Mesmo com os resultados trimestrais da Apple mostrando a desaceleração do crescimento do setor de tablet e muitos pessimistas pensando que as vendas de tablets atingiram o seu pico, o Diretor de Tecnologia da Creative Strategy, Ben Bajarin, acredita que o mercado ainda há potencial de crescimento.
O problema é que a Apple é a única que domina o mercado atualmente de uma forma significativa: o que não é surpreendente, pois ela tem cerca de 80% dos lucros do segmento. Com essas receitas, os concorrentes pouco tem para lutar e acabam focando mais no segmento dos smartphones.
Mas, Bajarin acredita que algo novo no setor de tablet conduzirá o mercado para níveis mais familiares de crescimento. O que é isso? Ele denominou de “The great tablet segmentation”, na tradução ao pé da letra para o português seria: “a grande segmentação do tablet”.
Inevitavelmente, quando os mercados amadurecem, eles se segmentam. Os consumidores devem reconhecer as suas necessidades, desejos e anseios, saber o que querem e por que querem, considerando esse mercado maduro. Mesmo que o mercado de tablets seja novo, segundo Ben ele já está atingindo a maturidade.
O gráfico abaixo mostra as tendências da indústria e quais os primeiros segmentos:
Será que vai surgir uma classe separada de tablets para negócios?
A Microsoft e a Samsung têm comercializado seus tablets com grande produtividade para negócios. A Samsung ainda tem uma série “Pro” de tablets Android com tela grande.
Enquanto esses dispositivos têm algumas vantagens em relação ao iPad, como por exemplo, a Microsoft oferece um teclado e o tablet da Samsung tem uma tela maior para trabalhar em documentos, o Diretor de Tecnologia da Creative não acha que eles fizeram o suficiente para estabelecer uma categoria separada de tablet para negócios, “mas isso pode mudar no próximo ano”.
Por enquanto, os consumidores têm tido a oportunidade de, pelo menos, usar um iPad ou outro tablet, porém o que o produto significa para os consumidores, famílias e corporações ainda está sendo definido. Como os consumidores se tornam mais autoconscientes, as oportunidades de segmentação começarão a aparecer no mercado de tablet.
A Nabi, uma empresa focada na produção de tablets para crianças de diferentes idades, vendeu quase dois milhões de unidades nos EUA no trimestre de férias de 2013. Nada mal para um produto especializado.
Mas, talvez o exemplo mais interessante desta oportunidade de segmentação é o que a Nvidia está fazendo com o seu mais novo produto: o Shield tablet. O interessante do Shield é a forma como foi construído propositadamente para games. Tudo, desde o design gráfico, a conexão com o Steam PC para jogos, a integração com o Twitch, o acesso à tecnologia Nvidia Grade, um controlador personalizado e acesso aos jogos multiplayer, é o que o diferencia de qualquer outro tablet aos olhos de qualquer jogador profissional de games, os famosos gamers.
A Nvidia está migrando especificamente para o nicho de games, o que não é necessariamente um mercado com alto volume, mas é extremamente lucrativo. O tablet Nvidia Shield é um excelente exemplo de uma oportunidade de segmentação do negócio de tablets. Este produto também aproveita os pontos fortes da Nvidia e destaca outra tendência das empresas: elas estão entrando em mercados que não estavam antes, aproveitando uma extensão natural de seus produtos e investindo em um novo modelo de negócio.
O iPad ainda mantém a coroa de “general purpose tablet”, ou seja, um tablet de uso geral, pois ele é considerado o “queridinho” da maioria dos consumidores. Neste ponto, devemos concluir que as oportunidades de segmentação, como o tablet para crianças da Nabi ou o tablet Nvidia Shield, apresentam as oportunidades mais lucrativas para os fornecedores, até porque, competir com a Apple parece ser uma perda de tempo.
Mas tudo isso é uma parte fundamental do mercado de tablet amadurecendo.
Fonte: TabTimes
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