo incrivelmente alto para um editor de eBooks WYSIWYG: você pode adicionar imagens, slideshow, vídeo, fontes personalizadas, cabeçalhos, tabelas e conteúdo em HTML.
Suporte ao iPhone
Outra melhoria, também, relacionada ao iBooks Author, está no supotre do leitor iBooks, a partir do iOS 8.4, aos arquivos produzidos pelo Author. Antes arquivos no formato .iBooks eram limitados ao iPad e Mac, o que tornava audiência de quem optava por esse formato bem restrita.
Conclusão
Em minha experiência no mercado encontrei poucos lugares utilizando o iBooks Author. Primeiro pela restrição da distribuição apenas no ambiente Apple, e segundo pela restrição do hardware – só funciona na plataforma Mac. Após essa atualização acredito que, ao menos, a primeira restrição será amenizada.
Deixe um comentário